Cidadeverde.com

Cidadão Teresinense

O deputado Moraes Souza Filho (PMDB) será Cidadão Teresinense. A homenagem foi uma proposição apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Ananias Carvalho (PV). A data da entrega do título ainda não foi definida.

Antônio Félix denuncia caos nos Hospital Regional de Campo Maior

O deputado Estadual Antonio Félix (PPS) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí nesta terça-feira (07) para relatar uma auditoria feita pelo Ministério da Saúde no Hospital Regional do municipio de Campo Maior (HRCM). O parlamentar relembrou as diversas vezes em que comunicou o “caos” no Hospital Regional de Campo Maior, onde o atendimento é ineficaz e os pacientes se queixam diariamente das instalações, dos aparelhos e do serviço prestado na região.

Caixa 2

De acordo com as auditorias nº 5089 e 10527, o diretor do HRCM, José Soares, deixou de contabilizar R$ 928.899,32, sendo recursos faturados pelo hospital junto ao SUS. Os auditores classificaram tal atitude como “se houvesse um caixa paralelo em que os valores destinados ao pagamento da produtividade dos servidores não são contabilizados nem como receita ou despesa”, o chamado caixa 2.

Assembleia mantém Instituto de Educação

Depois de uma longa negociação entre governistas e lideranças da oposição, que chegou suspender a reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça e Administração Pública, a proposta de ajuste administrativo decidiu manter o Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF). Foi retirada do texto original a palavra "extinto" em relação ao órgão. No entanto, os deputados aprovaram  que o ensino superior no Estado terá coodenação única e centralizada na UESPI (Universidade Estadual do Piauí). O novo texto, acatado  em primeira e segunda votações, determina prazo de 180 dias para o governo regulamentar os critérios de incorporação do ISEAF pela UESPI, sem prejuízos aos professores, alunos e cursos da centenária instituição.

Deputados mudam reforma do governo

A proposta de ajuste administrativo aprovado em plenário nesta terça-feira,07, recebeu 12 emendas, das quais 11 foram acatadas pelos relatores, Mauro Tapety (PMDB), na Comissão de Constituição e Justiça, e João Mádson (PMDB), na Comissão de Administração Pública.  A coordenadoria de Combate à Pobreza Rural(CCPR) será agora vinculado à secretaria de Desenvolvimento Rural(SDR), não mais ao Emater, como previa o texto original da proposta; e a coordenadoria de Convivência com o Semiárido foi transferida da SDR para o Emater.  O deputado Warton Santos (PMDB), responsável pelo indicação do diretor da CCPR, estranhou a mudança.

Assembleia aprova ajuste administrativo do governo

No inicio da tarde desta terça-feira,07, a proposta de ajuste administrativo foi aprovada em plenário na Assembleia Legislativa, com 17 votos a favor, 03 contra e 10 ausências. O presidente Themístocles Filho encaminhou  o projeto de reforma em primeira e segunda votações. Na quinta-feira,09, os deputados aprovarão a redação final do ajuste proposto pelo governador Wilson Martins. Agora só falta o anúncio do secretariado.

Municipio piauiense no PAC - 2

A prefeitura  de Paulistana foi selecionada pelo PAC 2 para a execução do projeto de pavimentação em paralelepípedos das ruas e abertura da avenida Transnordestina, com ciclovias e na zona urbana. O motivo principal de Paulistana ter sido selecionada está ligado a  projetos de saneamento com 100% de cobertura da zona urbana e já dispor de projeto executivo de pavimentação com planilhas orçamentárias de acordo com as normas da Caixa Econômica Federal/SINAP.

Prioridade

Segundo os técnicos do Ministério das Cidades o PAC 2 deu prioridade aos municípios que dispõem de projetos executivos. Na reunião, estiveram presentes o prefeito,  Luís Coelho, o arquiteto e urbanista Rannieri Pierotti (coordenador dos projetos) e o técnico analista de infraestrutura do Ministério das Cidades,  Eduardo Costa, que  fará a avaliação dos projetos. Paulistana foi bastante elogiada pelo técnico do Ministério das Cidades por apresentar um projeto bem organizado, com planilhas atualizadas e que atendem aos pré-requisitos do Ministério das Cidades e do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento – GEPAC.

Chico Antônio, Lucile e Merlong serão julgados no TRE

Deve ocorrer na próxima semana o julgamento de ação que tramita no TRE-PI envolvendo o prefeito de Esperantina, a ex-presidente da Emgerpi e o deputado estadual eleito. Chico Antônio é acusado pelo Ministério Público de ter praticado crime eleitoral no pleito de 2008. Ação pede ainda a inelegibilidade de Lucile Moura e Merlong Solano.    

Quatro suplentes confirmados na Assembleia

Na coligação PSB/PMDB/PC do B/PRB, quatro suplentes estão com ternos comprados para assumir cadeiras no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí: Mauro Tapety (PMDB), Pastor Gessivaldo (PRB), Tadeu Maia Filho (PSB) e Odival Andrade(PSB). É que os deputados Kléber Eulálio, Wilson Brandão, Robert Rios e Lilian Martins estarão no secretariado  do governo do Estado. 

Posts anteriores