Cidadeverde.com

Silvio Mendes quer aliados no PSDB

O tucano Silvio Mendes segue agradecendo o apoio que conseguiu na disputa eleitoral deste ano. Sobre os casos de infidelidade partidária, não há intenção de movimento caça às bruxas", mas as lidernças do PSDB investirão nos aliados da campanha eleitoral, principalmente no interior do Estado. O partido deseja fincar raízes fora da capital a partir do apoio obtido pelo ex-candidato a governador. Silvio Mendes participou do encontro informal com lideranças tucanas que tratou do futuro da oposição no Piauí. 

Wellington Dias deve ficar mesmo no Senado

A deputada estadual eleita Rejane Dias (PT) admitiu que a tendência do  ex-governador Wellington Dias será cumprir seu mandato no Senado Federal, pelo menos no inicio do novo governo a ser comandado por Dilma Rousseff.  Segundo Rejane Dias, há sinais para Wellington assumir a liderança do governo ou PT. "Wellington é muito articulado e pode ajudar o governo no Senado", disse a deputada, que melhor do que ninguém conhece o senador eleito.

Construção civil em alta

Em Teresina, o presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica, Luiz Lima, afirmou que o setor está pronto para atender à crescente demanda por moradias. No Brasil, o déficit habitacional equivale a 6 milhões de unidades. "A situação atual permite mercado aquecido nos próximos 12 anos", disse Luiz Lima, que participa em Teresina do aniversário de 30 anos da Cerâmica Mafrense, comandada pelo empresário Joaquim Costa Filho.

Wilson Martins terá dificuldades na formação do novo governo

A base governista aumentou com o desempenho eleitoral do PP, agora com uma deputada estadual, outra federal e um senador. Além disso, todos os partidos alinhados a Wilson Martins alimentam expectativas demasiadamente otiministas em relação a espaços no próximo governo. A situação exigirá habilidade do governador e muita, mas muita compreensão dos aliados governistas.

Oposição pode formar bloco de partidos

O deputado estadual eleito Firmino Filho (PSDB) admite a formação de um bloco político reunindo PSDB, PPS e DEM. O regimento da Assembleia Legislativa admite a união de partidos em blocos e a estratégia pode fortalecer as legendas  de oposição até mesmo na composição da nova Mesa Diretora. Se a ideia vingar, o bloco terá cinco deputados: três do PSDB, um do PPS e um do DEM, já que Juraci Leite(DEM) é da bancada governista.

Governador nega ingerência do executivo na eleição da Assembleia

Foi durante  visita de cortezia, na manhã de segunda-feira, 08. "Passei aqui 12 anos como deputado estadual e nunca um governador me pediu voto para presidente da Assembleia. Essa é questão a ser tratada exclusivamente entre os deputados, sem influência externa", disse Wilson Martins.

Mais candidatos na Câmara da capital

Os vereadores José Ferreira (PSDB), Décio Solano (PT) ou Rosário Bezerra (PT) ampliam o cenário de disputa pela presidência da Câmara Municipal de Teresina. O tucano dissidente tenta ser uma espécie de consenso entre oposição e situação. Ferreira conhece como ninguém os segredos políticos que envolvem eleições no parlamento da capital.

Segurança e Justiça numa mesma secretaria

Do advogado e ex-vereador de Teresina, Jacito Teles: " A iniciativa do governador Wilson Martins, em patrocinar a tão falada reforma administrativa, é digna de reconhecimento. Na condição de Conselheiro Penitenciário do Estado, defendo, quando do envio da Mensagem do Governador Wilson à Assembléia Legislativa, a fusão da Secretaria da Justiça com a de Segurança Pública, por vários motivos, sobretudo pelos a seguir expostos:
1 - contenção de despesas e moralidade administrativa.  
2 - quando a Justiça foi desmembrada da Segurança, recebeu a incumbência de administrar o Sistema Prisional, formulando a política penitenciária, e a assistência judiciária gratuita da população carente, por meio da Defensoria Pública. Posteriormente, recebeu ainda, a responsabilidade de organizar e executar a defesa dos Direitos Humanos, e, inclusive, a defesa do consumidor.
3 - hoje a Defensoria Pública é uma instituição que adquiriu autonomia constitucional, os Direitos Humanos foram para a estrutura organizacional da Sasc. Restou à Secretaria da Justiça tão somente a administração do Sistema Penitenciário, e não é preciso dizer como este é administrado, a realidade fala por si só."

Integração

A população carcerária aumentou alarmantemente, mas nos últimos 08 anos não foi construído sequer um estabelecimento penal, muito embora o governo federal tenha disponibilizado recursos financeiros com tal objetivo.
4 - existe uma quantidade absurda de DAS's naquela Secretaria, uma quantidade significativa sendo questionada na Justiça (2ª Vara da Fazenda Pública), cuja ação foi ajuizada pelo SINPOLJUSPI quando estive à frente de sua presidência.
5 - a Lei de Execução Penal (7.210/1984), editada um ano após o desmembramento da Justiça da Segurança (1983), prever um Departamento autônomo para cuidar do Sistema Penitenciário, o que nada impede seja vinculado à Secretaria da Justiça e da Segurança Pública, assim como acontece em outros Estados, como bem aqui no Maranhão e alhures, no Rio Grande do Sul.
6 - uniformização e integração absoluta das ações da Polícia Judiciária e do Sistema Prisional, imprescindíveis para o melhor combate ao crime, ganhando a sociedade e os profissionais envolvidos na área da segurança pública.
 Espero possa contribuir para tão importante debate, que é o da reforma administrativo do Estado. Atenciosamente, Bel. Jacinto Teles Coutinho, pós graduado em Direito Público a nível de especialização, Agente Penitenciário no exercício do Mandato de Conselheiro Penitenciário do Estado.

Interior: a resposta

De São José do Peixe, o leitor Francisco José envia o seguinte e-mail: "GOSTARIA DE COMENTAR COM RELAÇÃO A NOTA NA SUA COLUNA INTITULADA "INTERIOR", DE 08/11/2010. A LEITORA ANALISTA ESQUECEU DE CITAR QUE O SEU GRUPO POLITICO, QUE VAI FAZER OITO ANOS NO COMANDO DE SÃO JOSÉ DO PEIXE, LIDERADO PELA PREFEITA IRACEMA, DEU AO CANDIDATO JOÃO VICENTE CLAUDINO, NO PRIMEIRO TURNO, APENAS 425 VOTOS, MUITO ABAIXO DA EXPECTATIVA. ENQUANTO WILSON MARTINS, APOIADO PELO EX-PREFEITO VALDEMAR E OUTRAS LIDERANÇAS, OBTEVE 1208 VOTOS. PODE-SE DIZER TRES VEZES MAIS DO QUE JVC. COMO É DO CONHECIMENTO DE TODOS O APOIO DA PREFEITA A WILSON MARTINS SÓ SE CONFIRMOU FALTANDO APENAS DOIS DIAS PARA ELEIÇÃO NO SEGUNDO TURNO. PORTANTO, TRABALHO, EMPENHO DA PREFEITA NO SEGUNDO TURNO NÃO SE VERIFICOU, TALVEZ ATÉ PELA FALTA DE TEMPO."

Posts anteriores