Cidadeverde.com

Apoio no norte

O vereador e candidato a deputado estadual Evaldo Gomes (PTC) cumpriu agenda intensa neste domingo (29) no interior do Estado em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí.  Visitou as cidades de Luzilândia, Madeiro e Joca Marques. O candidato conta com  apoio do vereador Genival, o mais votado de Luzilândia nas últimas eleições,  que  organizou uma reunião na cidade de Madeiro  com mais de trezentos pescadores.

Silvio Mendes conquista apoios no PTB e PMDB

Thiago Amaral
Foi no município de Fartura do Piauí, a 600 km de Teresina, na região de São Raimundo Nonato. Lideranças políticas do município ligadas ao PMDB e PTB subiram no palanque da oposição e confirmaram apoio político a Silvio Mendes. Marizam Silva (PMDB) e Litercílio Araújo (PTB) puxaram as adesões.

Dalton Macambira reage à críticas de Teresa Britto

Em nota à coluna, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do governo do Estado, Dalton Macambira, contesta críticas da candidata do PV ao governo sobre licenças ambientais expedidas pela Semar. " Tal denúncia leviana revela desconhecimento da realidade e da legislação ambiental por parte da candidata. Quando assumimos a Semar, em janeiro de 2003, a secretaria recebia cerca de 500 processos por ano de pedidos de licenciamento ambiental, mas com o crescimento da economia nesses quase oito anos, com o aumento dos investimentos públicos e privados que dobraram o PIB do Piauí, os processos de pedidos de licenciamento ambiental chegaram a mais de cinco mil por ano".

Gestão questionável

"Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de matemática e que não haja de má fé sabe que o número de licenças ambientais expedidas teria necessariamente que aumentar, até porque realizamos em nosso governo dois concursos públicos para contratação de analistas e fiscais ambientais que nos permitiram, em certa medida, dar conta dessa tarefa. Agora o que a vereadora e candidata Teresa Brito não explica é como ela deu apoio à administração do PSDB em Teresina durante tantos anos, chegando inclusive o seu partido, o PV, a ocupar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e exatamente nesse tempo o desmatamento desenfreado e o crescimento urbano sem planejamento da nossa capital deixou apenas para o passado o célebre adjetivo de Coelho Neto de "cidade verde" para Teresina." Dalton Macambira, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado.

Oposição unida

Por telefone à Tempo Real, Júnior Mão Santa, filho do senador Mão Santa, além de declarar voto a Heráclito Fortes para o Senado, assegura que o pai também adota a mesma posição. Mãosantinha garante que a chapa majoritária de Mão Santa é fechada e pura: Serra para presidente, Silvio Mendes governador, Mão Santa e Heráclito Fortes para o Senado. "Estamos do mesmo lado, na oposição, e vamos vencer", afirma Júnior Mão Santa. A explicação do filho de Mão Santa foi em relação à nota publicada nesta coluna.

Mão Santa faz campanha só e evita palanque com Heráclito

O senador e candidato à reeleição intensifica campanha em faixa própria. Embora fiel ao palanque da oposição, Mão Santa tem agenda específica  de compromissos políticos no interior e na capital. Neste final de semana, por exemplo, o senador faz caminhadas, visista mercados e feiras em vários municípios na região de Picos. Na coligação A Força do Povo, participa de carreata e comicío, depois segue caminho e ritmo próprios de sua campanha eleitoral. Segundo aliados mais próximos, Mão Santa sabe que seu adversário mais próximo não é o ex-governador Wellington Dias, e sim Heráclito Fortes.

Ainda sobre o PT de Miguel Alves

A coluna registrou esclarecimento do deputado João de Deus sobre a fidelidade política do PT de Miguel Alves. Mas Tempo Real também recebeu e-mail de internauta do município  sobre a polêmica; "O deputado citado está totalmente equivocado, é verdade sim que o PT de Miguel Alves está apoiando o senador João  Vicente ao governo do Estado. E mais:  o prefeito Oliveira Júnior  não  faz parte  do PT e sim do PTB e apóia o deputado Cícero Magalhães, do PT, desde pleito passado", afirma o leitor.

Para Teresa Britto, governo exagera nas licenças ambientais

A candidata Teresa Britto (PV) criticou o modo de atuação dos órgãos ambientais no Piauí, em especial a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, pela liberação desenfreada de licenças ambientais no estado. "Entre os anos de 2003 e 2009, o governo ampliou a quantidade de licenças liberadas de 693 para 1.806, segundo dados da própria secretaria", disse Teresa Britto.

Fiscalização

Para a candidata, a responsabilidade na liberação das licenças ambientais evitaria desastres ambientais no estado.
Teresa Britto (PV) criticou o modo de atuação dos órgãos ambientais no Piauí. A candidata disse que como governadora pretende intensificar a fiscalização de licenças ambientais para desmatamento, produção e extração de minérios nas terras piauienses.

Posts anteriores