Cidadeverde.com

PV desiste de ação contra W.Dias e Heráclito Fortes

A direção estadual  do Partido Verde, reunida na manhã desta terça-feira,13, decidiu não levar adiante ação proposta pelo advogado Cleanto Jales pedindo a impugnação dos registros dos candidatos a senador Wellington Dias (PT) e Heráclito Fortes (DEM), com base na lei complementar 135, conhecida como ficha limpa. "Achamos que cabe ao Ministério Público Eleitoral esse procedimento", justifica Teresa Britto, candidata a governadora pelo PV, que defende uma campanha propositiva, sem confrontos judiciais com adversários políticos.

Data AZ: Sílvio lidera e Wilson é o segundo

Na primeira pesquisa realizada pelo Instituto Data AZ após o registro das candidaturas ao governo do Piauí, o candidato tucano Silvio Mendes lidera na sondagem espontânea, com 25,6% e na estimulada (quando são citados os nomes dos concorrentes), com 38,18%. O governador Wilson Martins (PSB) é o segundo, com 18,84% das declarações espontâneas de voto e 25,68% nas intenções estimuladas. O senador João Vicente Claudino (PTB) está em terceiro, com 18,81% (espontânea) e 23,2% na estimulada – o que representa empate técnico com o governador e candidato à reeleição. A pesquisa foi encomendada pelo Portal AZ.

A candidata Teresa Brito (PV) é citada por menos de 1% dos eleitores (0,77%) na pesquisa espontânea e aparece em quarto lugar na estimulada, com 2,4%. Lourdes Melo (PCO) e Geraldo Carvalho (PSTU) são citados espontaneamente por apenas 0,17% dos eleitores. Na pesquisa estimulada eles mantêm o seguinte desempenho: 0,6% para o candidato do PSTU e 0,51% para a concorrente do PCO. José Rodrigues (PCB) e Francisco Macedo (PMN) não são citados na sondagem espontânea e aparecem, respectivamente, com 0,26% e 0,17% na pesquisa estimulada.

Indecisos

O número de eleitores indecisos é alto quando o entrevistado não é apresentado aos nomes dos candidatos na disputa para governador: 38,01%. Mas cai bastante na pesquisa estimulada: 6,16%.

Os eleitores que declaram não votar em nenhum candidato é de 1,2% na pesquisa espontânea e chega a 2,86% na estimulada. O Instituto Data AZ entrevistou 1.168 eleitores em 48 municípios, no período de 3 a 7 julho, com margem de erro de 2,86 para mais ou para menos.

Rejeição

O senador João Vicente Claudino aparece com maior percentual: 22,6% dos eleitores ouvidos pelo Data AZ dizem que não votariam nele para governador.

Wilson Martins tem 10,19% de rejeição, enquanto o tucano Sílvio Mendes aparece com 6,85%, seguido por Geraldo Carvalho (6,16%), Teresa Brito (6,08%), José Rodrigues (5,22%), Lourdes Melo (4,54%) e Francisco Macedo (3,42%).

Há 24,23% de eleitores que dizem não saber ou não ter opinião acerca da rejeição aos postulantes ao cargo de governador, enquanto 10,7% declaram não rejeitar qualquer um dos candidatos.

Segundo turno

Com Wilson Martins, João Vicente Claudino perderia, porque 43,84% dos eleitores declaram que votariam no atual governador contra 35,96% que optariam pelo petebista.

Se a disputa em segundo turno se der entre Sílvio Mendes e JVC, o tucano venceria com 52,4% contra 32,28%.

Um segundo turno entre Silvio e Wilson favoreceria o tucano, que teria 50,86% dos votos contra 33,13%.  A pesquisa Data AZ foi registrada no TRE-PI sob o número 16.025/2010 e no TSE, com a inscrição 18.642/2010.

Crise no PCB: partido proíbe candidaturas no Piauí

O professor Ismar Tavares, em e-mail enviado à coluna, esclarece desistência da candidadura de deputado estadual pelo PCB. Ismar Tavares faz duras críticas à direção do partido. Eís a íntegra do desabafo: "Como a sociedade teresinense e a imprensa acompanharam minha candidatura a prefeito em 2008, sinto-me no dever de deixar transparentes os motivos e a intrasigência da Direção Nacional do PCB ao proibir nossas candidaturas ( Senadores e deputados).

E as candidaturas do partido?

"De fato houve uma ruptura inesperada na coligação PCB e PSol, mas como foi registrado em Ata de nossa convenção , meu nome estava à disposição do partido para pleitear uma vaga na Assembléia Legislativa e como candidato a governador , nosso companheiro José Rodrigues. Quando da ruptura com o PSol, José Rodrigues (PCB)  desistiu da sua candidatura a governador e assim, a Direção Nacional do PCB tentou me convencer a assumir tal vaga. Ponderei que este ano teríamos quase 10 candidatos a governador no Piauí, e que não teríamos, quase que com absoluta certeza, espaço nos debates, o que acabaria comprometendo significativamente minha possível candidatura."

Gesto arbitrário

"Aliado a estas observações, cabe registrar que meu nome vinha adquirindo boa aceitação junto ao eleitorado piauiense como candidato a Deputado Estadual. Ocorre que a Direção Nacional do PCB deliberou, num gesto arbitrário a totalmente truculento, que não teríamos mais candidatos a nenhum cargo nestas eleições.
Logo o PCB que ao longo de sua história foi perseguido diversas vezes, repete tais atitudes com seus correligionários, desrespeitando todo um trabalho realizado nas eleições de 2008, onde tivemos quase 10 mil votos, colocando o nome do partido no rol das alternativas viáveis da política piauiense."

O futuro

"Por fim, que fique registrado para toda a sociedade piauiense, minha insatisfação com o PCB, partido que sempre respeitei ao longo dos anos...e dizer a meus familiares,amigos, alunos e a todos aqueles que depositaram um voto de confiança em meu nome, que não desistirei de disputar um espaço na polítia do nosso Estado, para poder defender com ética e seriedade nossos cidadãos..." Ismar Tavares

Regina Sousa participará de encontro em Brasília

A ex-secretária da Administração do Estado, Regina Sousa  participa, nesta terça-feira,13, em Brasília, da reunião com os coordenadores estaduais do PT na campanha de Dilma Rousseff. A reunião será às 14h, na sede do Diretório Nacional e um dos assuntos a ser discutido é a operacionalização da campanha presidencial nos estados. Regina Sousa  ainda participará da inauguração do comitê de campanha da petista Dilma Rousseff. 
 

Posts anteriores