Cidadeverde.com

O samba atravessou

Pequeno público nas arquibancadas, escolas de samba que não conseguiram empolgar, barraqueiros sem faturamento, prefeitura disposta a rever o estilo do carnaval teresinense. Para 2010, tudo indica que o refrão "este ano não vai ser igual aquele que passou", marcará o tom da festa popular na capital. Já era tempo.  

Milhagens

O governador Wellington Dias (PT) sancionou a “Lei das Milhagens” que retira dos servidores públicos a destinação das bonificações de passagens aéreas oficiais e transfere o benefício aos atletas e artistas do Piauí. A Secretaria de Administração já está adotando os procedimentos técnicos para implantar o sistema que permitirá o cumprimento da lei.

Resultado

Segundo o deputado Marden Menezes (PSDB), autor do projeto da lei, a medida deve impulsionar a participação dos piauienses nos eventos esportivos, artísticos e culturais fora do estado. As bonificações serão acumuladas e vão resultar em passagens.

Exigência

O lançamento da pré-candidatura do PCB ao governo do Piauí já nasce com uma exigência. O partidão quer a inclusão do professor Ismar Tavares nas pesquisas eleitorais. Parece também que divergências internas pós-eleição municipal foram superadas.

Discurso pronto

O deputado estadual João Madson Nogueira (PMDB) está preparando um duro pronunciamento cobrando do governo ações capazes de livrar o Estado do risco desconhecido da febre aftosa. Para o deputado, o setor está no limite dos prejuízos por causa da situação sanitária. João Madson, que também é pecuarista, vai à tribuna logo depois do carnaval.

Enquanto isso

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí prepara para o mês de maio mais uma campanha de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. A agência faz ajustes na estrutura de defesa agropecuária recomendadas por técnicos do ministério da agricultura. A expectativa é tirar o Estado do risco desconhecido da febre aftosa até o meio do ano.

Parceria

As Procuradorias  dos Estados do Piauí e Bahia firmaram convênio de integração técnica. No convênio, a Bahia cede ao Piauí o seu Sistema de Cadastramento e Acompanhamento Administrativo e Judicial – SICAJ, através do qual a PGE-PI terá acesso à mais moderna tecnologia de controle e gerenciamento de processos judiciais e administrativos.

Lixo e segurança

O prefeito de União, José Barros, investe  em  limpeza e  segurança durante o carnaval. Uma equipe de 50 pessoas se reveza na limpeza  da cudade, começando  às 5 horas da manhã e voltando no início da tarde,antes da apresentação dos blocos e bandas. A policia militar está presente durante toda a festa, garantindo  a segurança dos foliões.

Cidadania

 Em cada três crianças nascidas , uma não é registrada, o que significa um percentual de 33,5%, segundo a Coordenadoria de Direitos Humanos e da Juventude que  busca uma parceria com a Assembléia Legislativa, através da Comissão de Direitos Humanos,  presidida pelo deputado João de Deus (PT). A coordenadoria está implantando estrutura para expedição de registro civil em 103 municípios piauienses.

Audiência Pública

Em reunião com o coordenador  de Direitos Humanos e da Juventude, Alci Marcus, o deputado João de Deus confirmou que convocará uma audiência pública e  apoio do legislativo no combate ao subregistro.

Posts anteriores