Cidadeverde.com

PSL atrai lideranças políticas

O partido do presidenciável Jair Bolsonaro pode ser o destino para muitas lideranças políticas que atuam no Piauí. Deputados, vereadores e prefeitos estão de olho na sigla e podem confirmar filiações após o segundo turno da eleição presidencial. Porém, mais que simples filiações, as adesões também devem influenciar a composição do diretório estadual do PSL. Já tem político de olho no lugar atualmente ocupado por Fábio Sérvio, presidente estadual do PSL e muito ligado a Bolsonaro.

O perde-ganha petebista

Em 2014 o PTB superou expectativas na eleição piauiense: elegeu um senador, dois deputados federais e cinco estaduais. Este ano a sigla encolheu. Não reelegeu o deputado federal Paes Landim e só conquistou duas cadeiras na Assembleia Legislativa. Porém, a deputada Janaínna Marques saiu do pleito fortalecida. A votação cresceu de 31.820 sufrágios em 2014   para 41.653 este ano.
A deputada ganhou bem em Luzilandia, com maioria de 4 mil votos sobre o candidato apoiado pelo prefeito, que é adversário político. Janaína Marques obteve votação expressiva na região dos Cocais.
 

Progressistas tem três opções para presidência da Alepi

Com cinco deputados estaduais eleitos este ano, o Progressistas aposta em acordo para emplacar um parlamentar da sigla na presidência da Assembleia Legislativa. O partidos oferece três nomes: Wilson Brandão, Hélio Isaias e Júlio Arcoverde. que além de deputado estadual preside o diretório do Progressistas no Piauí. O deputado Hélio Isaias já avisou que é candidatíssimo a sucessor de Themístocles Filho na presidência do poder legislativo. A eleição será no dia primeiro de fevereiro de 2019. O atual presidente já trabalha a reeleição.

Marllos Sampaio disputará prefeitura de Valença

O ex-deputado federal emedebista participou da campanha eleitoral em duas frentes: apoiando os deputados eleitos Flávio Nogueira (PDT) e Themístocles Filho (MDB), além do senador Marcelo Castro (MDB) e construindo seu palanque para a eleição municipal de 2020 em Valença do Piauí. Marllos, que é delegado no município e casado com líder política local, já se considera líder da oposição valenciana. ,Em 2016, o ex-deputado foi candidato a prefeito de Esperantina, norte do estado e berço da família Sampaio, sendo derrotado pela prefeita Vilma Alves (PT). 

Empresários trocarão PTB pelo Novo

Lideranças empresariais que se filiaram ao PTB no ano passado imaginando que a sigla faria oposição ao governo do Estado finalmente jogaram a toalha e desistiram. Não da política, mas do PTB. Segundo o empresário Artur Feitosa, o movimento empresarial migrará para o Novo, partido liderado nacionalmente por João Amoedo, que disputou a presidência da República com surpreendente desempenho eleitoral. Os empresários assinarão ficha filiação ao Novo de olho no pleito municipal de 2010 em Teresina. Artur Feitosa promete lista ampla de lideranças empresariais acertando o passo com a nova legenda partidária.

Wellington reúne aliados e reforça campanha de Haddad

Será na tarde desta segunda-feira, 15, em hotel na zona leste de Teresina. No primeiro encontro político após o primeiro turno da eleição, o governador Wellington Dias pedirá apoio de sua enorme base aliada ao presidenciável Fernando Haddad. As principais forças que apoiaram a reeleição do petista piauiense prometem apoio e presença na campanha eleitoral de Haddad no Estado. O esforço é para repetir no Piauí o desempenho do primeiro turno da eleição presidencial, amplamente favorável ao candidato apoiado por Wellington Dias.

Mão Santa comemora aniversário dançando em praça pública

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (sem partido), não se deixou abater pela derrota de seus candidatos nas eleições 2018. Ao lado da esposa Adalgisa, ele comemorou aniversário de 76 anos de vida dançando em praça pública no estilo irreverente "Mão Santa de ser". O gestor participou da Feira Popular de Arte, na praça da Graça, evento organizado pelo secretário de Cultura de Parnaíba, Albert Piauí. Estavam presentes secretários, feirantes, além de turistas. Um vídeo mostra Mão Santa e Adalgisa dançando a música "Fascinação" ao som do tecladista paulista Islade Alburquerque.  Mão Santa recebeu convite para se filiar ao PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro e dará resposta em novembro. 

Fortalecido, Jonas Moura mira APPM

 Os candidatos apoiados pelo prefeito de Água Branca, Jonas Moura (PSD), foram eleitos e lideraram votações no município. "A boa  gestão na prefeitura refletiu nas urnas", avalia. No time apoiado por Jonas estão Wellington Dias (governador), Ciro Nogueira e Marcelo Castro (senadores), Júlio César (deputado federal) e Georgiano Neto (deputado estadual). Os aliados mais próximos ao gestor já revelam o próximo desafio: a eleição para a presidência da APPM (Associação Piauiense de Municípios), no inicio de janeiro de 2019. Atualmente Jonas Moura é vice-presidente da entidade municipalista.

 

Magno Malta faz campanha de Bolsonaro no Piauí

A coordenação de campanha do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no Piauí  confirmou visita do senador capixaba Magno Malta em Teresina e Parnaiba no próximo sábado, 13. A programação começa em Parnaíba. No retorno à capital, ainda no sábado, Magno Malta participa de carreata, encontro com evangélicos e concede entrevista coletiva. 

PPS formaliza convite para filiação de Marina Santos

A deputada federal eleita pelo PTC, que não cumpriu a cláusula de desempenho no pleito de 07 de outubro, está sendo disputada por várias siglas. O novo convite foi encaminhado pela direção nacional do PPS. O presidente estadual, Celso Henrique, foi autorizado para formalizar o convite, iniciar os entendimentos e promover uma aproximação de Marina Santos com a executiva nacional do PPS. A deputada eleita ainda não decidiu seu futuro partidário, mas o presidente estadual do PTC, Evaldo Gomes, esclarece que o grupo está unido e tomará o mesmo caminho.

Posts anteriores