Cidadeverde.com

Franzé defende agricultura familiar

O deputado estadual petista desconversa sobre possível nomeação para secretaria de Educação e afirma que mandato na Alepi defenderá agricultura familiar. Esta semana, Franzé Silva participou de mediação de conflito agrário na zona rural de Teresina e prometeu formação de frente parlamentar da agricultura familiar.

Franzé e Fábio Novo no secretariado de Wellington Dias

Está em curso um esforço político para emplacar dois deputados estaduais petistas no primeiro escalão do governo após a aprovação da reforma administrativa. Os nomes mais comentados são de Franzé Silva para a Educação e Fábio Novo para retornar à Cultura. Se confirmadas, as nomeações beneficiam os suplentes Warton Lacerda e Ziza Carvalho, os dois filiados ao PT. O governador Wellington Dias segue calado em relação ao secretariado pós-reforma administrativa.

PP anuncia festival de filiações

O presidente estadual do Progressistas, Júlio Arcoverde, confirmou para o final de abril ato politico para filiações de lideranças políticas. Pelo menos 10 prefeitos vão aderir ao Progressistas e disputarão o pleito de 2020. Em Teresina, o partido deve filiar os suplentes  Marquinhos Monteiro, Renato Berger e a vereadora Graça Amorim, líder do prefeito na Câmara Municipal de Teresina.

PRB pode lançar candidato a prefeito de Teresina

E o deputado estadual Gessivaldo Isaias, presidente do PRB no Piauí, já tem até proposta de candidato a sucessor do prefeito Firmino Filho: o vereador pastor Levino de Jesus. Segundo Gessivaldo, o PRB obteve bom desempenho eleitoral em Teresina nas eleições parlamentares de 2016, com o próprio Levino, e de 2018 com o deputado estadual. O partido já prepara estratégia para filiar lideranças políticas na capital e na formação de chapa com candidaturas competitivas à Câmara Municipal. "Na eleição de prefeito, o vereador Levino é o melhor nome para representar o nosso partido", diz Gessivaldo Isaias, idealizador da candidatura própria do PRB em Teresina.

Firmino também investe no MDB

Se na manhã de sábado, 16, o ex-deputado Dr. Pessoa, que não se filiou, mas foi à convenção do MDB a confirmou pré-candidatura ao Palácio da Cidade, à tarde o prefeito Firmino Filho entrou em campo e revelou  boa relação com influentes lideranças emedebistas. Foi em Campo Maior, na fazenda Alto da Cruz, propriedade do vereador teresinense Luiz Lobão (MDB), da base aliada ao prefeito tucano. Participaram da confraternização com forte teor politico, além de Luiz Lobão, o senador Marcelo Castro, presidente estadual do MDB, e vereadores da capital, com destaque para a líder do prefeito, Graça Amorim. Este é o lado do MDB que o prefeito Firmino Filho investe para a sucessão de 2020.
 

Em defesa da Lava Jato

Teresina fez parte dos protestos em defesa da Operação Lava Jato. O movimento Avança Piauí levou à ponte estaiada adeptos da palavra de ordem "luta por um Brasil melhor e contra a corrupção". Nel Lopes, líder do movimento, informa que os protestos vão continuar, principalmente contra decisão do Supremo Tribunal Federal que transfere para a Justiça Eleitoral casos de crimes de caixa 2. As manifestações ocorreram neste domingo, 17, em todo o Brasil.

Themístocles atrai tucano

Na convenção do MDB, o presidente da Assembleia Legislativa e do diretório da sigla na capital, reforçou aliança política com o presidente da Câmara Municipal, Jeová Alencar, que segue no PSDB, mas é adversário do prefeito Firmino Filho. O evento do MDB revelou afinidade política entre Themístocles e Jeová.

Governo anuncia retomada de rodovia

A retomada das obras da PI-110, que liga as cidades de Miguel Alves a Barras, na região norte do Piauí, foi assegurada pelo governador Wellington Dias (PT) ao deputado estadual Oliveira Neto (PPS). A rodovia é um importante corredor de escoamento da cera de carnaúba da cidade de Miguel Alves, principal base política do deputado,  e há três anos a sua conclusão é aguardada pela população. O encontro entre o chefe do poder Executivo estadual e o  parlamentar contou com a participação do prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior (PT), e o líder político de Amarante, Clemilton Queiroz.
 

Sucessão em Altos

O procurador Marcelo Mascarenha segue na construção de sua pré-candidatura a prefeito de Altos. No inicio do mês, o vereador Rumão Rocha (PT), que também disputava a indicação, retirou o nome e anunciou apoio a Marcelo. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, vereador Zé Ernandes (PT), e o Diretório Municipal do PT, também fecharam questão sobre o assunto. Marcelo Mascarenhas trabalha pela  unidade do PT municipal  em torno do seu nome para a sucessão da prefeita Patrícia Leal, que também é filiada ao PT.
 

Marina Santos em duas comissões

A deputada federal Marina Santos ( SD ) assumiu a vaga de titular em duas  comissões: Seguridade Social e Pessoa com Deficiência. A  deputada promete  tratar de projetos e temas em conjunto com seus pares e a  sociedade organizada. Marina Santos cumpre primeiro mandato na Câmara Federal.

 

Posts anteriores