Cidadeverde.com

Firmino quer PSB na base aliada

Yala Sena/cidadeverde.com

Aliado  dos tucanos na capital, o PSB esteve com o PSDB nas últimas e bem-sucedidas campanhas eleitorais teresinenses. Até já dirigiu a Câmara Municipal com influência direta do prefeito Firmino Filho. Hoje a sigla é dada como certa na oposição, com a indicação do futuro filiado Robert Rios para a vice do emedebista Dr. Pessoa. Porém, Firmino Filho não desistiu do PSB e busca manter a aliança em Teresina para a campanha eleitoral deste ano. O principal canal para os entendimentos tem sido o presidente estadual da legenda, Wilson Martins, que revela disposição para o diálogo. Uma demonstração dessa realidade foi o recente encontro público do prefeito com o ex-governador, na concorrida cermônia de posse do jornalista Zózimo Tavares na presidência da Academia Piauiense de Letras. O cenário do encontro, registrado pela jornalista Yala Sena,  é revelador. Indica mais aproximação do que distanciamento do PSB com o PSDB.

TRE inicia julgamento do prefeito de Picos

O processo que trata  da cassação dos mandatos do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), e do vice,  Edilson Alves de Carvalho (PTB), está em fase de julgamento no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Já são dois votos contrários à cassação do prefeito. A defesa do gestor está sendo conduzida pelo advogado Wildson Oliveira. O relator do processo é o juiz Thiago Mendes de Almeida Férrer. O julgamento será retomado na próxima semana.

Wellington também já pensa em 2022

Roberta Aline/cidadeverde.com

Não é só o senador Ciro Nogueira (Progressistas) que faz questão de anunciar planos para a sucessão do governador Wellington Dias, em 2022. O Progressistas vincula a estratégia para a eleição municipal deste ano ao projeto de poder para o pleito estadual. O governador também age de olho nas disputas majoritárias de 2022. Provável candidato à vaga piauiense de senador, Wellington Dias inicia operação política agregadora e não dispensa iniciativas de buscar diálogos até mesmo com adversários. Com os ex-governadores Zé Filho (PSDB) e Wilson Martins (PSDB) o clima é de conversas amistosas no estilo céu de brigadeiro, calmaria total, de lado a lado. O registro da fotógrafa Roberta Aline foi na concorrida solenidade de posse da nova diretoria da Fiepi (Federação das Indústrias do Estado do Piauí).

Ciro articula oposição em Valença

progressistasdivulgação

Segmentos importantes da oposição  em Valença acertam formação de palanque para a eleição no municipio. Encontro organizado pelo senador Ciro Nogueira em Teresina reuniu os deputados Júlio Arcoverde, Luci Soares e Margarete Coelho e lideranças adversárias da prefeita Ceiça Dias (Solidariedade). Presentes o presidente da Câmara Municipal, Rubens Alencar, a vereadora Iris Moreira, a mais votada em 2016, além de lideranças empresariais. A meta é consolidar coligação competitiva para enfrentar o bloco que defende a reeleição da prefeita. Na campanha eleitoral  de 2018 para o Senado, o então candidato  Marcos Vinicius (Solidariedade), filho da prefeita Ceiça Dias,  bateu forte no adversário Ciro Nogueira, que foi reeleito. A disputa pelo poder em Valença este ano terá também esse ingrediente político.

PT unido em São João do Piauí

agespisadivulgação

O prefeito Gil Carlos (PT)  faz mistérios, ganha tempo e ainda não confirmou candidato a sucessor, mesmo com a nítida preferência pessoal pelo emedebista Ednei Amorim. O esforço do gestor é para manter a base aliada unida na sucessão municipal. Enquanto isso, Gil Carlos  estreita relação e apoio com lideranças petistas. Acompanhou a deputada federal Rejane Dias (PT) num encontro com o presidente da Agespisa, Genival Brito, que tratou de investimentos na melhoria do sistema de abastecimento d'água em São João do Piauí. Em andamento um projeto que prevê nova rede com água captada na Barragem do Genipapo, com expectativa de beneficiar 70% da população. Na política municipal, o PT não abre mão e está unificado na tese de candidatura própria na sucessão de Gil Carlos.

Prefeito anuncia candidato a sucessor

Júnior Carvalho (Progressistas), prefeito de Demerval Lobão, já no segundo mandato consecutivo, não pode concorrer à nova reeleição. Porém, o gestor avança nas articulações políticas nesta sexta-feira, 24, com um festival de filiações ao Progressistas no município. O ponto alto do evento político será o anúncio do candidato a sucessor. Vários nomes estão no páreo, mas o escolhido será o secretário de Finanças, Ricardo Moura. Júnior Carvalho aposta na aprovação popular da gestão para emplacar o aliado na eleição de outubro.
 

Investimento no abastecimento d'água em Teresina

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Norte, responsável pelo abastecimento de cerca de 170 mil moradores da região da Grande Santa Maria, na zona norte de Teresina, está em obras, que seguem em ritmo acelerado. Estão sendo implantados dois novos módulos para os processos de floculação e decantação. Toda obra é executada com a estação em funcionamento. O investimento chega a R$ 4 milhões. Alívio para os moradores da região.

 
 
 
 

PV mantém aliança com Firmino e apoia Charles Silveira

Foto: Ascom/PV

A deputada estadual Teresa Britto e a vereadora Pollyana Rocha conversaram com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira. O PV  confirma aliança política com o PSDB em Teresina e revela preferência pela candidatura de Charles Silveira na sucessão do prefeito Firmino Filho. A decisão mantém Pollyana Rocha na sigla para compor a chapa de candidatos à Câmara Municipal. O PV tem planos para ampliar bancada no Legislativo da capital.

TCE aprova fim de sigilo em processo contra Luciano Nunes

O plenário do Tribunal de Contas do Estado aprovou, nesta quinta-feira, 23, tramitação sem sigilo  de processo que apura imparcialidade do conselheiro Luciano Nunes no julgamento de contas do governo estadual, proposto pelo governador Wellington Dias. A ação segue agora para o Ministério Público de Contas, que emitirá parecer e em seguida encaminha ao plenário para julgamento do mérito. A tendência dos conselheiros é para manter preservadas as prerrogativas e a atuação de Luciano Nunes no TCE-PI, salvo em ações que envolvam diretamente o governador. A suspeição do conselheiro Luciano Nunes em análise de processos que envolvem o governo do Estado  tramitava no Tribunal de Contas  em regime de segredo. Mas o tema já ganhou domínio e repercussão públicos.

Silvio confirma filiação ao PSDB

Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com 

O ex-prefeito Sílvio Mendes desfaz possibilidade de adesão à siglas de oposição ao Palácio da Cidade e confirma retorno ao ninho tucano. Sílvio Mendes reafirma afinidade política e pessoal com o prefeito Firmino Filho e avisa que segue com o nome à disposição do PSDB e de forças aliadas, sem imposições ou exigências.

Esta semana, o ex-gestor já conversou com os senadores Ciro Nogueira (Progressistas) e Elmano Férrer (Podemos) sobre a sucessão em Teresina e deve retomar encontros com Firmino Filho. “Não há divergências; todo o grupo está empenhado no esforço de buscar o melhor para Teresina”, disse Silvio Mendes.

Sílvio encara a filiação ao PSDB como natural e ocorrerá no início de março, dentro do prazo legal para quem deseja disputar a eleição de outubro.

Posts anteriores