Cidadeverde.com

Dirigentes garantem ninho tucano unido

Luciana Sebim, presidente do diretório do PSDB de Teresina, e Firmino Paulo, novo dirigente tucano em nivel estadual, asseguram partido unido e pronto para os desafios políticos no Piauí. Durante recente convenção, os presidentes dos diretórios estadual e de Teresina prometeram partido forte e coeso na capital e interior.

Disputa federal racha aliança no interior

Em  Alegrete do Piauí, no seminárido, a base aliada ao prefeito Márcio Alencar (PT) perdeu  apoio do grupo liderado pela vice, Hermilinda Gomes (PRTB), o presidente da Câmara Municipal, Manoel Ramos (PRTB), e o presidente do PRTB no município, Manoel Filho, que ocupava o cargo de secretário de Desenvolvimento Rural da prefeitura. A gota d'água do racha na base do prefeito foi a eleição de deputado federal em 2018. Márcio Alencar queria seus aliados voltando na deputada federal Rejane Dias, mas o grupo está fechado com o coordenador de Modernização do Estado, Marcos Vinicius (PTC). Na foto, Manoel Filho, presidente do PRTB de Alegrete, Marcos Vinícius, coordenador de modernização do Estado e pré -candidato a deputado federal, e a vice- prefeita Hermilinda Gomes

A estratégia de João Henrique para conquistar apoio no PMDB

João Henrique percorre o Estado em busca de apoio para viabilizar candidatura própria do partido ao governo do Estado. E nas andança Piauí afora, João Henrique adota discurso e práticas agregadores. Recomenda votos para os deputados do partido. Em São João do Piauí e São Raimundo Nonato, por exemplo, João Henrique pediu apoio dos peemedebistas ao deputado federal Marcelo Castro, historicamente bem votado na região. Em Picos, o pré-candidato a governador recomendou especial atenção e apoio a Pablo Santos, deputado estadual peemedebista com forte base na região. Nas palestras e reuniões, quando João Henrique aborda o assunto pedindo apoio para a tese da candidatura própria ao governo, sempre arremata afirmando: "Peemedebista vota no PMDB."
 

Encontro de candidatos em Teresina

De um lado o vereador Joaquim do Arroz (PRP) e o deputado estadual José Santana (PMDB), aliados políticos na capital. Do outro, o prefeito Firmino Filho (PSDB) e a esposa, Luci Silveira (Progressistas), pré-candidata a deputada estadual. Mas apesar do encontro reunir concorrentes, ocorreu em clima amistoso e ameno, durante evento em Teresina. Santana e Luci disputarão votos na capital na campanha de 2018.

Zé Filho se aproxima do Solidariedade

O ex-governador e presidente da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí) tem dedicado especial atenção ao projeto político de sua candidatura à Assembleia Legislativa. Zé Filho cumpre agendas de contatos com lideranças políticas, comunitárias e religiosas. No final de semana, participou da Marcha Para Jesus em Parnaíba, evento organizado por igrejas evangélicas. Quanto ao futuro partidário de Zé Filho, os sinais revelam aproximação e identidade com o partido dirigido por Mão Santa, prefeito de Parnaíba e aliado importante do ex-governador para sua candidatura de deputado estadual. Tudo indica que esse será mesmo o destino de Zé Filho, mas o anúncio fica para o inicío de 2018.

Janaínna Marques conquista adesões no Médio Parnaíba

A deputada estadual petebista e secretária de Infraestrutura é do norte do Piauí, município de Luzilândia. Porém, a atuação no governo deu visibilidade e maior alcance político às ações da parlamentar. No Médio Parnaíba, por exemplo, Janaínna Marques tem conquistado importantes apoios já para a disputa eleitoral do próximo ano. Na foto, e ao lado do prefeito de Monsenhor Gil, João Luis (PSD), e da vereadora Eliane Moura,  entrega kits de irrigação que beneficiam agricultores familiares no município.

João Henrique investe nas bases do PMDB

No final de semana, o ex-ministro e pré-candidato a governador reuniu delegados e dirigentes do PMDB em municípios das regiões de São Raimundo Nonato e São João do Piauí. Representantes do partido em cerca de 30 cidades participaram dos encontros. João Henrique segue estratégia de convencimento das bases peemedebistas para a tese do partido na oposição ao governo do Estado, contrária à adotada pela direção estadual, que defende a reeleição do governador Wellington Dias. O ex-ministro aposta na aprovação de sua proposta na convenção do PMDB, em julho de 2018.

PSDB unido no Piauí

Previsão confirmada. O ambiente na convenção estadual do PSDB piauiense foi de unidade, com o deputado Firmino Paulo sendo aclamado novo presidente da sigla. O próximo passo será convencer o prefeito da capital, Firmino Filho, a assumir candidatura ao governo do Estado em 2018. O novo presidente defendeu a tese em seu discurso de posse. Na foto, Firmino Paulo, Firmino Filho e Marden Menezes.

Advogados contra aumento de anuidade

Os advogados do Piauí estão criticando a informação de que a OAB-PI implantará reajuste de 13% na anuidade, em 2018. Para a classe advocatícia, o aumento, se confirmado, é inoportuno, já que o Estado e o país passam por grave crise econômica. Além disso, segundo  advogados, seccionais da OAB em estados como Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro manterão, em 2018, o valor da anuidade cobrado em 2017, sem aumento, portanto.
 

Regina Sousa receberá título de cidadania em Teresina

A senadora Regina Sousa (PT), natural do município de União, receberá segunda-feira, 13, Título Honorífico de Cidadania Teresinense, proposto pela vereadora Teresinha Medeiros (PSL) e aprovado pela Câmara Municipal da capital. A sessão especial será às 19 horas, no plenário vereador José Ommati.

Posts anteriores