Cidadeverde.com

Constitucionalismo, economia e política

Acontece nos dias 13 e 14, com transmissão pelas redes sociais, o seminário Internacional Constitucionalismo, Separação de Poderes e Processo Político no Brasil. O evento, que é coordenado pelo professor  Cleber de Deus Pereira, da Universidade Federal do Piauí,  reúne nomes da política, da academia e da economia e promete trazer uma visão geral destes setores no Brasil. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais (NEPE) e Programa de Mestrado em Direito da UFPI.

PODEMOS anuncia apoio a João Vicente

podemosteresina

Dirigentes da sigla em Teresina, liderados pelo presidente da comissão provisória municipal, Artur Feitosa, participaram, nesta segunda-feira, 10, de almoço com o ex-senador João Vicente Claudino, que planeja candidatura à prefeitura de Teresina pelo PTB. Se depender de vice, a chapa estaria fechada. No almoço, os dirigentes não só confirmaram apoio do PODEMOS a possível candidatura de JVC. Também ofereceram a indicação de vice. A nova direção do PODEMOS na capital é formada por empresários de vários segmentos da economia.

"Continuo onde estou", diz Firmino Paulo

Indagado pela coluna sobre o rumo que seguiria após o rompimento público do Progressistas com o governo do estado, o deputado Firmino Paulo (Progressistas) foi direto na resposta: "Continuo onde estou". Firmino Paulo indicou a direção da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí) e pelo tom da resposta ignora o rompimento Ciro/Wellington.

Adesão em Altos

Outra demonstração de alinhamento político do PCdoB com o PT ocorre no município de Altos, na sucessão da prefeita Patrícia Leal (PT). O partido confirmou apoio ao pré-candidato Carlinhos Leal (PT). O acordo foi costurado com participação de Patrícia Leal e do deputado Warton Lacerda (PT).

Picos: PCdoB confirma apoio a Araujinho

Em nota oficial, o PCdoB declara apoio ao pré-candidato a prefeito de Picos pelo PT, Francisco Araújo (Araujinho), e presença na coligação majoritária que reúne, além do PT, MDB, e PL.

"Dessa forma, a Direção Estadual do PCdoB do Piauí, orienta o nosso Partido a compor aliança  com o PT, MDB e PL no município de Picos, composição política que tem ARAUJINHO, do Partido dos Trabalhadores, como pré-candidato a prefeito da cidade. Picos é um dos municípios mais importantes do Piauí, tanto economicamente quanto politicamente, por isso ganha importância maior ainda a vitória das forças políticas que defendem o desenvolvimento, a geração de empregos e renda, a criação de programas sociais e democratização da gestão municipal na Cidade Modelo. "

Hélio Isaias e Wilson Brandão seguem no governo

O deputado estadual Hélio Isaias (Progressistas) conversou com o governador Wellington Dias no final de semana e confirmou seguirá à frente da secretaria de Transportes, mesmo com o rompimento de relações políticas anunciado na semana passada após encontro do governador com o senador Ciro Nogueira. "Estou na secretaria a convite do governador", explica Hélio Isaias.  Também do Progressistas, o deputado estadual Wilson Brandão seguirá no cargo de secretário de Mineração do estado.  O acordo com os parlamentares beneficia Belê Medeiros (Progressistas), que permanece na Assembleia Legislativa como deputada estadual. O rompimento Wellington/Ciro não implica em desembarque do Progressistas do primeiro escalão do governo. Já o deputado estadual Firmino Paulo, também integrante da bancada do Progressistas, segue aliado ao Palácio de Karnak. O deputado B. Sá (Progressistas) será o próximo a visitar o sitio do governador Wellington Dias para conversa sobre a relação do parlamentar na base aliada ao governo.

B.Sá inicia desembarque do Progressistas no governo do estado

O ex-prefeito de Oeiras e pai do deputado estadual B. Sá Filho (Progressistas) é o primeiro integrante do Progressistas a deixar o governo em consequência do rompimento político com o Palácio de Karnak. B. Sá já havia se afastado da coordenadoria estadual de Irrigação por causa da pandemia, mas decidiu deixar de vez o cargo e acompanhar a orientação do partido. O deputado estadual B. Sá Filho ainda terá uma conversa com o governador Wellington Dias, porém a decisão de seguir o senador Ciro Nogueira e o partido já está tomada. O DETRAN e a secretaria do Meio Ambiente serão os próximos passos na reforma da equipe administrativa estadual em decorrência do fim do acordo político que envolvia o Progressistas e a base aliada ao governador Wellington Dias.

Governo inicia desativação de leitos em hospitais

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) para Covid-19 deliberou o início da desmobilização de leitos hospitalares criados emergencialmente para aumentar a oferta de vagas durante a pandemia. A medida é baseada na queda do número de óbitos, reduções no índice de transmissibilidade e de ocupação de leitos hospitalares. A desarticulação iniciará no dia 12, desativando 10 leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos em um hospital particular da capital. No dia 16 de agosto devem ser desativados 50% dos leitos do Hospital de Campanha do Verdão. 

 
 

PSL se aproxima do PSDB em Teresina

pslteresina

Em Teresina o vereador Luis André promove live com Kléber Montezuma, pré-candidato tucano ao Palácio da Cidade. Em Brasília, o prefeito Firmino Filho conversa com o presidente do PSL da capital piauiense, Daniel França. Analisaram cenários da disputa eleitoral em Teresina e consequências para o pleito de 2022, mas não fecharam acordo. O PSL mantém diálogo com outros pré-candidatos.

João Silva poderá ser vice de Mão Santa

O nome do ex-deputado estadual João Silva Neto, hoje filiado ao Progressistas, está na lista do prefeito Mão Santa (DEM) para compor a chapa majoritária na campanha em busca da reeleição. João Silva já conta com apoio de boa parte da base aliada a Mão Santa para confirmar a indicação.

Posts anteriores