Cidadeverde.com

Iracema Portella assume direção do Mulheres Progressistas

A deputada federal Iracema Portella (Progressistas) assume, interinamente, a presidência Nacional do Movimento das Mulheres Progressistas. A parlamentar já tem trabalhado o fortalecimento da participação das mulheres na política através de ações  como seminários de empoderamento e de formação política.

No Piauí, o movimento Mulheres Progressistas encabeça uma campanha de combate à violência doméstica que está percorrendo todo o Estado. 

Elmano diz a João Henrique que será candidato a governador

O encontro ocorreu em Brasília no início da noite de quarta-feira, 18, no gabinete do presidente do Conselho Nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria), ex-ministro João Henrique Sousa.  Elmano Férrer (Podemos) lembrou que esta semana registrou 52 anos de atuação dedicada ao Piauí, como engenheiro agrônomo da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), depois passando por várias instituições públicas e não governamentais, e hoje como senador da República. Na parte política da conversa com João Henrique, o senador confirmou que será candidato a governador numa chapa de oposição. O ex-ministro, amigo pessoal e secretário de governo quando Elmano foi prefeito de Teresina, fez elogios à determinação do senador e considerou oportuna a candidatura. "Elmano engradece a disputa e oferece ao povo piauiense mais opções na eleição de governador", disse o ex-ministro. Elmano Férrer informou ainda que estão em andamento as conversas para consolidar as chapas, majoritária e proporcional, que devem compor seu palanque na campanha eleitoral no Estado.

PMN na chapa alternativa

A presidente estadual do PMN (Partido da Mobilização Nacional, Ravena Castro, participa do movimento em torno da chapa alternativa com presenças do senador Elmano Férrer (Podemos), do deputado Dr. Pessoa (Solidariedade) e do ex-senador João Vicente Claudino (PTB). Ravena é pré-candidata a deputada federal, mas tem sido cotada até para compor chapa majoritária como vice de Elmano ou Dr. Pessoa. Na foto com lideranças do Podemos, PRP,Solidariedade e PTB,  Ravena Castro aparece entre JVC e Elmano.

Rejane Dias na Comissão de Educação

A deputada federal Rejane Dias (PT-PI) começou as atividades na Comissão de Educação, uma das mais importantes da Câmara dos Deputados. O colegiado discutiu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/15) que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Pela Constituição, o Fundeb, que começou a vigorar em 2007, tem vigência até 2020.

A proposta transfere o dispositivo que trata do Fundeb, atualmente localizado na parte da Constituição Federal chamada de Atos das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), para o corpo permanente da Carta Magna. 

“Cabe lembrar que o Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional 53/2006, – durante a gestão do presidente Lula – e é um dos marcos legais tidos como fundamentais para a política de fortalecimento da educação básica, valorização do magistério público e expansão dos investimentos em educação no Brasil,” lembra a parlamentar piauiense.

 

Fábio Abreu na Comissão de Segurança

Nesta quarta-feira (18), o deputado federal Fábio Abreu (PR) tomou posse como terceiro vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal. O parlamentar destacou que a CSPCCO possui um papel fundamental para debater políticas e ações que coloquem em pauta a temática da segurança. Fábio Abreu tem defendido a criação de Fundo Nacional de Segurança Pública na Câmara dos Deputados, que visa ampliar os investimentos no setor.

Elmano frustra plano da ala governista do PTB

O movimento petebista para emplacar o vice na chapa do governador Wellington Dias apostava no retorno do senador Elmano Férrer à sigla para ser o indicado para a vaga. Mas o caminho do senador foi outro. Trocou o MDB pelo Podemos, sigla que veta aliança com o PT,  e pode ser candidato a governador num palanque de oposição. Os petebistas aliados de Wellington Dias  voltaram a apresentar Zé Hamilton e Janaínna Marques como opções do partido para a vaga majoritária.
 

Antônio Félix visita ministro da Integração Nacional

Suplente de deputado estadual, o campomaiorense Antônio Félix (PTC), foi recebido pelo ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, também natural de Campo Maior e que visitou municípios piauienses atingidos pelo excesso de chuvas na regão centro-norte. Antônio Féix confirmou liberação de kits humanitários que beneficiarão moradores nos municípios de Barras, Batalha, Campo Maior, Cabeceiras do Piauí, Esperantina, José de Freitas  e  Lagoa Alegre. “Hoje saio da reunião muito satisfeito com os encaminhamentos dados pelo ministro, principalmente por ter garantido que até o final dessa semana será expedida a ordem de serviço com liberação dos kits humanitários,"  pontuou Antônio Félix.

Fábio Abreu acerta parceria com Firmino Filho

O deputado federal Fábio Abreu (PR) esteve reunido com o prefeito da capital,Firmino Filho, e o vereador Neto do Angelim (PSDC) para tratar sobre obras na cidade. A urbanização da avenida principal do Dirceu, projeto Cinturão Verde, campos de futebol nos bairros Aeroporto e Saci, além de uma Unidade Básica no bairro Vamos Ver o Sol, obras oriundas de emendas parlamentares do deputado. Fábio Abreu também abre portas do Palácio da Cidade em busca de apoio para a reeleição na Câmara Federal. No passado recente os deputados Rodrigo Martins (PSB) e Júlio César (PSD) foram beneficiados com apoio político do prefeito de Teresina.

Coronel Wagner Torres confirma pré-candidatura à Câmara Federal

O oficial da Polícia Militar do Piauí é ex-comandante do policiamento da capital e será candidato a deputado federal. O coronel Wagner Torres já comandou a PM nos municípios de Uruçuí, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Paulistana. Ainda não tem filiação partidária, pois a legislação eleitoral  permite adesão até no período das convenções. Podemos, PTB, PHS, Solidariedade e PRTB revelam interesse na filiação do policial. O Podemos é o mais provável destino do pré-candidato. Na foto, registro do último assédio, ao lado dos senadores Elmano Férrer e Álvaro Dias.

PTB quer vaga na chapa governista

O lado governista do PTB decidiu investir na indicação de uma vaga na chapa majoritária liderada pelo governador Wellington Dias. Se emplacar o projeto, os petebistas garantem que o ex-senador João Vicente não será obstáculo. No final de semana, a deputada Janaínna Marques estreitou entendimentos sobre o plano do PTB diretamente com o governador Wellington Dias.

Posts anteriores