Cidadeverde.com

Heloísa Helena na corrida presidencial

A seguir, uma justa e oportuna reclamação do leitor Rogaciano Veloso, em relação a comentário que fiz no Ponto de Vista, do Noticia da manhã: "No seu comentário hoje você falou em todos os candidatos a Presidente da República, falou até em quem tem apenas 3%, e faltou falar quem está em terceiro lugar na corrida presidencial com 12% que é a Vereadora e ex-senadora pelo PSOL, Profª. HELOISA HELENA. Espero que faça uma ressalva amanhã sobre esse pequeno lapso da sua parte." Farei a ressalva também no Noticia da Manhã. Valeu Rogaciano.

Patrimônio Histórico

Depois de um ano, a Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) aceitou o requerimento apresentado  pelo deputado estadual Marcelo Coelho (PP) para tornar o gado  “pé-duro” mais um Patrimônio Histórico do Estado. O deputado, que integra a associação de criadores dos animais nativos, informou que o boi pé-duro já existe há mais de 400 anos em terras piauienses.

Cidadão piauiense

O padre polonês Dom Eduardo Vielski receberá o título de cidadão piauiense. Quem solicitou foi o deputado Wilson Brandão (PSB), que justificou o seu pedido à ações  de Dom Eduardo na prestação de serviços sociais relevantes nas comunidades mais humildes do município de Campo Maior.

Mão Santa livre

No PMDB piauiense não haverá ação contra uma eventual mudança de partido do senador Mão Santa. Os ainda companheiros de partido não prentedem questionar a fidelidade do senador ao PMDB. "Quem cassa mandato é o povo", desabafa Themístocles Filho, presidente da executiva do partido na capital.

Prefeito escapa da cassação

Amaro Melo (PTB), prefeito de Batalha, conseguiu no TRE-Pi manter o mandato conquistado nas urnas. Por unanimidade, o Plenário decidiu não acatar pedido de cassação de Amaro Melo, acusado por adversários no município de abuso do poder econômico no pleito de 05 de outubro do ano passado.

Procurador eleitoral confirma representação contra Mão Santa

O procurador Marco Túlio Lustosa, representante do Ministério Público Eleitoral, pediu a retirada de outdoors do senador Mão Santa (PMDB) espalhados em Teresina. Os cartazes apresentam referências a obras do tempo em que o peemedebista era governador e dos rescursos do Orçamento Geral da União destinados por ele para Teresina.
 

Segundo Lustosa, a propaganda é ilegal, extemporânea e fere os prefceitos da legislação eleitoral.
 
Com esta, já são três representações do Ministério Público Eleitoral contra políticos no estado: uma contra os outdoors do PT estadual, outra contra os vereadores petistas Rosário Bezerra e Décio Solano e esta do senador Mão Santa.  
 
Flash de Elivaldo Barbosa
Redação Carlos Lustosa Filho

Andanças

O vice-governador Wilson Martins(PSB) tem cumprido agenda extensa de viagens pelo interior do Piauí. Durante o final de semana visitou uma série de municípios na região Sul, dentre deles Queimada Nova, onde foi recepcionado por lideranças locais. Também foram anfitriões, o irmão do prefeito Alberto Amorim, os vereadores Carlos Amorim e Gilmar Macêdo, além do vice-prefeito, Raimundo Júlio.

A ordem do governador

Na reunião com o secretariado no último sábado,15, o governador Wellington Dias condenou o debate antecipado da sucessão em 2010 e disse ainda que não admitirá uso da estrutura governamental na pré-campanha. Dos quatro pré-candidatos da base governista, só dois estão diretamente na máquina administrativa: o secretário Antônio Neto e o vice-governador Wilson Martins.

Mulher na política

Aconteceu no final de semana o curso de Formação Política para prefeitas, vereadoras, deputadas e dirigentes partidárias eleitas em 2008 no Piauí, no auditório da Facime. A vereadora Rosário Bezerra (PT) e seu gabinete, participaram das atividades. A realização é da Rede Mulher e Democracia, com apoio  da Gemdac (Gênero, Mulher, Desenvolvimento e Ação para Cidadania), Engendre (Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento/Ufpi) e DPM (Diretoria de Políticas para Mulheres).

Nem Atenas, nem Esparta

O senador Mão Santa (PMDB-PI) anunciou em Plenário que sua cidade natal, Parnaíba, comemora seus 165 anos de fundação. Ele citou o filósofo grego Sêneca, que dizia não ser nem da grande Atenas nem da belicosa Esparta, mas de uma cidade que não era pequena porque era a sua cidade. Segundo Mão Santa, o mesmo poderia dizer em relação a Parnaíba, que não é uma cidade pequena: é a sua cidade.

Posts anteriores