Cidadeverde.com

Empresários elaboram propostas para candidatos ao governo

Nesta segunda – feira (22) acontece a abertura do Fórum Piauí 2020. Promovido pela Associação Industrial do Piauí –AIP, em parceria com diversos órgãos, o evento objetiva a elaboração de um documento que aponte as necessidades do estado nos mais distintos segmentos da economia. A palestra inicial será ministrada pelo presidente da AIP, Ezequias Costa, além do Secretário Municipal de Finanças, Felipe Mendes. A  solenidade da abertura será  às 19 horas, no auditório da Associação. O evento tem prosseguimento até o mês de abril e formulará, a partir das discussões, um amplo estudo para que os candidatos ao governo do Estado formulem planos de desenvolvimento sócio-econômico. 

Agricultura familiar

O Banco do Nordeste e o Ministério do Desenvolvimento Agrário realizaram ontem (18), o Dia da Agricultura Familiar no município de União. A iniciativa tem como objetivo difundir e discutir as políticas públicas agrárias de crédito, assistência técnica, capacitação e comercialização de alimentos, inclusive formatação de propostas de aperfeiçoamento do Pronaf para este ano, contendo o Plano Safra 2010/2011.

Fruticultura no sertão

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) desenvolve em Oeiras, localizada a 268 km de Teresina, a produção de maracujá irrigado como alternativa de renda para  agricultores familiares da região. A fruta é cultivada nos assentamentos Marambaia e Hileia II, por 41 famílias de agricultores, sendo 16 no Marambaia e 25 na Hileia II. 

Robert Rios pode romper com PC do B

Para isso, basta o deputado federal Osmar Júnior anunciar publicamente apoio do partido à candidatura do vice-governador Wilson Martins ao governo do Estado. No dia seguinte, Robert Rios  confirmará renúncia ao projeto de reeleição de deputado estadual. O secretário de segurança defende a candidatura do senador João Vicente e não abre mão do apoio, nem imagina outro cenário. Nesse caso, a esposa, Betânia Rios, seria candidata a deputada estadual pelo PTB.

Mão Santa pode disputar o governo

Francisco Juriti, pré-candidato a deputado federal pelo PSC, admite três cenários para a participação do senador Mão Santa nas eleições deste ano: candidaturas de vice-presidente, na chapa de José Serra; reeleição e governador. "Se a oposição não se organizar, Mão Santa pode disputar o governo do Estado", disse Juriti.

Piauí na Área Livre de Febre Aftosa

Técnicos do Ministério da Agricultura começam nesta segunda-feira,22, uma nova auditoria na estrutura estadual de defesa agropecuária. O procedimento faz parte do protocolo oficial que pode tirar o Piauí da Área de Médio Risco de Febre Aftosa. A meta do governo é conquistar o status de área livre da doença  até o final do primeiro semestre, junto com os estados nordestinos.

Solidariedade

O senador Mão Santa (PSC) defendeu a greve dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), um dos órgãos que mais cresceu nos últimos anos, mas os servidores denunciam  salários congelados pela administração estadual. Um email do comando de greve foi lido pelo parlamentar no plenário do Senado Federal  solicitando agilidade nas negociações. 

Governo propõe Plano de Cargos e Salários

Em reunião com o comando de greve dos servidores da Adapi, a secretária de Administração, Regina Sousa, admitiu elaboração de um Plano de Cargos e Salários para a instituição. O projeto exigirá aprovação na Assembleia Legislativa. A categoria discutirá a proposta em Assembleia Geral.

Nova data

A vereadora Teresa Britto (PV) informou que a audiência pública que seria realizada na quinta-feira (18), na Câmara Municipal sobre a construção das casas no Alto da Felicidade foi adiada,  porque os representantes da Caixa Econômica não tinham disponibilidade. O encontro está agendado para a próxima terça-feira (23).

PMN ameaça sair da base e lançar candidatura

O pastor Francisco Macedo, presidente do Diretório do PMN no Piauí, informou que a tendência do partido é lançar candidatura própria ao governo do Estado. Segundo ele, a orientação é do próprio Diretório Nacional.


A declaração do pastor causou surpresa já que o PMN é um dos 12 partidos que fazem parte da base aliada e que foi convidado para a reunião amanhã com o governador Wellington Dias.


Francisco Macedo disse, porém, que vai participar da reunião  e dependendo do resultado vai avaliar os rumos do partido.

Posts anteriores