Cidadeverde.com

Treinamento inédito

Nos próximos dias 20, 21 e 22, acontece, pela primeira vez em Teresina, o treinamento "Desenvolvimento e Liderança", já realizado há mais de 15 anos por todo o Brasil. Após o pedido de diversos adeptos pelo treinamento no Estado, o Instituto Nacional de Excelência Humana – INEXH – trouxe o curso para o Piauí e espera movimentar a capital.

Solidariedade

"Se o Mão Santa cobrou do governador em público obras como o nosso porto e outras que o governador vive prometendo, o senador merece nota 10 ou até mais, porque de promessas estamos cheios. Vejo que todas as oportunidades devam ser usadas para cobrar dos governantes as promessas e tudo o que a sociedade precise. Afinal, se o político não se sentir acuado ele corre livre, leve e solto. Aproveite com a força e o poder que o jornalismo representa e não dê mole aos homens do poder." Mensagem enviada à coluna pelo leitor Paulo Renato, de Luis Correia-Pi.

O outro lado

Os governistas, no entanto, estranharam as cobranças do senado Mão Santa.  Os mais contundentes lembram que nos sete anos em que o senador governou o Piauí, nenhuma pedra foi colocada no Porto de Luis Correia e nenhum dormente posto em ferrovia. Lembram ainda os governistas que o senador Mão Santa  já foi prefeito de Parnaíba, deputado estadual e governador por dois mandatos.

Mercadante discorda de Mão Santa

"Eu jamais usaria uma sessão como esta para atacar quem quer que seja", desabafou o senador Aluízio Mercadante, líder do PT no Senado, ao se referir aos ataques do senador Mão Santa ao governador Wellington Dias. Para Mercadante, o Piauí foi fundamental pela Batalha do Jenipapo e está sendo importante para o desenvolvimento do país.

Marcelo Crivella defende governo

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) fez um longo discurso de saudação à Batalha  do Jenipapo e não perdeu tempo em defender os governos federal e do Piauí. Crivella fez elogios ao governador Wellington Dias e contestou o lado político do discurso do senador Mão Santa.

Mão Santa faz discurso político

Sem fugir ao seu estilo, o senador Mão Santa foi à Tribuna e além de falar da Batalha do Jenipapo, fez duras críticas ao governo e ao PT. Mesmo com o governador Wellington Dias na Mesa, Mão Santa se referiu aos petistas como "aloprados"; e mais: criticou  o Porto de Luis Correia, ferrovia, pontes, hidrelétricas e jogou duro ao se referir à Emgerpi como instituição que toma casas de mutuários inadimplentes

Senado lembra Batalha do Jenipapo

Com os três senadores piauienses na Mesa, o Senado Federal realiza audiëncia histórica para homenagear os heróis da Batalha do Jenipapo. O senador João Vicente Claudino, autor do requerimento, fez um detalhado discurso em homenagem à participação do Piauí na independência nacional. O senador piauiense foi aparteado pelo presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney.

Rompimento

O PRTB pode deixar a base de apoio ao prefeito Silvio Mendes na Câmara Municipal de Teresina. O vereador Major Paulo Roberto anda muito insatisfeito com o tratamento dado ao partido pelos aliados do Palácio da Cidade. A principal queixa do vereador é a expectativa frustrada de espaços na administração da capital. O PRTB participou da campanha de reeleição do prefeito Silvio Mendes. É o segundo conflito político que o prefeito enfrenta com sua base aliada no parlamento do município em apenas dois meses do segundo mandato; o primeiro foi com o PV, da vereadora Teresa Brito.

Portas fechadas

A crise financeira está deixando muitos prefeito à beira do desespero. Robert Paulo, de São João do Piauí, admite fechar setores administrativos da prefeitura para conter gastos e não atrasar salários dos servidores. No caso de Ipiranga do Piauí, a prefeita Iolanda Rêgo admite funcionamento em meio expediente. É o vale-tudo para enfrentar as quedas nos repasses do FPM.

Sem traumas

O secretário de educação, Antônio José Medeiros, não analisa como prejuízo para os governistas a existência de quatro pré-candidatos a governador. Segundo Antônio José, a polarização entre João Vicente Claudino e Wilson Martins é que causava estragos na base palaciana.

Posts anteriores