Cidadeverde.com

Novo Cidadão Piauiense

O presidente da Associação ProBrasil no Piauí, Uwe Weibrecht, receberá o Título de Cidadão Piauiense da Assembleia Legislativa,  dia 04 de fevereiro, a partir das 10h. A escolha do presidente se deu por unanimidade, indicado pelo deputado Fábio Novo. Uwe possui MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP; é historiador pela Universidade de Düsseldorf/Alemanha; e enfermeiro. Ele se destaca pelo  trabalho dedicado  à população carente do Piauí, através de projetos como a Policlínica de Picos e a reforma, ampliação e aparelhamento da Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Presidente do PT paulista em Teresina

Está em Teresina o vereador José Américo Dias, presidente do Diretório Municipal do PT de São Paulo. Nesta quarta-feira, 20, ele comanda o debate Avanços e Perspectivas do Projeto de Desenvolvimento do Brasil,  sobre o crescimento econômico e social promovido pelo governo Lula e os novos desafios para o futuro.

Preocupação

Professores da rede estadual preocupados com a abertura de novas escolas: "Quem vai trabalhar nessas escolas  que serão inauguradas? Com proposta de reajuste que só ultrapassa dois reais do salário mínimo, está meio difícil achar quem queira de verdade lecionar", afirma uma professora, via e-mail à coluna.

Data AZ: eleitor ainda não quer saber de eleição proporcional

Segundo o Instituto Data AZ, o desinteresse do eleitor na eleição para deputados federais e estaduais segue elevado. Dentre os nomes lembrados para deputado estadual, apenas o tucano Marden Meneses obteve mais que 1% de intenções de voto.  75,23% não sabem em quem votar e 1,47% declaram disposição de anular o voto. O momento da pesquisa Data AZ de janeiro revela que no universo de eleitores do Piauí, apenas 23,3% estão prestando atenção na política e têm nomes em mente para votar para deputado estadual.  Na corrida pelas 10 vagas do Piauí na Câmara Federal, cinco nomes tiveram mais que 1% das intenções de voto: Nazareno Fonteles (PT), Mainha (DEM), Júlio Cesar (DEM), com 1,47%, Marcelo Castro (PMDB), com 1,36% e Ciro Nogueira (PP), com 1,24%. Os indecisos chegam à espantosa marca 81,05%, que é um pouco menor que o número de novembro: 83,31%. Há 1,98% dispostos a anular o voto.

A disputa por vaga na Assembleia Legislativa

Marden Menezes (1,36%), Mauro Tapety (0,85%), Antônio Félix (0,79%), Lilian Martins, Henrique Rebelo, Hélio Isaías, Flora Isabel (0,74%), Fábio Novo, Rejane Dias (0,68%), Wilson Brandão, Warton Santos, Juraci Leite (0,62%), Nerinho, Kleber Eulálio, Roncalli Paulo (0,57%), João de Deus, Leal Junior (0,51%), Tadeu Maia, Robert Rios (0,45%), Themistocles Sampaio, Ana Paula, Cícero Magalhães, Fernando Monteiro, Nize Rego (0,45%), Firmino Filho, José Hamilton, Elza Bucar, Xavier Neto (0,34%), Luciano Nunes, João Madson, Sílvio Mendes, Tererê, Valério Carvalho, Ismar Marques, Valério Carvalho e Marllos Sampaio (0,28%).

Os mais lembrados para a Câmara Federal

Nazareno Fonteles, Mainha, Júlio Cesar (1,47%), Marcelo Castro (1,36%), Ciro Nogueira (1,24%), Hugo Napoleão (0,90%), Robert Rios, Paes Landim (0,74%), Heráclito Fortes, Assis Carvalho, Osmar Júnior, Elizeu Aguiar (0,57%), Átila Lira (0,45%) e Marllos Sampaio (0,40%). A  pesquisa foi feita de 10 a 14 de janeiro, em 49 municípios, com 1768 entrevistados e margem de erro de 2,33% para mais ou para menos.

Silvio Mendes revela condições para ser candidato a governador

O prefeito de Teresina esteve no último final de semana em Uruçuí. No discurso, durante a convenção do PSDB, Sílvio repetiu várias vezes: “Posso sim, sair candidato”, e revelou algumas condições para que isso aconteça.  Primeiro, Sílvio destacou  o compromisso consigo mesmo. Segundo o prefeito, sua candidatura não se dará por puro desejo ou vaidade e nem será vista como um presente. A segunda  condição é a relação com a população, que, diz ele: "nada acontece por acaso e se esta relação se mantiver, há sim, grandes chances de sair candidato". Isso, declara: dá força à 3ª condição: "junto ou só haverá um candidato". O prefeito de Teresina enfatizou várias vezes que a oposição não pode se omitir nesse processo eleitoral.

João Vicente condena pré-campanhas do PT e PSB

Para o senador e pré-candidato do PTB a governador, agendas ostensivas em busca de apoio popular prejudicam a unidade da base governista. Foi recado direto ao vice-governador Wilson Martins e ao secretário Antônio José Medeiros. O primeiro investe nas viagens ao interior para encontros políticos; o segundo participa de caravanas a partir do próximo final de semana. "Essas estratégias podem dificultar entendimentos na base governista", avalia João Vicente Claudino, que se considera prejudicado com as pré-campanhas dos aliados. "A escolha do candidato deve levar em conta a vontade do povo", disse o petebista.

PSDB não indicará candidato a Senador

A previsão é do vereador Firmino Filho, que aparece bem  nas pesquisas para Senador. Segundo o tucano, o PSDB apresentando o candidato a governador (Silvio Mendes), naturalmente as vagas de vice e senadores serão ocupadas por partidos aliados. Assim, Firmino Filho mais que confirma a candidatura do prefeito de Teresina. O anúncio é apenas uma questão de oportunidade.

Marcelo Castro aposta no consenso

O deputado federal  do PMDB não jogou a toalha em relação ao projeto de candidatura a governador. Segundo Marcelo, a acirramento político entre João Vicente Claudino (PTB), Antônio José Medeiros (PT) e Wilson Martins (PSB), poderá beneficiá-lo como candidato de consenso na base governista. Só assim, seu projeto seria politicamente viabilizado. 

Posts anteriores