Cidadeverde.com

Bases prestigiadas

Carlson Pessoa
Para o ex-deputado Antônio José Moraes Sousa os novos dirigentes do PMDB não podem esquecer as lideranças do interior, incluindo prefeitos, vereadores e até mesmo pmdebistas que estão sem mandato. O experiente Morais Sousa prestigiou a convenção do PMDB em Parnaíba e defendeu maior apoio às bases no interior, muito esquecidas nos últimos anos.

Itamar Franco no Piauí em janeiro

O ex-presidente Itamar Franco, hoje filiado ao PPS, e o deputado federal Roberto Freire, presidente do diretório nacional do partido, estarão em Teresina durante seminário político programado para janeiro. O PPS iniciará o debate interno para definir estratégia eleitoral para 2010. O ex-presidente Itamar Franco também receberá o título de Cidadão Teresinense, aprovado ainda na época  em que o engenheiro Henrique Pires era vereador na capital pelo PMDB. No plano nacional, o PPS faz parte do bloco Democrata-Reformador, unido ao DEM e PSDB. Itamar Franco é uma das alternativas da oposição ao governo federal para a vice-presidência, numa chapa encabeçada por José Serra. No Piauí, o PPS está dividido entre governo e oposição. O mais entusiasmado defendor do partido na oposição é o deputado estadual Antônio Félix, mas o presidente Valdemar Santos é mais cauteloso. "Vamos esperar o partido por inteiro decidir o caminho a ser percorrido em 2010", afirma.

O PPS no Piauí

A estrutura política do PPS no Estado envolve 07 prefeitos, 12 vices, 86 vereadores e 01 deputado estadual. Para 2010, o partido tentará ampliar representação no parlamento.

Na direção nacional

O presidente do PPS piauiense, Valdemar Santos, foi recentemente eleito membro da direção nacional do partido. No Estado, Valdemar divide com o deputado Antônio Félix o comando político do PPS.

Manin Rego: "PMDB não pode cobrar fidelidade"

O prefeito de Barras ainda não aparou todas as arestas com o PMDB por causa da filiação ao PSB da primeira-dama e pré-candidata a deputada estadual, Nize Rego. Para Naim Rego, os caciques do seu partido não podem cobrar fidelidade política, pois são inúmeros os casos de dobradinhas de pmdebistas com lideranças de outras legendas. Manin Rego citou até o caso de um deputado que tem um filho filiado a outro partido por orientação do pai.

PP só define posição em junho

O Partido Progressista confirmou que só define apoio a candidato a governador no final de junho de 2010, quando termina o prazo das convenções partidárias.
Segundo Júlio Arcoverde, da direção estadual do PP, atualmente o  partido está na base governista, mas não vai definir estratégia eleitoral agora.
 

Magistrados

A Associação dos Magistrados Piauienses promove em Teresina o XXIX Encontro de Magistrados do Piaui. O evento, que é tradicional no calendário da entidade, ocorrerá no período de 18 a 20 de dezembro e contará com diversas palestras de magistrados de todo o Brasil.

 

Inclusão digital

O deputado Ciro Nogueira (PP) vai apresentar emenda de bancada ao Orçamento Geral  da União para oferecer inclusão digital aos jovens estudantes de vários municípios do Estado. Ele acredita que a construção de telecentros de informática, por exemplo, deve contribuir com o desenvolvimento tecnológico dos municipios. O deputado já conversou com o governador Wellington Dias sobre a apresentação da emenda ao OGU de 2010.

Os nomes do PV para disputar o governo do Estado

O Partido Verde já decidiu: terá candidato próprio a governador em 2010, seguindo orientação nacional. Cleanto Jales (advogado),Deocleciano Guedes (professor),Ivaldo Fontinele (procurador) e Valdemar Rodrigues (professor) são as alternativas do PV piauiense para a disputa.

Posts anteriores