Cidadeverde.com

Campanha da Fraternidade na Assembleia Legislativa

Nesta segunda-feira (18), a partir das 10h, a Assembleia Legislativa do Piauí realiza sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2019, promovida em todo o país pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A sessão é proposta pela deputada estadual Teresa Britto (PV). Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, a Campanha da Fraternidade tem por objetivo geral chamar a atenção dos adeptos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. “A Campanha da Fraternidade é sempre um momento especial para reflexão, conscientização e, principalmente, para mobilização de todos na defesa de bandeiras essenciais para a vida, como, nesta edição, o fortalecimento das políticas públicas. Todos os cidadãos piauienses são convidados para essa homenagem”, comenta a deputada Teresa Britto.

Marcos Aurélio em duas comissões

O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, (MDB), garantiu vaga como membro titular em duas importantes comissões técnicas da Câmara Federal. O parlamentar vai atuar na Comissão de Finanças e Tributação e na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. 
“Estou satisfeito por ingressar como titular nessas duas comissões que vão de encontro com minhas áreas de atuação. Vou ficar vigilante em defesa dos interesses de nosso povo,” afirmou.

Silvio Mendes recebe convite para voltar ao PSDB

O convite foi formalizado pelo presidente estadual da sigla, Luciano Nunes, e pelo deputado Marden Menezes. A direção estadual tucana prepara estratégia eleitoral para 2020 e defende candidatura própria em Teresina. Mesmo reconhecendo a liderança do prefeito Firmino Filho na condução da sucessão no Palácio da Cidade, Luciano Nunes admite desconforto político na relação o gestor da capital. Silvio Mendes mantém ligações pessoais e políticas com Luciano Nunes e Marden Menezes. Os três prometem que estarão unidos na eleição de Teresina.
 

Themistocles anuncia concurso na Alepi

O presidente da Assembleia Legislativa anunciou durante sessão desta quinta-feira, 14, concurso público com 35 vagas em diversas categorias da estrutura administrativa do legislativo estadual. O certame será incluído na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que será aprovada no primeiro semestre deste ano e no Orçamento Geral do Estado para 2020. “O edital do concurso só será publicado com garantia de recursos prevista no orçamento da Assembleia Legislativa, que aprovaremos este ano”, explica Themistocles Filho. O presidente informou que o concurso reforçará o quadro de servidores da Alepi e gera oportunidades de emprego com estabilidade funcional em diversas áreas. 

Luis André busca apoio nacional para comandar PSL no Estado

O vereador da capital intensifica campanha para chegar à presidência estadual do PSL. A última investida de Luis André foi uma conversa com o vice-presidente nacional da sigla, Antônio Hueda, que ouviu propostas para o fortalecimento da legenda no Piauí para as eleições municipais do próximo ano. "Defendemos o partido forte no Estado, com candidatos competitivos a prefeito nos principais municípios; vamos lançar chapas fortes para as Câmaras Municipais", afirma Luis André. Até o começo de abril a direção nacional do PSL define a direção do partido no Piauí. Além de Luis André, Adriana Sousa e o pastor evangélico Mauro Silva também disputam a presidência estadual do PSL.

Iracema Portella na comissão de direitos humanos

A deputada federal Iracema Portella, (Progressistas), assumiu nesta quinta-feira, 14,  vaga de titular na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A parlamentar afirma que seu mandato sempre esteve à disposição das minorias e comemorou ao lado do presidente do Grupo Dignidade, Toni Reis, um dos notáveis militantes da causa LGBTI no país.

Elmano mostra cartilha a Bolsonaro

Marcos Corrêia/PR

O senador Elmano Férrer (PODE-PI) esteve reunido com o presidente Jair Bolsonaro na manhã desta quinta-feira,14, durante encontro de líderes do governo no Senado Federal. O parlamentar do Piauí entregou ao presidente a Cartilha do Ambulatório do Trabalhador. O programa, que foi implantado quando Elmano foi prefeito de Teresina, tem como finalidade oferecer consultas ambulatoriais em diversas especialidades e em horários diferenciados, de 18h às 22h, reforçando a política de atenção básica. 

Dr. Hélio defende botão do pânico nas escolas públicas

O deputado estadual Dr. Hélio (PR) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (14), para lamentar a tragédia na cidade de Suzano (SP), que vitimou dez pessoas, incluindo estudantes e servidores da Escola Raul Brasil, que chocou o país.

Na oportunidade, o parlamentar defendeu a instalação de um botão do pânico nas escolas públicas do Estado. “Vivemos em um ambiente de total imprevisibilidade e violência e, por isso, devemos reforçar a política de segurança nas escolas. Temos que proporcionar um ambiente melhor para todos aqueles frequentam a escola e encarar a educação como fator de transformação do nosso país. Vamos defender essa proposta de instalação do botão do pânico nas escolas piauienses para evitar que possíveis casos como este aconteçam em nosso Estado”, defende Dr. Hélio.

Outra filiação que irritou Firmino Filho

Se a adesão do suplente de vereador Ananias Carvalho ao PSD desagradou o prefeito da capital, a filiação do empresário Eduardo Draga Alano, que também é suplente e apoiou a reeleição de Firmino Filho em 2016, não foi bem digerida. Draga Alano trocou  o PRP pelo PSD, foi pra oposição em Teresina e será candidato a vereador em 2020. "Eu me filiei ao PSD por acreditar nas propostas do partido", afirma.
 

Regularização fundiária

Representantes de doze municípios do Polo da Planície dos Cocais participaram hoje da primeira audiência pública para apresentação da minuta do Projeto de Lei de Regularização Fundiária Urbana, em Piripiri promovida pela Corregedoria Geral de Justiça, através do Núcleo de Regularização Fundiária.
Segundo estimativas do Ministério da Cidades e da Organização das Nações Unidas, a região Nordeste chega a ter 80% dos seus imóveis não regularizados. Sem documentos que garantam a proteção ao direito de propriedade, a situação cria uma bola de neve que repercute negativamente na condição de vida das famílias e na economia dos municípios.
Serão doze audiências públicas em todas as regiões do Estado para instruir e estimular os municípios a fazerem sua própria Lei de Regularização. O Corregedor Geral de Justiça, o desembargador Hilo de Almeida, comanda os trabalhos.
 

Posts anteriores