Cidadeverde.com

Henrique Pires é nomeado para cargo no ministério das Cidades

O piauiense troca de ministério no governo do presidente Michel Temer. O Diário Oficial da União confirmou nomeação de Henrique Pires para ocupar o cargo de secretário nacional de saneamento ambiental do ministério das Cidades. Henrique Pires, que no atual governo já presidiu a Fundação Nacional de Saúde,  estava à frente da secretaria de estruturação do turismo, órgão do ministério do Turismo. A nomeação é atribuída ao PMDB da Câmara Federal, que ganha espaços no segundo escalão do governo.

Justiça bloqueia R$ 500 mil da prefeitura de São Raimundo Nonato

O retenção dos recursos foi orientada para pagamento de precatórios - decisões judiciais transitadas e julgadas. A prefeitura do município, segundo a prefeita Carmelita Castro (PP), deve cerca de R$ 18 milhões em precatórios - dívida herdada de gestões passadas. Carmelita Castro informou à coluna que os sequestros judiciais envolvem contas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), Saúde, Educação e outras fontes que compõem a receita do município.  Segundo Carmelita Castro, a herança financeira da prefeitura é a pior possível e compromete a qualidade da gestão pública em São Raimundo Nonato. "A situação é caótica; a dívida em precatórios inviabiliza ações da prefeitura em todas as áreas", afirma Carmelita Castro.
 

Terceira via em Brasileira

A oposição se dividiu no pequeno município da região norte do Piauí. O PRB, com aval da direção estadual da sigla, rompeu aliança política com Carmem Gean,  candidata derrotada na eleição de prefeito em Brasileira. O novo grupo denominado terceira via é liderada por Leôndidas Júnior, com apoio do deputado estadual Gessivaldo Isaias (PRB). O novo grupo político pretende se tornar força política de envergadura em Brasileira.

Vereadores visitam maternidade Wall Ferraz

O vereador Neto do Angelim (PSDC) integrou um grupo de parlamentares que estiveram no bairro Dirceu Arcoverde para conversar com a comunidade a respeito dos serviços da Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA). Na oportunidade, Neto reafirmou o apoio à melhoria e ampliação dos atendimentos, em especial nas UTI neonatais daquela casa de saúde. Os vereadores Zé Nito (PMDB), Gustavo Gayoso (PTC), Lázaro Carvalho (PPS) e Marcos Monteiro (PRTB), integraram a comissão.

Vereadores no Karnak

Após o encontro do governador com vereadores da capital que alinhavou parcerias em projetos para Teresina, tem sido frequente visitas de parlamentares ao Palácio de Karnak. A mais recente ocorreu nesta segunda-feira, 11. O vereador Joaquim do Arroz (PRP) foi recebido pelo coordenador de relações institucionais, Pedro Calisto e buscou apoio do governo em ações de expansão da internet pública e projetos de mobilidade urbana.

Jeová Alencar apoia veterinários

O presidente da Câmara Municipal de Teresina recebeu em seu gabinete dirigentes do Conselho Regional de Medicina Veterinária após sessão especial que tratou sobre temas relacionados à categoria. O presidente do CRMV, Wellington Dias, destacou a semana do médico veterinário que acontece em Teresina e o presidente da Câmara manifestou apoio do poder legislativo da capital.

OAB debaterá direito do idoso

O vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos, Bahij Amin Aur, estará em Teresina no dia 14 de setembro para ministrar a palestra “O Envelhecimento” durante o I Colégio Nacional de Presidentes de Comissões dos Direitos do Idoso da OAB, que acontecerá no Auditório da OAB-PI a partir das 09h. Além dele, representantes de dezenove estados da Federação também estarão presentes para debater a promoção, proteção e defesa do idoso.

Norberto Campelo admite candidatura ao governo

O advogado e integrante do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) informou à coluna que não descarta candidatura ao governo do Estado em 2018, conforme recente manifestação do senador Álvaro Dias (Podemos) publicada pelo Jornal Folha de São Paulo. "Acho que chegamos no limite. A política virou negócio e estão destruindo nosso país. No Piauí não é diferente. Chega de tanta iniquidade", afirmou Norberto Campelo, que se filia ao Podemos no inicio de outubro, assim que concluir mandato no CNJ. Para o presidente da sigla no Piauí, deputado federal Silas Freire, o advogado tem qualidades para se candidatar a qualquer cargo eletivo e não será obstáculo para eventual candidatura da legenda ao governo estadual. "Vamos decidir no momento certo", avisa o deputado, que confirma tendência de filiação do advogado em outubro. Para Norberto Campelo, a renovação na política é exigência da realidade nacional. "Temos que sair da zona de conforto e ajudar o país a se reinventar. É agora ou nunca", avalia.

Zé Filho intensifica agenda política

O projeto de retornar à Assembleia Legislativa está em plena execução. O ex-governador Zé Filho, presidente da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí) só falta definir filiação partidária, pois atividades políticas estão em ritmo acelerado. No final de semana, Zé Filho prestigiou festejos e visitou comunidades nos municípios de Luis Correia, Cajueiro da Praia e Piracuruca.  Foi recebido por lideranças políticas, comunitárias e demonstrou afinidade com suas bases aliadas na região norte. O ex-governador vai aguardar o desfecho da reforma política para acertar filiação, porém o campo de atuação já está escolhido: será oposição ao governo estadual e adversário do PT.
 

PDT prepara visita de Ciro Gomes ao Piauí

O presidente da executiva estadual do PDT, Flávio Nogueira, reuniu, nesta sexta-feira, 08, em Teresina, a ala jovem do partido para intensificar o planejamento da visita ao Piauí do presidenciável Ciro Gomes, confirmada para o dia 10 de outubro. Ciro Gomes será a principal atração da convenção estadual do PDT e reforçará palanque para campanha presidencial no  Piauí. A Juventude Socialista do PDT promete mobilizar a militância para o encontro com Ciro Gomes e o presidente da sigla no Estado investirá na participação de lideranças políticas da capital e interior. O PDT deve promover filiações para fortalecer candidaturas à Assembleia Legislativa e Câmara Federal. É provável que os pedetistas piauienses, com apoio de Ciro Gomes, anunciem pré-candidato ao Senado.

Posts anteriores