Cidadeverde.com

Ciência e agronegócio

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Estado do Piauí, com base em estudos e pesquisas científicas, apresenta na próxima segunda-feira (16)  de setembro, o estudo com a análise territorial do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Piauí.  O estudo aborda o tamanho a e localização por microrregião e por município das áreas destinadas à preservação da vegetação nativa no Estado. Foi realizado pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE) da Embrapa Territorial e será apresentado pelo pesquisador  Gustavo Spadotti (Embrapa Territorial, Campinas-SP).

Flávio Nogueira será o próximo filiado ao Progressistas

Ainda este ano o Progressistas terá 40% da bancada piauiense na Câmara Federal. Após a adesão de Átila Lira, o próximo filiado será Flávio Nogueira, punido pelo PDT por votar a favor da reforma da previdência. Margarete Coelho, Iracema Portella, Átila Lira e Flávio Nogueira representarão o Progressistas pauiense em Brasília. Com um senador, quatro deputados federais, cinco estaduais e a maioria dos prefeitos no Piauí, a sigla acumula força para as eleições municipais do próximo ano e a sucessão governador Wellington Dias em 2022. No plenário da Câmara Federal, o Progressistas já conta com 41 deputados e só fica atrás do PSL e PT.

Themístocles cumpre agenda em Brasília

Foto - ascomAlepi

O presidente da Assembleia Legislativa,  Themístocles Filho (MDB), cumpriu agenda parlamentar em Brasília. Na pauta, visitas a senadora Simone Tebet (MDB), ao governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB),  a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.  e aos senadores Marcelo Castro (MDB) e Elmano Ferrer (PODEMOS).   “Sempre venho à Brasília tratar sobre assuntos de interesse do estado do Piauí, que possam beneficiar a nossa população.”, disse o presidente da Alepi.

Petistas manifestam apoio à pré-candidatura de Fábio Novo

Foto - divulgaçãoPT

oto

Um grupo de dez pré-candidatos a vereador pelo PT de Teresina reforçou apoio ao projeto de candidatura do deputado estadual Fábio Novo a prefeito da capital. O encontro e manifestação dos pré-candidatos  foram  articulados pelo secretário de Organização da executiva estadual do PT, João Pereira, que é da mesma tendência do presidente da sigla, Assis Carvalho. A definição do candidato do PT a prefeito de Teresina promete disputas e polêmicas, envolvendo, principalmente, os diretórios do município e do Estado.

Franzé recua e assume pré-candidatura em Teresina

Foto: Divulgação

O deputado estadual petista recoloca nome à disposição do partido para ser candidato a sucessor do prefeito Firmino Filho. Franzé desistiu da candidatura após tentativa, sem sucesso, de evitar disputas nas eleições para diretórios do PT no estado e em Teresina. Nesta quinta-feira, 12, após encontros com lideranças do PT na capital, Franzé Silva decidiu recuar da decisão e reassume condição de pré-candidato a prefeito. “Estamos à disposição para construirmos alternativa política consistente e politicamente viável para Teresina”, disse.

 

Governador cobra empenho da base aliada

Foto - CCOM

Na última reunião do governador Wellington Dias com os deputados estaduais que integram a bancada aliada na Assembleia Legislativa, o clima foi de cobrança nos embates com a oposição. Com apenas quatro dos trinta parlamentares estaduais, a bancada oposicionista tem incomodado o Palácio de Karnak. O governador orientou os aliados para não deixar denúncias e críticas sem respostas e pediu empenho nos debates provocados pela oposição na Assembleia Legislativa, principalmente nas discussões e votações das mensagens que tratam de autorizações para novos empréstimos pretendidos pelo governo e que dependem de aprovação no parlamento estadual. A base aliada ao Palácio de Karnak conta com 26 deputados.

Médico cardiologista Ricardo Lobo acerta filiação ao PSL

Foto: Ascom PSL

A filiação do médico Ricardo Lobo confirmou filiação ao PSL e já está disponível para disputar a prefeitura de Teresina. No encontro com os dirigentes Luís André, presidente estadual, e Manoel Lopes, o médico acertou que vai se filiar no ato político que o PSL vai realizar em Teresina, no próximo sábado, 14.

O próximo conflito no PT

Passadas as eleições para os diretórios municipais e dos delegados ao congresso que definirá, em outubro, a composição da executiva estadual, um novo confronto promete movimentar as bases petistas no Piauí. O vereador Dudu Borges, derrotado na disputa pela presidência do PT no estado, assegura que a tendência Democracia Socialista, grupo que lidera no partido, ampliou de duas para três vagas na executiva, e de quatro para oito no diretório. Mas se depender do deputado federal Assis Carvalho, que será reeleito presidente estadual no congresso do partido, Dudu, atual tesoureiro,  não será nem vogal na nova direção do PT. Dudu e Assis trocaram muitas farpas na campanha eleitoral interna do partido.

Marcelo Castro quer MDB competitivo no interior

O senador Marcelo Castro, presidente estadual do MDB, iniciou operação política para fortalecer o partido no interior. O esforço é para manter o poder onde a sigla já exerce e ampliar a influência emedebista em mais municípios. Nesta segunda-feira, 09, o encontro de Marcelo Castro foi com lideranças do município de São José do Peixe, atualmente administrado pelo Valdemar Santos, filiado à sigla, mas distante do presidente Marcelo Castro. No encontro com o senador, Valdemar foi representado pelo vice, Lindon ‘Átila, que será o candidato a prefeito no próximo ano. A reuniu buscou aparar arestas do MDB municipal com Marcelo Castro e mobilizar o partido para a sucessão do prefeito Valdemar Santos.

Silvio Mendes nos planos do PSDB

No ninho tucano a sucessão do prefeito Firmino Filho já tem estratégia definida. Se os projetos de candidatura de Charles Silveira, Kléber Montezuma, Luciano Nunes  e Washington Bonfim, este com retorno ao partido, não decolarem, ou por aceitação popular ou pelo apoio político, o plano A do Palácio da Cidade será o ex-prefeito Silvio Mendes. Nos bastidores, tucanos avaliam que Silvio Mendes seria a mais viável e consistente alternativa para derrotar as oposições na capital. Aparentemente distante da política, o ex-prefeito já está sendo sondado para o possível cenário eleitoral do próximo ano.

Posts anteriores