Cidadeverde.com

Judiciário na regularização fundiária

CorregedoriadeJustiça

A Assembleia Legislativa aprovou esta semana a nova Lei Estadual de Regularização Fundiária, que agora segue para sanção do governador Wellington Dias. A nova legislação é também resultado do esforço  da Corregedoria Geral de Justiça, em parceria com o Interpi, através do  Núcleo de Regularização Fundiária. O Corregedor Geral de Justiça, desembargador Hilo de Almeida, agora concentra os esforços para auxiliar os municípios na aprovação das leis municipais. Em 2019, a CGJ realizou treze audiências públicas em todas as regiões do Estado para discutir os principais pontos novos marcos legais. Mais de 1500 pessoas, inclusive dezenas de prefeitos, participaram.

Deputada faz doação de imagem religiosa

divulgaçãomonsenhorgil

 

A deputada estadual Janaínna Marques (PTB) participou do aniversário de 56 de emancipação política do município de Monsenhor Gil e fez entrega solene de imagem do Menino Deus, símbolo religioso da cidade. A imagem foi instalada na praça da Igreja Matriz. No município, a parlamentar é aliada da vereadora Eliane Moura, que em março trocará o PRP pelo PTB.

 

 

Sucessão em Picos: Araujinho no PT

O empresário Francisco Araújo Filho, mais conhecido como Araujinho, assina ficha de filiação ao PT neste sábado, 7, em ato político que ocorrerá em Teresina. A filiação repercute como passo decisivo para confirmação da pré-candidatura do empresário na sucessão do prefeito Walmir Lima (PT). Araujinho ganha força política para emplacar o projeto eleitoral em Picos. O pré-candidato tem apoio até em setores da oposição, só falta cair nas graças do padre Walmir, que prefere a jornalista Maria Santana como candidata à prefeitura em 2020.
 

Agronegócio em alta

Aprosoja

Consolidado como principal âncora da economia nacional, o agronegócio brasileiro revela tendência de novo recorde na safra de grãos para o ano agrícola 2019/2020. Nos cerrados piauienses o plantio está em andamento, mesmo com o período chuvoso ainda irregular no sul do Estado. Esta semana, o presidente da Aprosoja-Piauí (Associação dos Produtores de Soja), Alzir Neto, foi homenageado na abertura da Expoapi com a medalha do mérito agropecuário.

Lei beneficia mulheres vítimas de violência

É de autoria do vereador Stanley Freire (PL) a lei, já sancionada pelo prefeito Firmino Filho, que facilita acesso de mulheres vítimas de violência doméstica a programas de moradia popular. As mulheres que sofrem violência doméstica, segundo o vereador,  terão 5% na prioridade de programaas habitacionais no município de Teresina. Foi o primeiro projeto de lei de Stanley Freire no mandato parlamentar na Câmara de vereadores da capital.

 

 

Themístocles e Dudu avaliam pesquisa eleitoral em Teresina

O presidente da Assembleia Legislativa e do MDB de Teresina conversou com o vereador petista Dudu Borges nesta quarta-feira, 04,  para avaliar números de pesquisa pré-eleitoral recente para a sucessão do prefeito Firmino Filho. O encontro revela sintonia política da oposição na capital já na pré-campanha. O esforço é para definição de uma estratégia comum dos partidos adversários da gestão tucana teresinense. O cenário com três candidaturas oposicionistas não significa palanques distantes na campanha eleitoral de Teresina.

MDB não quer relatoria da reforma da previdência estadual

Mesmo em alta na base aliada ao Palácio de Karnak, não está nos planos da bancada emedebista indicar o relator da reforma da previdência estadual que já tramita na Assembleia Legislativa. Defendem o petista Franzé Silva, que já foi secretário de Administração do Estado. Possível indicação de um parlamentar do MDB para a importante missão exigirá enorme esforço do núcleo político do governo.
 

PSC anuncia filiações em Teresina

A direção do partido confirmou para quinta-feira, 5, no plenarinho da Assembleia Legislativa, ato político de filiações de lideranças que disputarão mandatos na Câmara Municipal de Teresina em 2020. A meta é formar chapa competitiva de candidatos a vereador. O jurista Valter Alencar ensaia candidatura ao Palácio da Cidade. O presidente nacional do PSC, pastor Everaldo Pereira, participará do ato.

Declaração de Firmino agrada Luciano Nunes

O prefeito Firmino Filho corrigiu avaliação do vereador Edson Melo, presidente do PSDB em Teresina, sobre a escolha do candidato tucano para a sucessão no Palácio da Cidade.Segundo Edson, a tendência indica candidato que atualmente integra a gestão municipal. Firmino afirma que seguem na lista o ex-prefeito Silvio Mendes e o presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, que mantém nome à disposição do partido para disputar a prefeitura de Teresina no próximo ano.

Governo prepara reforma na previdência estadual

Roberta Aline cidade

O governador Wellington Dias informa que a proposta de reforma na previdência estadual está  pronta para ser enviada à Assembleia Legislativa. Pode chegar já nesta terça-feira,03. De acordo com as medidas propostas, o impacto no déficit da previdência, hoje em R$ 1 milhão/ano, pode chegar a R$ 200 milhões/ano. Outra adequação será na regra de transição, mais flexível em relação à reforma geral recentemente aprovada no Congresso Nacional. O governador Wellington Dias informou ainda, durante abertura da Expoapi 2019, que já iniciou entendimentos com a base aliada para assegurar  tramitação da matéria na Assembleia Legislativa ainda este ano.

Posts anteriores