Cidadeverde.com

Saiba por que a rotina de beleza asiática conquista tantas brasileiras

               

Imagem: Danielle Maciel

Os cosméticos asiáticos, fabricados especialmente na Coreia do Sul e Japão, conquistam cada vez mais usuárias brasileiras e também piauienses. A filosofia básica é investir em cuidados para exibir uma pele saudável e bonita e precisar de menos maquiagem para esconder imperfeições. A indústria asiática da beleza é rica em inovação e coloca diariamente nas prateleiras uma variedade inacreditável de produtos. Tudo para atender a famosa skincare asiática, de cerca de 10 passos, para higienizar, tratar e nutrir a pele do rosto, pescoço e colo.

 

 

Cushions coreanos - Foto: Danielle Maciel

Primeiro veio o BB Cream, depois chegou o CC Cream e, agora, vivemos a populrização das bases cushion. A embalagem, em formato de pó compacto, traz uma base de textura fina, guardada em uma almofada (daí o nome cushion – almofada em inglês). O acabamento é incrivelmente natural, tem na composição ativos benéficos à pele e ainda pode oferecer proteção solar altíssima – sendo excelente opção para retocar a proteção ao longo do dia.

 

Enfermeira Raquel Pinheiro - Fotos: arquivo pessoal

 

Especialista em cosméticos asiáticos, a enfermeira Raquel Pinheiro usa produtos coreanos e japoneses há 8 anos. Ela e uma amiga criaram em 2014 o grupo “Cosméticos Asiáticos” no facebook, que reúne quase 18 mil pessoas, compartilhando informações e dicas sobre o universo dos produtos orientais. Raquel explica que na rotina asiática cada produto tem uma função e as camadas de cosméticos são empilhadas na pele da textura mais leve pra mais encorpada.


“ O primeiro passo da rotina é a limpeza, muitas vezes, com dois ou três passos e produtos pra remover maquiagem, limpar a pele e esfoliar. Depois, as asiáticas usam produtos pra nutrir, hidratar, repor água e equilibrar o PH da pele. Então elas aplicam tônicos; essências (parecidos com os tônicos, ricos em nutriente, de textura muito fina, que penetram profundamente na pele); os séruns e tratamentos; em seguida aplicam seus hidratantes e produtos pra região dos olhos; produtos pras linhas, pras manchas, se for o caso. E finalizam com algo pra selar, a famosa sleeping mask, as mascaras noturnas, que estão chegando ao Brasil", detalha Raquel. 

 

  

Filtros solares e tônicos - Foto: Danielle Maciel

 

A variedade de ingredientes usada nos produtos é outro atrativo. Há uma gama muito grande de formulações, texturas e acabamentos. "Outro ponto é que os produtos não são somente cosméticos, têm ingredientes ativos, muitos da medicina tradicional oriental. E diversas pesquisas demonstram que os ativos usados são muito efetivos na pele”. completa Raquel Pinheiro.


Os filtros solares produzidos no Japão e Coreia do Sul já são utilizados por muitas brasileira e, inclusive, começam a ser recomendados por dermatologistas brasileiros. A cosmética é surpreendente, fácil de aplicar, com alta resistência ao suor e à água, e alguns conseguem controlar o oleosidade de forma incomparável, podendo inclusive ser usado como primer.

 

Imagem: instagram @cosmepedia

 

 Quais são os passos básicos?

 

Em todos os passos, evita-se a fricção agressiva e desnecessária à pele, com delicadeza na aplicação dos produtos e paciência para esperar o tempo de absorção e atuação de alguns ingredientes como vitamina C, por exemplo. Em resumo, seguem algumas dessas etapas. 

 

- Double Cleansing:  A dupla limpeza é o passo inicial para a higienização da pele, para retirada de impurezas, excesso de oleosidade, maquiagem e resíduos de cosméticos e protetores solares aplicados ao longo do dia. Nessa etapa, um óleo de limpeza especial é aplicado na pele em movimentos circulares para higienização por alguns segundos. Depois, é hora de passar água no rosto para o óleo emulsificar e sair da pele, deixando uma sensação de limpeza e frescor. Fechando a dupla limpeza, leva-se o rosto com sabonete ou espuma;

 

- Esfoliante: Nesta etapa, são aplicados produtos especialmente à base de ácidos, que ajudam a pele a se renovar, eliminando as celulas mortas e dificultando a obstrução dos poros. Pode ser na forma de tônicos e esfoliantes com grânulos para atrito na pele, por exemplo. Em linhas gerais, esfoliar a pele de 2 a 3 vezes por semana costumar ser o recomendado por dermatologistas. Peles sensíveis precisam de mais cuidados.

 

- Tonificar: É o primeiro passo de hidratação e de preparação para receber ingredientes de nutrição e de tratamento da pele, além de  ajudar a regular o PH, que pode se alterar pelo uso de sabonetes e outros produtos. Pode aplicar direto na mão e passar na pele delicadamente até

absorver. Tônicos sem álcool e com extratos botânicos costumam ser bem gentis com a pele, especialmente recomendados às sensíveis.

 

- Essências: É um dos passos queridinhos da rotina asiática. O produto, com consistência bem líquida, carrega nutrientes específicos que penetram com mais facilidade, alegam os fabricantes. Colaboram com o aumento da umidade da pele e têm absorção em segundos! Aplicar também com as mãos dando batidinhas.

 

-  Séruns e Ampolas: São usados na etapa de tratamento da pele, contêm nutrientes em maior concentração para cuidar de problemas como acne, envelhecimento, manchas, oleosidade excessiva, e por aí vai. São cosméticos de maior valor agregado. A regra é aplicar do produto de consistência mais rala para a mais espessa. 

 

- Creme para os olhos: Cosméticos formulados especialmente para nutrir a delicada pele ao redor dos olhos, onde costumam se desenhar

as primeiras linhas finas, muitas vezes, antes dos trinta anos.Aplicar com muita suavidade, sem puxar ou esfregar, dando batidinhas até a absorção. 

 

- Hidratação: Etapa fundamental que ajuda a pele a reter agua e nutrir, o que colabora para exibir viço, brilho e aparência saudavel. Deve-se, claro, usar hidratantes específicos aos tipos e necessidade da pele. Formulações mais encorpadas, contendo ingredientes como manteigas e óleos, são mais adequados a peles secas, por exemplo.

 

- Proteção solar: Uma das etapas mais importantes para proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação solar, que causam manchas, risco de câncer e colaboram para acelerar o envelhecimento precoce da pele. Ter atenção especial à quantidade aplicada para atingir a fotoproteção que diz a embalagem e esperar 30 minutos antes de se expor ao sol.

 

- Mascaras faciais: Usadas entre 2 a 3 vezes por semana. São feitas de tecidos, embebidos com ingredientes hidratantes, que devem permanecer em contato com a pele em média por 20 minutos. Usar antes do filtro solar durante o dia. Á noite, durante a etapa de hidratação, podendo ser aplicada antes do último creme.

E os preços?


Os valores são muito convidativos especialmente das marcas mais populares. Uma das essências mais vendidas no Japão, que contém diferentes tipos de ácido hialurônico, Vits C e E, por exemplo, custa em média 40 reais, sem os impostos de importação, comprando direto da Ásia. Se você não quer esperar tanto pelos produtos, pode comprar de diversos sites à pronta entrega de São Paulo, Paraná, Goiás e Santa Catarina e também de lojinhas do instagram (procure a rashtag #cosméticosasiáticos).

 

Onde buscar mais informações?

 

- Em primeiríssimo lugar, o grupo de facebook "COSMÉTICOS ASIÁTICOS";

- No instagram, recomendo os perfis especializados no assunto em português, com explicações sobre passos, ingredientes e reviews sinceros de produtos: @cosmeasia; @kelzudinha ( nossa entrevistada neste post); @rafaeldiascosta, o perfil recentemente criado @cosmepedia e o da médica @peledeimperatriz ( que fala de diversos produtos e também faz reviews de cosméticos asiáticos).

- Pra descobrir os ingredientes dos produtos e ler algumas avaliações também ( em inglês): site http://www.cosdna.com/.

- Sites com reviews de produtos ( em inglês): www.sokoglam.com; e www.ratzillacosme.com