Cidadeverde.com

Dermatologista explica benefícios da água micelar

                                               

Foto: pexels           

 

Um cosmético prático de usar, que promete limpar a pele com suavidade e que conquista espaço no ritual de beleza de muitas mulheres: a água micelar. Criado na frança, o produto surgiu para poupar a pele do contato direto com a água da torneira, que, em algumas pessoas, pode agravar problemas como rosácea, dermatite, além de provocar ressecamento na pele.

O líquido aquoso e transparente promete remover maquiagem, limpar o rosto de forma gentil e acalmar a pele, sem precisar de enxágue. Como o nome já diz, a água micelar é composta de micelas, moléculas responsáveis pela função de limpeza da pele, como explica a dermatologista Daniella Spinato.

                            

Dermatologista Daniella Spinato - Foto: Arquivo Pessoal

 

 “ As micelas são microgotas de tensoativos invisíveis, que conseguem envolver a sujeira e retirá-la da superfície da pele juntamente com a água. Cada micela tem dois polos: um, que é solúvel na água; e outro, que funciona como uma espécie de íma atraindo sebo, suor, maquiagem e poluição. Dessa forma, a função da água micelar é de limpeza de pele, indicada também para remover a maquiagem”.

A maioria das águas micelares costuma não conter álcool, corantes, sabão e parabenos, tornando a formulação muito suave e, por isso, tão recomendada às peles sensibilizadas. Popularizado, o cosmético ganhou versões com ingredientes específicos para atender também às necessidades  de peles secas e das oleosas.

A dermatologista Daniella Spinato orienta escolher agua micelar que tenha formulações menos carregadas e, melhor ainda, se tiver extratos botânicos. 

“ A escolha da melhor água micelar deve ser direcionada de acordo com o tipo de pele de cada um: seca, oleosa, ou sensível.  Sempre lembrando de buscar fórmulas com poucos ingredientes, ou seja, fórmulas minimalistas e sem fragrâncias”.

Foto: Pexels

 

Dicas de uso

- Água micelar pode substituir o uso do sabonete a qualquer hora do dia e não somente ao acordar. Pode ser usada, por exemplo, para remover a oleosidade do rosto antes de reaplicar o filtro solar;

- Dá pra aplicar água micelar no rosto com discos de algodão, com o uso das mãos ou até colocando o produto em um potinho e borrifando direto na pele; 

- A água micelar pode ser uma ótima opção quando se está em lugares em que não há água de qualidade à disposição ou durante os deslocamentos de viagem;

-  A água micelar NÃO substitui o uso de produtos com outras funções como tônicos, hidratantes e cremes anti-idade;

-  Observe seu tipo de pele e como harmonizar o produto com os demais passos da rotina;

- A água micelar não precisa virar item obrigatório na nécessaire para todas as pessoas.


“ Apesar de todos os benefícios, a água micelar não deve ser encarada como um item obrigatório, de uso diário, para todas as pessoas. Existe essa tendência, essa moda, mas você precisa avaliar realmente se a sua pele tem necessidade ou não de utilizar o produto”, finaliza a Dermatologista Daniella Spinato.