Cidadeverde.com

A força da linguagem corporal nas negociações

Foto: Pexels

No local de trabalho ou em reuniões para fechar negócio é fundamental saber projetar suas opiniões, não abrir mão de seus valores e demonstrar autoridade. Ainda mais pra nós, mulheres, que estamos cada vez mais inseridas em espaços e discussões antes ocupados apenas por homens. Mas você sabia que a linguagem corporal pode ajudar você a ter mais sucesso em algumas situações profissionais? 

Vamos às dicas para ajudar você a transmitir autoridade e confiança de forma sutil. As orientações são dos livros: a “Linguagem Corporal no Trabalho”, de Allan e Barbara Pease, e “Seu Corpo Fala no Trabalho”, de Sharon Seilor.

- A voz tem papel essencial para comunicar poder e credibilidade. Procure articular palavras com clareza e falar em ritmo tranquilo. Outra dica é fazer pausas rápidas e respirar com calma entre as frases.

- Vencer o jogo de poder, envolvido numa conversa de negócios, também passa pela maneira de encarar a outra pessoa. E, nessa hora, o aperto de mão, bem mais que uma forma de cumprimento, precisa ser firme e seguro.

- Outra orientação é evitar respirar de forma acelerada e superficial, isso dá a impressão de que você está nervosa ou desconfortável com algo.

- Esteja atenta também à postura, evite sentar com coluna curvada e ombros caídos.

Para exibir autoridade e estar mais preparada pra negociar, você precisa mostrar ao outro que está confiante, sem ansiedade e tem domínio da situação, explica a Master Coach de carreira, Raissa Guanieri.

Coach Raissa Guanieri - Foto: divulgação instagram

“ É crucial que as mulheres se preparem pras negociações.  Por muitas vezes, acreditamos que aquilo que é dito numa negociação é que vai definir o rumo das decisões. Mas as pesquisas indicam que o nosso poder  de persuasão numa negociação está muito mais vinculado à comunicação não verbal, ou seja, às nossas posturas e às expressões faciais do que aquilo que é dito” afirma.

As roupas que escolhemos para usar no ambiente profissional também transmitem mensagens que podem ajudar você nas negociações. Quem nos traz dicas do que vestir no trabalho é a personal stylist Vivian Barroso.

 

Personal Stylist Vivian Barroso - Foto: divulgação instagram 

- Na hora de transmitir uma imagem mais imponente, é importante que você se utilize de tecidos mais rígidos e estruturados. Os tecidos muito molengas passam uma imagem de relaxamento, de descontração, que não é tão importante nesse momento. A alfaiataria é sua aliada nessa ocasião.

- Cuidado com cores muito fortes ou abertas. Elas podem tirar a atenção do que você quer falar. Então, o ideal nesse momento é que você use cores  sóbrias, que transmitem poder.

- É importante que dentro do seu look tenha algum ponto menor, que carregue informação de moda. Pode ser uma bolsa, sandália ou acessório. Mas cuidado para não ser algo muito chamativo. Assim, se você tem um centro, ou seja, a maioria, o look, mais formal, e tiver também algum elemento de moda, isso vai dizer que você é uma pessoa em quem se pode confiar e que também está atenta ao que acontece no mundo e está atualizada.

Então, arme-se dessas dicas, vista coragem e mostre o poder que você tem.