Cidadeverde.com

Como preservar cosméticos no B-R-O-Bró

Foto: Pexels

As altíssimas temperaturas durante os meses do B-R-O-Bró exigem cuidados extras para preservar a integridade de cosméticos, produtos de higiene e maquiagem, mantidos em casa ou transportados conosco ao longo do dia. 

Cosméticos em geral são desenvolvidos para atuar na faixa de temperatura entre 18° e 25°C graus, para garantir a estabilidade de sua formulação. Acima disso, a aparência do produto pode mudar e eficácia dos ingredientes pode ficar comprometida.

“Quando falamos, por exemplo, de uma emulsão, creme ou gel-creme, eles têm uma certa consistência, que mantem suas características de espalhabilidade e de eficácia. O aumento da temperatura, principalmente, na casa dos 40°C graus, pode diminuir essa viscosidade, então, aquele creme consistente passa a ficar fluído”, explica Márcio Guidoni, farmacêutico, especialista em desenvolvimento de produtos cosméticos.

Foto: Pexels

Uma das primeiras medidas para proteger os produtos do calor é guardá-los corretamente, respeitando as necessidades específicas de refrigeração em alguns casos. De maneira geral, os produtos podem ser mantidos em temperatura ambiente, desde que, mais homogênea, não ultrapasse os 30° C, seja um local fresco e arrejado e fora da incidência direta da luz solar, conforme explica o farmacêutico Marcio Guidoni.

Porém, alguns cosméticos com ingredientes como Ácido Retinóico, Retinol, Vitamina C, Ácido Hialurônico e Coenzima Q 10 precisam ser armazenados sob refrigeração.

“Alguns produtos são o que chamamos de termolábeis, ou seja, perdem sua eficácia com aumento da temperatura. Por isso, precisam ser armazenados na geladeira numa faixa de temperatura entre 8 e 10° C graus. Isso garante o aumento da vida útil desse produto, evitando sua decomposição”, detalha Guidoni.

 

Atenção! Não guarde cosméticos no carro! Um dado muito interessante diz que, à temperatura ambiente de 40° C, um cosmético deixado dentro de carro pode chegar a 70°C grau de temperatura em seu interior! Um caminho aberto para contaminação!

 

Farmacêutico Marcio Guidoni Foto: Arquivo Pessoal

 

Dicas extras do farmacêutico Marcio Guidoni

- Se o banheiro tiver passagem de ar e proteção contra a incidência direta da radiação ultravioleta, dá pra guardar os cosméticos nesse ambiente, basta ter uma temperatura mais homogênea, não acima de 30 °C;

- Não deixar itens de higiene pessoal na basculante ou sacada do banheiro, sujeitos à incidência direta da radiação solar. Um dos primeiros sinais do prejuízo é que, com o tempo, o produto em embalagem transparente vai perdendo a cor;

- A atenção precisa redobrada quanto à data de validade dos produtos. É dentro dessa faixa de tempo que os fabricantes garantem que os cosméticos, em sua maioria, compostos por  água e gordura, permaneçam resistentes e nenhum micro-organismo prolifere ali;

- Umas das maneiras de saber se um cosmético perdeu sua eficácia e está se degradando é observar a aparência do produto ao longo do tempo. Um creme que era consistente, espalhava bem, começou a ficar muito fluido; ou se apresentava uma coloração branca, mais opaca e passou a exibir um tom mais amarelado ou amarronzado, pode ser sinal de degradação de algum ingrediente. Nesse caso, a recomendação é suspender o uso;