Cidadeverde.com

Vídeo: participação em olimpíadas ajudam na preparação para o Enem

O "Vá Bem no Enem" ressalta que a participação em olimpíadas - como as de Matemática - ajuda na preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O tempo voa e daqui a quase três meses mais de 5,1 milhões de candidatos deverão fazer a prova do Enem neste ano.  Até lá, qualquer boa oportunidade é uma ótima chance para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Os estudantes Matheus Silva e o Aderson Soares estão entre os milhares de candidatos que buscam uma vaga no Ensino Superior por meio do Enem 2019. "Ultimamente, venho me empenhado em fazer questão e sobretudo revisar os assuntos que os professores já passaram", disse Matheus. O Aderson também comentou que está focando na resolução de questões, mas também fica de olho na revisão da teoria "para ter maior segurança na hora de fazer o exame". 

Quando possível, os estudantes aproveitam os conhecimentos para fazer a Prova Canguru de Matemática, Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira de Física, Olimpíada Nacional de Ciência e Olimpíada Nacional de Astronomia, que são as mais disputadas no Brasil. 

O Matheus, por exemplo, já conquistou nove medalhas em olimpíadas. "O aluno que estuda mais é capaz de ser agraciado com uma medalha, algum certificado. Ele acaba se aprofundamento mais em alguns assuntos, sabendo mais que os outros e simples questões, por exemplo, que é comum no Enem tornam-se fáceis para ele".

Para o diretor do CEV, José Teixeira, as olimpíadas estimulam os alunos a ter um raciocínio mais rápido e lógico.  "Além disso, eles se sentem mais valorizados, quando fazem uma competição como essa e chegam na medalha. Eles acreditam que são capazes".