Cidadeverde.com

Enem: lazer ajuda no rendimento, diz psicóloga

Psicólogos alertam para a importância de reservar momentos de descontração na rotina de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conciliar estudos e momentos com os amigos e a família é importante para aumentar a concentração e o rendimento, fortalecendo o equilíbrio emocional.

“O adolescente precisa pausar, como tudo em nossa vida, momentos de lazer e momentos de dedicação. É como se fosse um prêmio por muitas horas de estudo, muitas horas de dedicação. É extremamente importante manter isso, com uma organização, com um planejamento de rotina”, explica Laysa Minerva, psicóloga do Grupo CEV.

Aprovada na Academia da Força Aérea Brasileira, a estudante Renatha Campos é um exemplo de que é possível se dedicar reservando um tempo para os amigos. “Quando eu estou muito estressada dos estudos, procuro sair para o shopping. Da escola mesmo eu venho para cá, assisto um filme, retorno e estudo. Assim fico mais relaxada”, conta a jovem que vai enfrentar o Enem para Engenharia Aeroespacial.

Foto: Reprodução/TV Cidade Verde

A mãe de Renatha, Clésia Campos, percebe a diferença que esses momentos fazem nos estudos da filha em casa. “Eu vejo que ela pega o livro de forma alegre e ela passa horas sem até perceber que tá estudando. É porque ela relaxou antes, ela tirou aquele peso, viveu o momento. A idade que ela tem, ela precisa disso”, conta a mãe.

A menos de dois meses para o Enem, os momentos de descontração devem estar presentes na rotina de modo organizado. “Com estratégia, dá sim para ter boas rotinas de estudo, um bom rendimento, ter a tão sonhada aprovação e manter as amizades e os momentos com a família”, conclui a psicóloga.

Valmir Macêdo
[email protected]