Cidadeverde.com

Enem: aplicação das disciplinas no dia a dia ajuda estudantes

Quem sonha em ingressar pelo Enem em cursos da área da Saúde, como Medicina, deve ter atenção redobrada na área de Ciências da Natureza. O exame conta com 45 questões da área sendo 15 delas de Química, 15 de Física e 15 de Biologia.

A estudante Beatriz Ravena sempre quis cursar medicina. Ela dá dicas de reforçar os estudos nas disciplinas com mais dificuldades. “Física eu tenho um pouco mais de dificuldade então eu tento destinar mais do meu tempo. Química e biologia eu já me saio melhor desde o ensino médio então a minha dica é dedicar o tempo pra elas”, aconselha a jovem. 

O professor de Física do Grupo CEV, Pedro Netto, explica que o segredo para ter mais afinidade com as disciplinas tidas como vilãs é trazê-las para o cotidiano dos alunos.  

“A estratégia principal é trazer esses conteúdos para o dia a dia deles (alunos). Mostrar que o que ele está estudando em física, como por exemplo a eletricidade, está na casa dele, num circuito elétrico. O que está estudando em óptica, está no próprio olho dele. É trazer este conteúdo que muitas vezes era dado de uma forma errônea, privilegiando a decoração de fórmulas, trazer para o dia a dia dele”, explica

De acordo com o professor, o Enem destaca questões com aplicabilidade prática. “O aluno que souber das fórmulas mas não souber aplicá-las em uma situação problema vai ter sérias dificuldades”, aponta.

Os professores reforçam a necessidade de atentar para alimentação, descanso e horas de lazer

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com