Cidadeverde.com

Vídeo: dicas para manter a calma às vésperas da prova do Enem


A psicóloga Layse Policarpo participou nesta terça (08) do quadro Vá Bem no Enem e esclareceu as dúvidas mais frequentes sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes às vésperas das provas do Enem. Ela ressaltou que o descanso e o sono ajudam a manter a concentração e controlar a ansiedade com a aproximação do exame.

"Nós costumamos dizer que o descanso, principalmente o sono, é uma ferramenta de aprendizagem. Então, é importante que eles tenham esse tempo e o sono adequado, inclusive para consolidar o estudo que teve anterior a esse período", disse. 

Sobre o tempo de sono adequado, a psicóloga ressaltou que o ideal é de seis a oito horas. "Nós sabemos que muitas vezes é difícil completar as oito horas por conta da carga horária de estudo, e de outros afazeres e atividades físicas.  Mas, pelo menos, seis horas de sono", recomendou.

Layse também falou sobre os crises de ansiedade e insônia, que interferem no sono. "É começar a fazer mais exercícios de relaxamento e de respiração. Então, nós indicamos que a pessoa busque inspirar em três a quatro segundos e expirar em seis ou sete segundos, de modo que a expiração seja sempre o dobro da inspiração, para ir relaxando e o corpo se equilibrando para dormir". 

Confira mais recomendações e dicas no vídeo acima. 


Foto: Yasmin Cunha