Cidadeverde.com

Enem: revisões mais leves são indicadas para véspera de provas

A cinco dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a recomendação para os estudantes é pegar leve nos estudos e priorizar o emocional. No Vá Bem no Enem desta terça-feira (29),  professores e psicólogos orientam a revisar o conteúdo de um jeito mais leve e trabalhar a mente.

Segundo a psicóloga do grupo CEV, Lisa Minerva, a melhor forma de lidar com a tensão típica da véspera de provas é canalizar as energias. 

“Não é incomum que em momentos de estresse, em véspera de provas, em véspera de concurso, véspera de entrevista de emprego, você se sinta um pouco mais pressionado. É realmente a hora de você trabalhar o seu pensamento.  Não é incomum que venham pensamentos disfuncionais como: ‘Será que vai dar certo?’”, alerta.

A especialista orienta os candidatos a relembrar a trajetória de estudos. “Você decide que você se preparou para este momento, faz toda uma retrospectiva da sua caminhada, foca no que realmente foi positivo no seu processo”, aconselha Lisa.

Buscando a aprovação no Enem há quatro anos e enfrentando a forte concorrência, o estudante Guilherme da Silva Santos explica como tem quebrado a tensão ao longos dos últimos anos.

“Eu procuro não  estudar de maneira excessiva porque todos tivemos um ano extremamente dedicado nos estudos e isso desgasta muito a gente. Recomendo que as pessoas não passem dos seus limites, procurem descansar a mente, descansar o corpo, se alimentar para que elas possam chegar na prova fisicamente bem e psicologicamente bem”  

Lisa Minerva também assinala para um contato mais próximo com amigos e familiares e buscar conteúdos que ajudem no Enem mas que tenham uma linguagem mais recreativa, como filmes e séries. “É um momento de se focar em revisões, de se trabalhar emocionalmente, de ficar um pouco mais com a família”, conclui. 

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com