Cidadeverde.com

Enem: confira dicas do que levar e de como não se atrasar no dia da prova

Com a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando, muitos candidatos se preparam para evitar contratempos e chegarem aos locais de prova com a devida antecedência. É o caso do estudante Guerreiro Neto mora no bairro de Fátima, na zona Leste de Teresina, e vai fazer o exame no Mocambinho, na zona Norte.

Guerreiro conta com o apoio da família que vai com ele até o local de prova dois dias antes do exame. Tudo isso para não ter erro na chegada ao local, que fica a 11 Km de sua residência, no domingo (3). “Sexta e sábado vou com os meus pais para ver o melhor percurso e chegar lá cedo e fazer uma boa prova”, disse

O atraso de dezenas de candidatos vira piada entre os candidatos e é conhecido como “show dos atrasados”. Muita gente deixa para cima da hora e acaba chegando após o fechamento dos portões. Este ano, a novidade é que não haverá horário de verão.

Foto: Reprodução TV Cidade Verde

Além do horário, outro ponto que merece atenção são os pertences que podem ser levados no dia da prova. A documentação oficial com foto é obrigatória. Para quem foi assaltado, pode fazer um boletim de ocorrência com validade de 90 dias, que será somado a dados biométricos coletados no dia da prova para comprovação da identidade do candidato.

A caneta esferográfica preta é a que deve ser usada na resolução da prova e resposta do cartão. O tubo deve ser transparente.

É proibido deixar o local com cartão resposta, folha de redação e folha de rascunhos. O caderno de questões só pode ser levado pelo candidato 30 minutos antes do fim do horário da prova. O candidato também só poderá deixar a sala 2 horas depois de iniciado o tempo de aplicação.

Aparelhos de telefones podem ser levados mas terão que ser desligados e lacrados em um envelope disponibilizado pela organização que aplica o exame. 

Valmir Macêdo (Com informações da TV Cidade Verde)
valmirmacedo@cidadeverde.com