Cidadeverde.com

Enem: professores comentam expectativa para as questões da primeira prova

Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Neste domingo (3), os candidatos fazem as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio. No Piauí, cerca de 122 mil alunos estão inscritos para a prova deste ano. 

O professor Marcelo Lima, do CEV, explica que as questões de Ciências Humanas vão exigir as habilidades resolutivas dos alunos, em contexto temporal ao tema. 

"A prova de ciências humanas vem relacionada a três tipos de questões: fenômenos, situações problema e solução. O candidato é convidado a dar a melhor solução, identificar o fenômeno ou a situação-problema"

Lima também conta que há um indicativo de que questões polêmicas não apareçam nesta edição. “A questão ideológica, a questão de classe social é uma expectativa de que possa ocorrer uma mudança. Mas prova do nosso Enem atende a eixos cognitivos, a habilidades e competências, ou seja, o conteúdo, a forma de abordagem, a estética da prova, ela vai se manter”.

Já a professora de Linguagens, Flávia Leda, conta que os alunos devem estar preparados para uma prova com muita leitura. "São 45 questões de linguagens. Então, no mínimo, 45 textos. É preciso tomar cuidado para fazer a leitura e a interpretação".

Sobre as questões, ela citou que deve cair figuras de linguagens e uso de conectores. Flávia Leda contou que a prova deve ser democrática, com questões do nível mais fácil ao difícil. "Acredito que não venha nada que o aluno não esteja preparado".

Carliene Carpaso
carlienecarpaso@cidadeverde.com