Cidadeverde.com

Enem: locais de prova registram falta de energia e música alta no Piauí

Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Ampliadas às 8h, desta segunda-feira (04)

Algumas ocorrências policiais foram registradas no Piauí durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3). Em boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do Centro de Comando e Controle do Piauí, foram informadas queda de luz, música alta e problemas de saúde na capital e no interior.

Três locais de prova tiveram problemas com falta de fornecimento elétrico. Os casos foram registrados em Teresina, na Escola Lourival Parente e em Parnaíba no Centro Estadual Tempo Integral. Em Canto do Buriti, no Sul do estado, duas escolas tiveram queda de luz. Candidatos da região que fizeram prova no Centro Estadual de Educação Profissional Maria Chaves e na Unidade Escolar Osair Valente passaram por esse imprevisto.

De acordo com o Centro de Comando e Controle do Piauí, mesmo com a falta de energia elétrica em alguns pontos do estado, em nenhum local a aplicação da prova foi suspensa. 

Em Amarante, uma candidata sentiu tontura e um atendimento médico foi acionado. O caso ocorreu no Centro Educacional de Ensino Integral Polivalente. A estudante passa bem.

Em Parnaíba, a polícia foi acionada após uma música alta na vizinhança prejudicar os candidatos na Escola Municipal São Francisco dos Capuchinos. Já na cidade de União, também no interior do estado, um homem identificado como Pedro Henrique Castro Gomes foi preso. De acordo com o 16º BPM, ele estaria com o som do carro muito alto atrapalhando os candidados que faziam provas na Unidade Escolar Barão de Gurguéia. Ao ser colocado na viatura, ele ainda teria dado vários pontapés e dito palavras de baixo calão contra os policiais. 

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí informa que está alinhada com a Coordenação Geral do ENEM desde antes da realização do exame, com o objetivo de assegurar as melhores condições de fornecimento aos locais de prova e que as ocorrências registradas neste domingo (03.11) foram pontuais e solucionadas a tempo, sem prejuízo para a realização das provas. 

No caso do município de Canto do Buriti, a interrupção no fornecimento foi causada por um defeito na Linha de Transmissão que vai da Usina Fotovoltaica Sobral à subestação daquele municipio. Todos os recursos disponiveis estão sendo empregados na recuperação do sistema e o restabelecimento do fornecimento o mais breve possível. 

 

“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” é o tema da redação em 2019

Pais denunciam falta de organização na aplicação do Enem em Teresina

Namorado pega moto emprestada para entregar RG de estudante

Foto com proposta da redação do Enem vaza minutos após início da prova

Candidatos chegam aos locais de prova para o início do Enem 2019

 

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidade.com