Cidadeverde.com

Enem: professor dá dica para ganhar tempo nas questões de matemática

No próximo domingo (10) será a vez da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abordar as 45 questões de ciências da natureza e as 45 questões de matemática . Ponto fraco de muitos estudantes, os números são apresentados na prova diante de textos e tabelas.

Com um tempo mais reduzido para responder ao caderno de questões - são apenas 5 h no segundo dia de prova -, os estudantes podem contar com uma dica importante dada pelo professor Neto Ceará, em entrevista ao Jornal Cidade Verde desta segunda-feira (4).

Foto: Yasmin Cunha/Cidadeverde.com

Segundo o professor do Grupo CEV, a cada ano as provas de matemática tem sido menos interpretativas e mais conteudistas, ou seja, exigindo maiores habilidades dos alunos para o cálculo e raciocínio. Ele dá uma dica valiosa para quem quer ganhar tempo na prova. 

"A gente orienta que se a prova traz um texto um pouco maior, a gente orienta que o você vá logo para o último parágrafo, para a pergunta. Se você leu a pergunta, você vai focar melhor naquilo que o texto está dizendo de mais importante”, disse. 

Ainda de acordo com Neto, cerca 80% da prova cobra conteúdos do Ensino Fundamental e por conta disso é importante revisar assuntos como regra de três, porcentagem, juros, proporcionalidade, dentre outros como estatísticas e interpretações de gráficos e tabelas.

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com