Cidadeverde.com

Professores dão dicas e falam da expectativa de assuntos para 2ª prova do Enem

Foto: Cidadeverde.com 

Há pouco tempo dos candidatos realizarem a segunda prova do Enem, neste domingo (10), professores dão dicas e reforçam orientações para que eles façam um bom exame e conquistem a tão sonhada vaga no Ensino Superior. As dicas vão desde o não esquecer os documentos pessoais, a caneta preta até possíveis assuntos que poderão estar presentes nas provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Para o diretor pedagógico geral do CEV e professor Neto Ceará, a dica agora é o aluno relaxar, descansar e se concentrar para a prova. Além disso, ele recomenda que os candidatos tenham uma alimentação leve, separe a caneta preta com tubo transparente e os documentos de identificação necessários para entrar no local de prova.

Mas, se o aluno mesmo com o pouco tempo tenha interesse em olhar algum material, o professor orienta dar uma última olhado na parte de Estatística. "Então, se o aluno quiser no caminho de casa (ao local de prova) ler alguma coisa, eu indicaria esses assuntos: média, moda e mediana porque com certeza esse assunto estará na prova do Enem".

Química

Já o professor de Química, Jurandir Filho, a dica de última hora é dar uma olhada nas questões ambientais, principalmente os tratamentos da água e do lixo, e até mesmo os temas envolvendo a radioatividade. "As questões que envolvem meia vida são sempre pertinentes na prova do Enem".

No que se refere à Química Orgânica, a dica do professor Jurandir é sobre as propriedades físicas dos compostos orgânicos, envolvendo as questões de ponto fusão, ebulição, solubilidade, acidez e a basicidade. 

Com relação a Físico-Química, a ideia é ver o coeficiente de solubilidade, eletroquímica e termoquímica. "Na eletroquímica, o funcionamento da pilha; na termoquímica as questões que envolvem a lei de Hess e cálculos estequiométricos", diz.  
 
Biologia

Faltando pouco para a realização da prova,  o professor Antenor Fortes, de Biologia, pede que os alunos mantenham o pensamento positivo e analisem o ganho de conteúdo que eles tiveram ao longo do ano. 

"Antes da prova, eles (os candidatos) devem analisar a estratégia que vão utilizar para fazer uma boa prova: vai começar pela de Matemática? Ou pela Ciências da Natureza? Ou faz 15 questões de Matemática e 15 de Natureza? Qual a melhor estratégica? É aquela em que eles usaram para responder os simulados nas suas escolas e que eles se saíram melhor. Então, ele tem que estar com essa estratégia mentalizada".

Em Biologia, o professor ressalta uma revisão mental dos conteúdos que mais são cobrados, em especial Ecologia no que diz respeito aos desequilíbrios ambientais: aquecimento global, acidificação dos oceanos, branqueamento dos corais, destino do lixo; e Biomas. 

"Na minha opinião, ainda é possível reforçar as áreas em que ele (o estudante) é melhor, agora pela manhã, até a hora do Enem, pelo celular, ver um vídeo no Youtube, ver uma última dica e sempre pensar de forma positiva para colocar sua estratégia em prática na hora do Enem". 

Horários do Enem (hora de Brasília)
• duração da prova: 5h
• 12h: abertura dos portões
• 13h: fechamento dos portões
• 13h30: início das provas
• 15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões
• 18h: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões
• 18h30: término das provas
 
O que pode ou não pode levar no Enem
 
• OBRIGATÓRIO: A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente.

• OBRIGATÓRIO: O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).

• PROIBIDO: Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.

• PROIBIDO: Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.

• PROIBIDO: Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com