Cidadeverde.com

Três alunos foram eliminados do Enem devido o celular; faltou luz em oito locais

  • enem6.jpg Yasmim Cunha
  • enem7.jpg Yasmim Cunha
  • enem5.jpg Yasmim Cunha
  • gdgfdgf.jpg Yasmim Cunha
  • etrtert.jpg Yasmim Cunha
  • enemmm.jpg Yasmim Cunha
  • enem_sd.jpg Yasmim Cunha
  • enem_capaasd.jpg Yasmim Cunha
  • dgdfgd.jpg Yasmim Cunha
  • dfgdfgd.jpg Yasmim Cunha

Atualizada às 19h20

A Secretaria Estadual de Segurança confirmou na noite deste domingo (10) que dois candidatos foram eliminados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), devido ao toque do celular durante a aplicação da prova. Foi o terceiro caso de eliminação este ano no estado. Os registros foram em locais em Teresina e Piripiri.  

Veja balanço: 

Dos oito pontos em que foi registrado falta de energia, seis foram por problemas internos nos locais de provas. Em todos os pontos a energia foi restabelecida sem prejudicar a aplicação das provas do Enem 2019.  

Em Teresina, na Unidade Escolar Benjamin Baptista, que fica nas proximidades do Estádio Lindolfo Monteiro, foi registrado uma pertubação do sossego com o barulho de um jogo, não oficial, que acontecia no momento da aplicação da prova.

A Segurança  informou  que 510 agentes de segurança, 20 viaturas extras e uma delegacia móvel reforçaram a segurança, garantindo a tranquilidade neste primeiro dia de prova do Enem em todo estado.

Atualizada às 18h

O coordenador do Centro de Comando e Controle do Piauí, Audivan Nunes avaliou o segundo dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como tranquilo e dentro do previsto. Até agora foram registradas quedas de energia em pelo menos sete locais de prova. Uma pessoa foi presa suspeita de roubo a moto estacionadas em uma escola no interior do estado.

“Essa questão de energia é de todo o estado. A gente já sabia que ia ter esse problema e o pessoal da Equatorial foi acionado para ficar de plantão. Tudo estava no previsto. Onde teve falta de energia foi solucionado. A gente sabe que no estado acontece essas quedas (no fornecimento) principalmente nesse período quente”, afirmou o major.

Um novo boletim deve ser divulgado pela Secretaria de Segurança às 19h.

Veja mais: 

Enem: além de agrotóxicos e vacinas, questões tratam até do Tinder

 

Foto: Yasmim Cunha

Major Audivan Nunes

MATÉRIA ORIGINAL

Até às 16 horas deste domingo (10), sete locais de prova registraram falta de energia no Piauí e uma pessoa foi presa roubando motos estacionadas em uma escola onde é aplicado o exame. As informações são da Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do Centro de Comando e Controle do Piauí que monitora a segurança durante as provas o Exame Nacional do Ensino Médio.

No município de Pedro II, um homem identificado por Oswaldo dos Santos Sousa foi preso em flagrante, após arrombar motos estacionadas nas proximidades da Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão, onde está  sendo aplicada a prova do Enem. O homem, de 35 anos, saiu recentemente da prisão onde cumpria pena por homicídio.

Foto: PM-PI

Bagageiro de moto arrombada em local de prova do Enem.

Falta de energia

Houve falta de energia elétrica no município Castelo do Piauí, na Unidade Escola Cônego Cardoso e em Água Branca, na Unidade Escolar Maria do Carmo Ennes Fonseca, houve oscilação de energia, mas o sistema já foi restabelecido.

Na cidade de Batalha, candidatos que faziam a prova na Unidade Escolar Gayoso Almendra, quase foram prejudicados pela queda de energia, mas o sistema já foi restabelecido sem que fosse necessário interromper as provas.

Houve sobrecarga no abastecimento de energia também em Teresina no campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí, “mas já está funcionando dentro da normalidade”, infomrou o Comando de Controle. 

No município de Amarante, na Unidade Escolar Antônio Gramoz Vilarinho, houve falta de energia por conta de um defeito no disjuntor da escola. Em Oeiras, no IFPI, Também houve falta de energia por conta de um defeito no disjuntor.

No município de Buriti dos Lopes, na Escola Municipal de 1º e 2º Graus Professora Maria Teresa de Jesus Castro Teles, teve queda de energia. “O sistema já foi restabelecido sem que fosse necessário interromper as provas”, garantiu o Comando da SSP.

Som alto

Em Água Branca, foi registrada uma ocorrência de perturbação do sossego com música alta, resolvido sem maiores alterações. No final de semana passado, no primeiro dia de provas, uma pessoa danificou uma viatura policial após ser presa por usar som em alto volume próximo a um local de aplicação de prova.

Valmir Macêdo (Com informações da SSP-PI)
valmirmacedo@cidadeverde.com