Cidadeverde.com

Pelo 4º ano consecutivo, Piauí é o estado com maior taxa de presença no Enem

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que o Piauí foi estado com maior taxa de presença do país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No segundo dia de provas, neste domingo (10), 78% dos candidatos aptos a realizar o exame, estiveram presentes nos locais de aplicação.  No Piauí 122.338 pessoas  estavam inscritos para participar do Enem. Destas, 26.914 faltaram, representando um percentual de 22% de ausência.

Já no primeiro dia de aplicação, o Piauí alcançou uma taxa de 81% de presença.  De acordo com o Inep, este é o quarto ano consecutivo que o estado registra a maior taxa de presença do país no Exame. 

Para Ellen Gera, secretário estadual de Educação, o dado positivo é reflexo das ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem dado todo o apoio e suporte nos preparativos para o Enem.

“Durante todo ano trabalhamos para preparar nossos alunos para o Enem. Nas escolas da nossa rede, os professores têm feito um belíssimo trabalho com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Para complementar esse trabalho, a Seduc, por meio do Pré-Enem, realizou 35 revisões de auditório ao longo do ano, sendo 07 revisões em Teresina, 18 no interior e 10 contemplando os reeducandos do  sistema prisional”, destacou o secretário.

O Ministério da Educação afirma que esse domingo foi o segundo dia de Enem com o maior percentual de presentes na história: 72,9%, superando a edição de 2015 — 72,67%. Compareceram ontem 3,7 milhões dos 5,1 milhões de inscritos. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em todo país 371 candidatos foram eliminados, deste três no Piauí. O Enem de 2019 foi realizado com novas regras para garantir a segurança. A principal mudança foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. Dentro desse balanço, também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.

Na semana passada, outros 376 participantes já haviam sido desclassificados. Contando os dois dias, portanto, são 747 candidatos eliminados em todo país.

 

Izabella Pimentel
Com informações do Inep
[email protected]