Cidadeverde.com

Candidatos recebem “benção” em local de prova do Enem em Teresina

  • enem6.jpg Yasmim Cunha
  • enem7.jpg Yasmim Cunha
  • enem5.jpg Yasmim Cunha
  • gdgfdgf.jpg Yasmim Cunha
  • etrtert.jpg Yasmim Cunha
  • enemmm.jpg Yasmim Cunha
  • enem_sd.jpg Yasmim Cunha
  • enem_capaasd.jpg Yasmim Cunha
  • dgdfgd.jpg Yasmim Cunha
  • dfgdfgd.jpg Yasmim Cunha

Atualizada às 15h12.

Os portões do campus Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí , abriram ao meio-dia de hoje (10) e milhares de candidatos entraram para fazer a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, antes do início da prova, muitos receberam as “bênçãos” de jovens evangélicos. 

O grupo de seis jovens da Igreja Apostólica Gerando Vidas, além de orar com os candidatos,  distribuíram água gratuitamente. “A gente sabe que eles precisam desse incentivo, os jovens ficam ansiosos e a gente sabe o poder que a oração tem para acalmar eles”, diz Leonardo Igor. 

Com cartazes que diziam “você é capaz”, os jovens chamaram atenção na entrada da Uespi. O estudante Pedro Vítor Alves foi um dos que recebeu o incentivo e disse que “agora está preparado” para o Enem. 

“Na hora da prova a gente se apega a tudo e o importante é ter fé”, contou.

O major Audivam Nunes, do Centro Integrado de Controle e Comando, informou ao Cidadeverde.com que até o momento nenhuma ocorrência foi registrada. “Está tudo ocorrendo muito bem”, assegurou.

 


Izabella Pimentel 
[email protected] 

Professores dão dicas e falam da expectativa de assuntos para 2ª prova do Enem

Foto: Cidadeverde.com 

Há pouco tempo dos candidatos realizarem a segunda prova do Enem, neste domingo (10), professores dão dicas e reforçam orientações para que eles façam um bom exame e conquistem a tão sonhada vaga no Ensino Superior. As dicas vão desde o não esquecer os documentos pessoais, a caneta preta até possíveis assuntos que poderão estar presentes nas provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Para o diretor pedagógico geral do CEV e professor Neto Ceará, a dica agora é o aluno relaxar, descansar e se concentrar para a prova. Além disso, ele recomenda que os candidatos tenham uma alimentação leve, separe a caneta preta com tubo transparente e os documentos de identificação necessários para entrar no local de prova.

Mas, se o aluno mesmo com o pouco tempo tenha interesse em olhar algum material, o professor orienta dar uma última olhado na parte de Estatística. "Então, se o aluno quiser no caminho de casa (ao local de prova) ler alguma coisa, eu indicaria esses assuntos: média, moda e mediana porque com certeza esse assunto estará na prova do Enem".

Química

Já o professor de Química, Jurandir Filho, a dica de última hora é dar uma olhada nas questões ambientais, principalmente os tratamentos da água e do lixo, e até mesmo os temas envolvendo a radioatividade. "As questões que envolvem meia vida são sempre pertinentes na prova do Enem".

No que se refere à Química Orgânica, a dica do professor Jurandir é sobre as propriedades físicas dos compostos orgânicos, envolvendo as questões de ponto fusão, ebulição, solubilidade, acidez e a basicidade. 

Com relação a Físico-Química, a ideia é ver o coeficiente de solubilidade, eletroquímica e termoquímica. "Na eletroquímica, o funcionamento da pilha; na termoquímica as questões que envolvem a lei de Hess e cálculos estequiométricos", diz.  
 
Biologia

Faltando pouco para a realização da prova,  o professor Antenor Fortes, de Biologia, pede que os alunos mantenham o pensamento positivo e analisem o ganho de conteúdo que eles tiveram ao longo do ano. 

"Antes da prova, eles (os candidatos) devem analisar a estratégia que vão utilizar para fazer uma boa prova: vai começar pela de Matemática? Ou pela Ciências da Natureza? Ou faz 15 questões de Matemática e 15 de Natureza? Qual a melhor estratégica? É aquela em que eles usaram para responder os simulados nas suas escolas e que eles se saíram melhor. Então, ele tem que estar com essa estratégia mentalizada".

Em Biologia, o professor ressalta uma revisão mental dos conteúdos que mais são cobrados, em especial Ecologia no que diz respeito aos desequilíbrios ambientais: aquecimento global, acidificação dos oceanos, branqueamento dos corais, destino do lixo; e Biomas. 

"Na minha opinião, ainda é possível reforçar as áreas em que ele (o estudante) é melhor, agora pela manhã, até a hora do Enem, pelo celular, ver um vídeo no Youtube, ver uma última dica e sempre pensar de forma positiva para colocar sua estratégia em prática na hora do Enem". 

Horários do Enem (hora de Brasília)
• duração da prova: 5h
• 12h: abertura dos portões
• 13h: fechamento dos portões
• 13h30: início das provas
• 15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões
• 18h: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões
• 18h30: término das provas
 
O que pode ou não pode levar no Enem
 
• OBRIGATÓRIO: A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente.

• OBRIGATÓRIO: O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).

• PROIBIDO: Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.

• PROIBIDO: Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.

• PROIBIDO: Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Secretaria de Educação fará ação de acolhimento no segundo dia de Enem

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A Secretaria de Estado da Educação fará  uma ação de acolhimento aos estudantes que irão fazer a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (10). Professores, gestores de escolas, técnicos e diversos outros educadores ligados à rede participarão da ação, que conta com a distribuição de mimos e palavras de incentivo para os vestibulandos.

“O nosso objetivo, montando esses espaços em locais estratégicos, é estar perto dos nossos estudantes, é fazer com que se sintam acolhidos, dar força, confiança e ânimo. Em todos esses espaços mobilizamos equipes de educadores, pois acreditamos que essa hora da reta final é a mais importante e não queremos estar longe”, detalhou o secretário de Educação, Ellen Gera.

A secretaria entregou mais de cinco mil cartões Passe Livre Enem aos alunos da rede pública estadual em Teresina. No interior do Estado, uma parceria com as prefeituras garante o deslocamento dos candidatos. Ao todo, receberam os cartões 5.763 estudantes. Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio receberam os passes, com quatro passagens cada, garantindo o translado do estudante por meio do transporte público entre sua casa e o local de aplicação de prova.

Locais de Acolhimento

4ª GRE / Local: Uespi (Rua João Cabral)

18ª GRE / Local: UniNassau (Redenção SUL em frente ao HUT)

19ª GRE / Local: Santo Agostinho, anexo 2 (Av. Valter Alencar)

20ª GRE / Local: Aespi (Av. João XXIII, ao lado do Cemitério São Judas Tadeu)

21ª GRE / Local: Ceut (ao lado do Atlantic City)

As provas

Os estudantes que vão prestar o Enem devem ficar atentos a alguns detalhes, para que não haja sobressaltos e as provas possam ser feitas com tranquilidade. Recomenda-se que o candidato conheça o local de prova com antecedência, para saber se há algum desvio de tráfego e qual a melhor rota para chegar ao destino.

Neste domingo (10), os portões serão abertos também às 12h e fechados, pontualmente, às 13h (horário local). Às 13h30 as provas terão início, devendo ser entregues até as 18h30. As provas serão de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e de Matemática.

É obrigatório levar:

– Caneta esferográfica de tinta preta, construída em material transparente
– Cartão de confirmação de inscrição
– Documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, CNH, certificado de reservista etc.)

É proibido levar:

– Boné, óculos escuros, chapéu, viseira e similares
– Relógios
– Dispositivos eletrônicos (celular, calculadora, mp3 player, tablet, gravador etc.)
– Livros, manuais ou anotações

[email protected] 

Prefeitura aumenta frota de ônibus devido ao Enem neste domingo (10)

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Assim como no último domingo (3), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai aumentar em 19% a frota de ônibus para atender aos alunos que farão a segunda prova do Enem. O teste será neste domingo (10) e outra medida adotada consiste na colocação de viaturas nos pontos de maior concentração de alunos e que gera maior fluxo de veículos.

De acordo com o gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra, o Exame é um evento que movimenta bastante o trânsito na cidade. “Normalmente, a nossa frota é reduzida no final de semana e realização do Enem aumenta mais ainda essa necessidade. Por isso, faremos novamente o acréscimo, alertando que, mesmo assim, é necessário que as pessoas saiam de casa com antecedência, pois imprevistos podem acontecer”, diz.

Sobre a organização do trânsito de veículos nos locais de maior concentração de estudantes, o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito da Strans, Dênis Lima, diz que tudo transcorreu normalmente no último domingo. “No primeiro dia de prova foi muito tranquilo. Para o segundo, estamos com a mesma quantidade de viaturas e agentes. Esperamos que não haja nenhum contratempo”, diz.

Foto: Ascom Strans

Locais com agentes de trânsito

Universidade Federal do Piauí – Próximo à Ponte da Primavera e pórtico da UFPI – Av. N. S de Fátima.

Facid – Av. Lindolfo Monteiro.

Uespi – Rua João Cabral com Rua Ceará.

Ceut / Estácio – No semáforo da Av. dos Expedicionários.

AESPI /FAPI – Ao lado do Cemitério São Judas Tadeu.

Faculdade Santo Agostinho – Av. Barão de Gurguéia com Av. Valter Alencar.

Escola Julia Nunes / Prof. Pires de Castro /Didácio Silva – Dirceu, próximo à Uespi.

Pequena Rubim – Mocambinho.

Colégio Diocesano – Rua Barroso.

 

[email protected]

Enem: má alimentação pode atrapalhar; confira dicas

Estar bem alimentado no dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode render em mais concentração e consequentemente em um melhor resultado. Em entrevista ao Vá Bem No Enem desta sexta-feira (8), a nutricionista especializada em alimentação escolar, chama a atenção para o café-da-manhã.

A falta de apetite pela manhã no dia do exame não pode evitar a principal refeição do dia, o desjejum. “Por mais que ele não tenha o hábito de tomar café, é importante que ele faça essa refeição com uma vitamina de frutas, uma torrada, uma ricota e ele tenha um cuidado especial com o almoço e com o que ele vai ingerir na hora da prova”, alerta a nutricionista.

A abertura dos portões ao meio-dia faz com que muitos estudantes saiam de casa antes do horário convencional para o almoço. O que comer no almoço também deve ser pensado com atenção. A nutricionista aconselha um almoço balanceado para evitar indigestões. Um prato com arroz integral ,feijão sem carnes gordurosas, uma porção de batata doce e salada sem molhos ou maioneses, juntamente com um grelhado, de preferência pescado.

Para enfrentar as 5h de prova, a especialista indica que o estudante leva um lanchinho e não se esqueça da garrafinha d’água. “Além do chocolate, uma fruta, principalmente a maçã porque é fácil de levar, e além disso, um mix com castanha-do-pará, castanha de caju, são alimentos energéticos, e, pra fechar, a água para hidratar”, concluiu .

Valmir Macêdo
[email protected]

Posts anteriores