Cidadeverde.com

Professores dão dicas e falam da expectativa de assuntos para 2ª prova do Enem

Foto: Cidadeverde.com 

Há pouco tempo dos candidatos realizarem a segunda prova do Enem, neste domingo (10), professores dão dicas e reforçam orientações para que eles façam um bom exame e conquistem a tão sonhada vaga no Ensino Superior. As dicas vão desde o não esquecer os documentos pessoais, a caneta preta até possíveis assuntos que poderão estar presentes nas provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Para o diretor pedagógico geral do CEV e professor Neto Ceará, a dica agora é o aluno relaxar, descansar e se concentrar para a prova. Além disso, ele recomenda que os candidatos tenham uma alimentação leve, separe a caneta preta com tubo transparente e os documentos de identificação necessários para entrar no local de prova.

Mas, se o aluno mesmo com o pouco tempo tenha interesse em olhar algum material, o professor orienta dar uma última olhado na parte de Estatística. "Então, se o aluno quiser no caminho de casa (ao local de prova) ler alguma coisa, eu indicaria esses assuntos: média, moda e mediana porque com certeza esse assunto estará na prova do Enem".

Química

Já o professor de Química, Jurandir Filho, a dica de última hora é dar uma olhada nas questões ambientais, principalmente os tratamentos da água e do lixo, e até mesmo os temas envolvendo a radioatividade. "As questões que envolvem meia vida são sempre pertinentes na prova do Enem".

No que se refere à Química Orgânica, a dica do professor Jurandir é sobre as propriedades físicas dos compostos orgânicos, envolvendo as questões de ponto fusão, ebulição, solubilidade, acidez e a basicidade. 

Com relação a Físico-Química, a ideia é ver o coeficiente de solubilidade, eletroquímica e termoquímica. "Na eletroquímica, o funcionamento da pilha; na termoquímica as questões que envolvem a lei de Hess e cálculos estequiométricos", diz.  
 
Biologia

Faltando pouco para a realização da prova,  o professor Antenor Fortes, de Biologia, pede que os alunos mantenham o pensamento positivo e analisem o ganho de conteúdo que eles tiveram ao longo do ano. 

"Antes da prova, eles (os candidatos) devem analisar a estratégia que vão utilizar para fazer uma boa prova: vai começar pela de Matemática? Ou pela Ciências da Natureza? Ou faz 15 questões de Matemática e 15 de Natureza? Qual a melhor estratégica? É aquela em que eles usaram para responder os simulados nas suas escolas e que eles se saíram melhor. Então, ele tem que estar com essa estratégia mentalizada".

Em Biologia, o professor ressalta uma revisão mental dos conteúdos que mais são cobrados, em especial Ecologia no que diz respeito aos desequilíbrios ambientais: aquecimento global, acidificação dos oceanos, branqueamento dos corais, destino do lixo; e Biomas. 

"Na minha opinião, ainda é possível reforçar as áreas em que ele (o estudante) é melhor, agora pela manhã, até a hora do Enem, pelo celular, ver um vídeo no Youtube, ver uma última dica e sempre pensar de forma positiva para colocar sua estratégia em prática na hora do Enem". 

Horários do Enem (hora de Brasília)
• duração da prova: 5h
• 12h: abertura dos portões
• 13h: fechamento dos portões
• 13h30: início das provas
• 15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões
• 18h: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões
• 18h30: término das provas
 
O que pode ou não pode levar no Enem
 
• OBRIGATÓRIO: A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente.

• OBRIGATÓRIO: O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).

• PROIBIDO: Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.

• PROIBIDO: Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.

• PROIBIDO: Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Secretaria de Educação fará ação de acolhimento no segundo dia de Enem

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A Secretaria de Estado da Educação fará  uma ação de acolhimento aos estudantes que irão fazer a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (10). Professores, gestores de escolas, técnicos e diversos outros educadores ligados à rede participarão da ação, que conta com a distribuição de mimos e palavras de incentivo para os vestibulandos.

“O nosso objetivo, montando esses espaços em locais estratégicos, é estar perto dos nossos estudantes, é fazer com que se sintam acolhidos, dar força, confiança e ânimo. Em todos esses espaços mobilizamos equipes de educadores, pois acreditamos que essa hora da reta final é a mais importante e não queremos estar longe”, detalhou o secretário de Educação, Ellen Gera.

A secretaria entregou mais de cinco mil cartões Passe Livre Enem aos alunos da rede pública estadual em Teresina. No interior do Estado, uma parceria com as prefeituras garante o deslocamento dos candidatos. Ao todo, receberam os cartões 5.763 estudantes. Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio receberam os passes, com quatro passagens cada, garantindo o translado do estudante por meio do transporte público entre sua casa e o local de aplicação de prova.

Locais de Acolhimento

4ª GRE / Local: Uespi (Rua João Cabral)

18ª GRE / Local: UniNassau (Redenção SUL em frente ao HUT)

19ª GRE / Local: Santo Agostinho, anexo 2 (Av. Valter Alencar)

20ª GRE / Local: Aespi (Av. João XXIII, ao lado do Cemitério São Judas Tadeu)

21ª GRE / Local: Ceut (ao lado do Atlantic City)

As provas

Os estudantes que vão prestar o Enem devem ficar atentos a alguns detalhes, para que não haja sobressaltos e as provas possam ser feitas com tranquilidade. Recomenda-se que o candidato conheça o local de prova com antecedência, para saber se há algum desvio de tráfego e qual a melhor rota para chegar ao destino.

Neste domingo (10), os portões serão abertos também às 12h e fechados, pontualmente, às 13h (horário local). Às 13h30 as provas terão início, devendo ser entregues até as 18h30. As provas serão de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e de Matemática.

É obrigatório levar:

– Caneta esferográfica de tinta preta, construída em material transparente
– Cartão de confirmação de inscrição
– Documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, CNH, certificado de reservista etc.)

É proibido levar:

– Boné, óculos escuros, chapéu, viseira e similares
– Relógios
– Dispositivos eletrônicos (celular, calculadora, mp3 player, tablet, gravador etc.)
– Livros, manuais ou anotações

redacao@cidadeverde.com 

Prefeitura aumenta frota de ônibus devido ao Enem neste domingo (10)

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Assim como no último domingo (3), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai aumentar em 19% a frota de ônibus para atender aos alunos que farão a segunda prova do Enem. O teste será neste domingo (10) e outra medida adotada consiste na colocação de viaturas nos pontos de maior concentração de alunos e que gera maior fluxo de veículos.

De acordo com o gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra, o Exame é um evento que movimenta bastante o trânsito na cidade. “Normalmente, a nossa frota é reduzida no final de semana e realização do Enem aumenta mais ainda essa necessidade. Por isso, faremos novamente o acréscimo, alertando que, mesmo assim, é necessário que as pessoas saiam de casa com antecedência, pois imprevistos podem acontecer”, diz.

Sobre a organização do trânsito de veículos nos locais de maior concentração de estudantes, o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito da Strans, Dênis Lima, diz que tudo transcorreu normalmente no último domingo. “No primeiro dia de prova foi muito tranquilo. Para o segundo, estamos com a mesma quantidade de viaturas e agentes. Esperamos que não haja nenhum contratempo”, diz.

Foto: Ascom Strans

Locais com agentes de trânsito

Universidade Federal do Piauí – Próximo à Ponte da Primavera e pórtico da UFPI – Av. N. S de Fátima.

Facid – Av. Lindolfo Monteiro.

Uespi – Rua João Cabral com Rua Ceará.

Ceut / Estácio – No semáforo da Av. dos Expedicionários.

AESPI /FAPI – Ao lado do Cemitério São Judas Tadeu.

Faculdade Santo Agostinho – Av. Barão de Gurguéia com Av. Valter Alencar.

Escola Julia Nunes / Prof. Pires de Castro /Didácio Silva – Dirceu, próximo à Uespi.

Pequena Rubim – Mocambinho.

Colégio Diocesano – Rua Barroso.

 

redacao@cidadeverde.com

Enem: má alimentação pode atrapalhar; confira dicas

Estar bem alimentado no dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode render em mais concentração e consequentemente em um melhor resultado. Em entrevista ao Vá Bem No Enem desta sexta-feira (8), a nutricionista especializada em alimentação escolar, chama a atenção para o café-da-manhã.

A falta de apetite pela manhã no dia do exame não pode evitar a principal refeição do dia, o desjejum. “Por mais que ele não tenha o hábito de tomar café, é importante que ele faça essa refeição com uma vitamina de frutas, uma torrada, uma ricota e ele tenha um cuidado especial com o almoço e com o que ele vai ingerir na hora da prova”, alerta a nutricionista.

A abertura dos portões ao meio-dia faz com que muitos estudantes saiam de casa antes do horário convencional para o almoço. O que comer no almoço também deve ser pensado com atenção. A nutricionista aconselha um almoço balanceado para evitar indigestões. Um prato com arroz integral ,feijão sem carnes gordurosas, uma porção de batata doce e salada sem molhos ou maioneses, juntamente com um grelhado, de preferência pescado.

Para enfrentar as 5h de prova, a especialista indica que o estudante leva um lanchinho e não se esqueça da garrafinha d’água. “Além do chocolate, uma fruta, principalmente a maçã porque é fácil de levar, e além disso, um mix com castanha-do-pará, castanha de caju, são alimentos energéticos, e, pra fechar, a água para hidratar”, concluiu .

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Enem: confira dicas para o segundo dia de provas

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Neste domingo (10), estudantes de todo o país farão as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas do último domingo (3) podem dar indícios de como será esse segundo dia de exame, de acordo com professores entrevistados pela Agência Brasil. 

Segundo a tendência do primeiro dia de exame, “a prova está prometendo ser um pouco menor, com textos mais enxutos”, diz o professor de física Leonardo Gomes, do curso online Descomplica. Mas isso não pode fazer com que os estudantes descuidem da interpretação de texto. “É importante buscar nos textos partes que importam [para a resolução da questão] e não sejam levados por palavras que não servem para nada”, acrescenta. 

No segundo dia de aplicação, os estudantes terão meia hora a menos, ou seja, cinco horas para resolver todas as questões da prova. Isso significa, de acordo com Gomes, que terão, em média, três minutos para cada questão. 

“O desperdício de tempo é um grave problema. A cada 30 minutos, quando o fiscal tirar o papelzinho do tempo, o candidato tem que ter marcado 10 questões”, recomenda o professor. Para isso, a dica é buscar sempre as questões mais fáceis e, depois, voltar nas questões difíceis.

No segundo dia de prova, é importante também repetir o que funcionou no primeiro, segundo o professor. “Distribuição do tempo de prova, chegada ao local do exame. Fazer do mesmo jeito para não ter problema e não chegar atrasado. Ir com calma, que vai dar tudo certo”, sugere o professor de matemática do colégio Marista João Paulo II, em Brasília, Leonardo Simões.

Nessa reta final, a recomendação de Simões é que os estudantes façam o que os deixar mais tranquilos. “Cada estudante tem um método. Alguns relaxam estudando e alguns saindo. Tem que identificar o que mais satisfaz para a realização do exame no domingo”, diz. Para quem se sente melhor preparado estudando, uma dica é fazer questões de provas antigas. O professor recomenda a revisão dos seguintes conteúdos: razão, proporção, porcentagem, geometria plana - áreas de figuras planas, geometria espacial - volume dos sólidos geométricos, probabilidade, estatística e funções.

Na hora da prova

Na hora da prova, de acordo com o professor de química Allan Rodriges, do Descomplica, para quem estiver nervoso, exercícios de respiração podem ajudar. “A minha dica inicial, de cara, para controlar o emocional na prova, é a respiração. A respiração oxigena o cérebro e faz com que o estudante fique mais tranquilo. Se se sentir nervoso, pare, feche os olhos, respire fundo. Isso reduz os batimentos cardíacos. Se estiver muito abalado, tome água, vá ao banheiro”, diz. 

“É um dia de muita conta, com matemática, física, química, biologia. Então, as pessoas têm que ir preparadas para fazer contas. E, com isso, acho que a grande estratégia é pensar que já que vai fazer muita conta, tentar dissolver as questões que envolvem mais números com questões teóricas, de biologia, por exemplo”, recomenda. 

Aos estudantes que estão ainda nervosos com o desempenho no primeiro dia, Rodrigues reforça: “O que passou, passou. Não tem como prever a nota”.

Enem 2019

O Enem começou a ser aplicado no último domingo (3), quando 3,9 milhões de participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Aqueles que faltaram no primeiro dia, podem fazer o exame neste domingo, mas a prova servirá apenas para autoavaliação.

As regras do exame são as mesmas do último domingo. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro.

Fonte: Agência Brasil

Posts anteriores