Cidadeverde.com

Pesquisa: Estresse pode ser contagioso

Segundo pesquisa de neurocientistas da University of Calgary, uma universidade canadense, publicada na revista Science Daily, o estresse é, de certa forma, contagioso e pode passar de uma pessoa muito irritada para outra completamente relaxada. A experiência foi feita com camundongos e um fato observado pelos cientistas é que os que não estavam expostos a um estresse real apresentaram mudanças no cérebro idênticas aos camundongos estressados. “Mudanças cerebrais associadas ao estresse sustentam muitas doenças mentais, incluindo transtorno de estresse pós-traumático, transtornos de ansiedade e depressão”, diz Jaideep Bains, PhD, professor do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, professor orientador da pesquisa. “Estudos recentes indicam que o estresse e as emoções podem ser contagiosas. Se isso tem consequências duradouras para o cérebro, não é conhecido”, afirma.

 

O que é o tratamento RMA para a coluna vertebral?

A Reconstrução Músculo-Articular (RMA) é um método não cirúrgico que utiliza técnicas de fisioterapia validadas cientificamente e tecnologia de última geração. Esta é uma metodologia exclusiva que já alcançou projeção em três continentes. Esse método já ajudou, aproximadamente, 50.000 pacientes em todo o Brasil. O tratamento é dividido em 5 etapas, não necessariamente nesta ordem (e nem todos os procedimentos são aplicados num único paciente, pois cada caso é um caso):

Osteopatia e Fisioterapia Manual
A osteopatia é uma técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

Mesa de tração
A mesa de tração, quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

Mesa de Flexão e Exercicio Direcional
O uso da mesa de flexão no tratamento possibilita que o fisioterapeuta assuma um total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação.

Estabilização Vertebral
Também é utilizado no nosso programa o equipamento Stabilizer. É um aparelho simples destinado a registrar as alterações e pressões que permitem detectar o movimento da coluna e suas compensações durante o exercício. Com esse equipamento, podemos implantar o programa de estabilização segmentar vertebral que preconiza fortalecer os músculos que protegem a coluna. Em especial, dois músculos: o transverso abdominal e os multífidos.

Técnicas de fortalecimento muscular (Pilates)
O destaque do pós-tratamento, entre as técnicas de fortalecimento muscular, é o Pilates, que trabalha uma musculatura essencial para a proteção da coluna, composta pelos músculos estabilizadores (transverso do abdômen e multífido lombar).

Veja 6 dicas para evitar a hérnia de disco

Mudanças no estilo de vida são indispensáveis para evitar o surgimento da hérnia de disco. Dentre as orientações, podemos destacar:

– Evitar o fumo;

– Praticar atividades físicas sob orientação profissional para, sobretudo, fortalecer a musculatura de sustentação da coluna, tornando-a mais resistente aos possíveis impactos;

– Adotar uma dieta saudável para controlar o peso corporal e prevenir que a coluna sofra com as sobrecargas;

– Não carregar excesso de peso no dia-a-dia ou no trabalho;

– Praticar exercícios de alongamento;

– Manter uma postura adequada em todas as situações.

Beber água ajuda a rejuvenescer

Muita gente já sabe que a água é uma substância essencial para nossa saúde e deve ser consumida diariamente pelos menos dois litros dela. Porém com o dia a dia corrido, hábitos ruins e uma alimentação baseada em muita comida processada, a ingestão da água passa despercebida. A água é importante para nosso corpo, mente, cabelos e pele, pois regula nosso organismo e hidrata na medida certa mantendo o equilíbrio saudável de sais minerais e vitaminas necessárias, com um detalhe: é possível ter uma pele rejuvenescida bebendo muita água!

Muitas famosas possuem truques de beleza e cuidados com a pele. Por exemplo, Claudia Raia, 49 anos, de Campinas. Atriz, cantora e dançarina famosa, ela diz que a pele linda é herança da família. Ela revelou que  não deixa de usar protetor solar diariamente e abusa na hidratação. Mas mesmo que você não tenha acesso a profissionais de renome você pode cuidar da sua pele e retardar o envelhecimento com a simples ingestão de pelo menos dois litros de água por dia.

Com este hábito é possível evitar problemas como inchaços, hipertensão, cálculos renais, acne, estrias, má digestão, pele, unha e cabelos desidratados, além de retardar o envelhecimento. Tem mais, ela ainda contribui no processo de emagrecimento, já que o seu consumo induz à sensação de saciedade. A água não só ajuda a manter a pele saudável, como também influencia na formação de ácidos graxos, responsável pela manutenção e lubrificação da pele, protegendo-a da evaporação excessiva de água e de outros microrganismos, além de construir uma barreira de proteção contra os agentes externos.

 

Fonte: Soul Brasil
Edição: Marcelo Fontenele

VII Jornada de Fisioterapia da Uespi será em novembro

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizará a VII Jornada de Fisioterapia. O evento que acontecerá no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ofertará minicursos, workshops, palestras, mesa redonda e apresentação de trabalhos científicos com temas gerais de todas as áreas da Fisioterapia e de como ela atua no âmbito da saúde. Os trabalhos apresentados podem ser feitos por alunos ou professores da área, concorrendo à premiações. Os trabalhos proporcionam uma integração entre os participantes e palestrantes, visando a apresentação das práticas pedagógicas e atividades de iniciação científica realizadas pelo curso. As inscrições podem ser feitas na coordenação do curso. O valor é de R$50,00 para estudantes e R$60,00 para profissionais. 

Posts anteriores