Cidadeverde.com

Associação mobiliza grande campanha de doação de sangue

Está marcada para a tarde deste sábado (06/05) uma grande campanha de doação de sangue realizada pela Associação Abraço de Águia. Os interessados em participar dessa corrente de solidariedade podem se dirigir à sede do Hemopi, que fica ao lado do Hospital Getúlio Vargas, à partir das 14h. O sangue doado será destinado às pessoas que estejam precisando nos leitos de UTI's do Piauí. Cada doador pode salvar até quatro vidas.

Essa não é a primeira vez que a Associação Abraço de Águia faz mobilizações como essa. A instituição filantrópica, sem fins lucrativos, cumpre um vasto calendários de ações sociais durante o ano inteiro. Tudo é feito por meio de doações espontâneas da comunidade. No site da associação, o grupo prega como visão ser um grupo com alto grau de excelência na execução de projetos sociais e se tornar referência e inspiração para a formação de novos grupos com focos no bem estar social.

 

 

Quem não pode doar- Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
 
Recomendações - Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evite fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação e evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação. Pessoas que exercem profissões como, piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte e trabalhadores que sobem em andaimes - devem interromper as atividades por 12 horas, após a doação. A mesma recomendação é válida para quem pratica pára-quedismo ou mergulho.