Cidadeverde.com

Pesquisa revela que chocolate não faz mal aos dentes

Certamente você já deve ter ouvido falar que chocolate faz mal à saúde bucal. Mas, segundo pesquisa realizada no Japão pela Osaka University, isso não procede. Os experimentos com ratos mostraram que aqueles que tomaram água com extrato do cacau tiveram 40% menos cárie se comparados aos que ingeriram a pura. Ainda segundo o estudo, o grão do cacau possui agentes anticáries, os quais ajudam também no combate aos tártaros.

Porém, embora não seja considerado um vilão imediato à saúde bucal quando saudável (70% cacau ou mais) é preciso tomar algumas precauções. Entre elas, escovar os dentes após a ingestão do chocolate e de qualquer outro alimento é fundamental para o controle da placa bacteriana, causadora da cárie e das doenças gengivais. 

 

 

Quanto ao fato da diminuição da incidência de cárie com a utilização do cacau como no referido estudo, vale a pena ressaltar que o chocolate que consumimos não é constituído de cacau puro, pois é acrescido de leite, gorduras e açúcar, alimentos cariogênicos.o controle de placa bacteriana (escovação) após o consumo deve ser realizado da forma correta, e alerta que falhas consecutivas neste processo podem causar mau hálito, cáries, dor, entre muitos outros sintomas de doenças bucais.

 

Fonte: anutricionista.com

Edição: Marcelo Fontenele