Cidadeverde.com

Campanha de vacinação encerra e apenas 78,56% foram vacinados contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí reforça a importância da população procurar um posto de saúde para tomar a vacina contra a gripe. Encerrada a campanha de vacinação, na última sexta-feira (19), apenas 504.217 pessoas foram vacinadas, o que equivale a 78,56% do público prioritário. Após atingir a meta de 80% por público prioritário nos municípios, a vacinação será aberta a todos os públicos.

“A vacinação continua nos postos de saúde para os grupos prioritários e será disponibilizada para o público em geral quando os municípios atingirem 80% da meta por grupo prioritário. Então, quem fizer parte dos grupos prioritários para receber a vacina, e que por algum motivo não se vacinou durante o período da campanha, pode procurar qualquer posto de vacinação”, comenta Jurema Chaves, coordenadora Estadual de Imunização.

Vale ressaltar que, após os municípios atingirem a meta, não haverá reposição do estoque. Serão disponibilizadas ao público em geral apenas as doses que ainda se encontram nos postos de saúde.

 

 

A vacina tem como objetivo imunizar a população contra três tipos do vírus causadores da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Ela é destinada às crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); pessoas com mais de 60 anos; trabalhadores da saúde; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; bem como doentes crônicos com recomendação médica; pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros. 

A população deve procurar uma unidade de saúde do seu município para ser vacinada e ficar imune contra a doença. Para isso, é importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

 

Fonte: Governo do Piauí