Cidadeverde.com

Dormir mais de 8 horas por dia é fator de risco para AVC

Você passou a vida inteira ouvindo que dormir pelo menos 8 horas por dia faz bem para a saúde. Mas, assim como você se surpreendeu ao ver a chamada dessa postagem, o blog VIDA também foi pego de surpresa. A afirmação é de uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge. O estudo revela que pessoas que têm mais de oito horas de sono por dia têm maior probabilidade de sofrer acidente vascular cerebral (AVC). Segundo os pesquisadores, O risco dobra para idosos que dormem mais que o indicado frequentemente.

Para se chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram dados, colhidos a partir de 1998, de aproximadamente 10 mil pessoas com idades entre 42 e 81 anos. e o resultado foi surpreendente. Quase sete em cada dez participantes relataram dormir entre seis e oito horas por dia. Enquanto que um em cada dez relataram dormir por mais de oito horas diariamente.

 

 

Durante o período do estudo de quase 10 anos, 346 participantes sofreram um AVC (fatal ou não). Após analisar diversos fatores, incluindo idade e sexo, os pesquisadores descobriram que as pessoas que dormiram mais de oito horas por dia tiveram 46% mais chances de sofrer um AVC.

Já as que dormiram menos de seis horas diariamente tiveram um risco 18% maior. Apesar da conclusão, os pesquisadores ressaltam que ainda não estão claros os motivos pelos quais essa associação ocorreu e que novos estudos são necessários para explorar tal ligação.

O estudo, publicado na revista Neurology, é o primeiro a examinar a relação entre a alteração na duração do sono e o risco de derrame subsequente.