Cidadeverde.com

Grevistas da UFPI doam sangue nessa quinta-feira

Na manhã dessa quinta-feira (16), o comando geral de greve dos servidores técnicos administrativos da UFPI faz uma atividade social que pode salvar vidas. Os grevistas irão doar sangue na sede do Hemocentro do Piauí - Hemopi, à partir das 9:30h. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi), André Gonçalves, disse que a iniciativa foi definida durante a última assembleia que definiu a programação dos próximos dias de greve: "Nosso principal objetivo é contribuir, de alguma forma, para que pessoas enfermas possam ter a oportunidade de ficarem boas com esse gesto de solidariedade. Sangue é vida! Creio, ainda, que essa atividade despertará na sociedade o desejo de fazer o mesmo e de refletir sobre nossa luta por nossos direitos, que é pacífica, legal e necessária", enfatiza André Gonçalves. Os servidores técnicos administrativos da UFPI estão em greve há 43 dias. Até o momento, nenhum item da série de reivindicações foi atendido pelo governo federal.
 
 
 

BENEFÍCIOS PARA O DOADOR DE SANGUE:
- Doar sangue ajuda a evitar problemas cardiovasculares;
- Quem doa, recebe o resultado de exames como hepatite B e C, sífilis, HIV, HTLV I e II e doença de Chagas, uma forma de fazer o check-up com frequência;
- No dia da doação, o doador pode pegar um atestado e não trabalhar nesse dia;
- Alguns Estados brasileiros ainda concedem benefícios aos doadores sanguíneos, como meia entrada em cinemas, teatros e shows, descontos em concursos públicos e um dia a mais de férias.

 

NÃO PODE DOAR NAS SEGUINTES SITUAÇÕES:

- Gravidez;
- Gripe;
- Tatuagem ou piercing sem condições de higiene há menos de um ano;
- Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue.