Cidadeverde.com

Adolescente sofre de Aplasia Medular e família se desespera à procura de doador

Um drama na saúde que ninguém quer passar! A adolescente Flávia Nara, de 15 anos, mora no município de Bom Jesus. No ano passado, a família da menina descobriu que ela sofre de Aplasia Medular. Nos últimos meses, o quadro de saúde da Flávia piorou. Há mais de 30 dias ela está internada recebendo medicações. A família da adolescente está desesperada à procura de um doador que seja totalmente compatível com ela, As possibilidades não são nada animadoras. A probabilidade de encontrar um doador é de 1 para 100 mil pessoas. Mesmo assim, a fé e a esperança alimentam os corações de seus familiares. Quem se sensibilizar com o caso da Flávia Nara e deseja ser um doador de medula, pode entrar em contato com a família dela. O contato é com o tio da menina, Gilson Júnior (89) 99982 8080 ou a Kethlenn (86) 99901 3837.

 


ENTENDA SOBRE A DOENÇA:
Aplasia medular é uma doença caracterizada pela alteração no funcionamento da medula óssea. Nesta doença o indivíduo não é capaz de produzir de forma satisfatória hemácias, plaquetas e leucócitos, que são as células que compõem o sangue.

 

SINTOMAS:

- Anemia;

- Manchas escuras na pele ou mucosas, devido à diminuição do número de plaquetas;

- Infecções frequentes devido à diminuição das defesas do organismo

 

CAUSAS:

As causas da aplasia medular nem sempre são conhecidas, mas ela pode estar relacionada a:

- Radiações,
- Drogas citotóxicas,
- Derivados de benzeno,
- Inseticidas,
- Infecções,
- Uso de medicamentos como o clorafenicol, por exemplo e
- Doenças autoimunes.

 

O TRATAMENTO:

O tratamento da aplasia medular pode ser feito a base de medicamentos imunossupressores, que vão estimular a produção de células do sangue pela medula óssea e transfusões sanguíneas. Entretanto, nos casos mais graves quando estas condução não são suficientes para curar a aplasia pode ser necessário um transplante de medula óssea.