Cidadeverde.com

Movimento contra o suicídio mobiliza altoenses nesse sábado

Dezenas de voluntários estão mobilizando para esse sábado (1º/08) um ciclo de palestras com profissionais de saúde para debaterem temas polêmicos e atuais referentes ao suicídio. O evento será realizado à partir das 14h, no Centro Pastoral, no Centro da cidade de Altos-PI, a 38 quilômetros de Teresina. O ciclo de palestras é uma das ações do movimento Altos à Favor da Vida, criado pela psicóloga Djacira Vieira. Ela tem uma pesquisa referente ao assunto, que sempre despertou a atenção da profissional.
 
Todos os palestrantes aceitaram o convite de participar gratuitamente. São eles:
 
* Dr. Benedito Carlos de A. Júnior (doutor em socielogia pela PUC e mestre em educação pela UFPI)
 
* Dr. Mário Raulino Filho (médico, especialista em farmacologia)
 
* Dr. José Olindo Gil Barbosa (Juiz do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher)
 
* Dra. Thátila Britto (psicóloga e presidente do Centro Débora Mesquita)
 
* Dra. Patrícia Carvalho Moreira (psicóloga, antropóloga, musicoterapeuta e Tanatologista)
 
 
 
A atual situação no Brasil, no Piauí, em Teresina e no município de Altos
 
O Brasil ocupa a 8ª posição mundial no número de suicídios. A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que, a cada ano, pelo menos 12 mil pessoas tiram a própria vida no país. O estudo ainda revela os motivos dos suicídios. Nos países desenvolvidos, as principais causas estão relacionadas ao consumo excessivo de alcool e a depressão. Enquanto que nos países mais pobres, a pressão e o estresse por problemas socioeconômicos provocam o agravo desse problema de saúde pública. O Piauí é o 3º Estado com o maior número de suicídio.
Teresina está em 2º lugar entre as capitais com maior taxa de suicídio do Brasil, só perde para Florianópolis. Os dados são do Instituto SANGARI. Mas, os suicídios acontecem com frequência também no interior. No município de Altos, não existem dados estatísticos sobre esse tipo de morte, mas devido aos sucessivos casos, foi criado o movimento Altos à Favor da Vida para tentar ajudar as famílias a identificarem os sinais de quem tem pensamento suicida.
 
 
 
Rede social é forte aliada do movimento
 
A população de Altos abraçou a causa e participa em peso de todas as ações promovidas pelo movimento Altos à Favor da Vida. Além de carros de som espalhados na cidade e de entrevistas na emissora de rádio, a rede social tem sido uma forte aliada. Várias pessoas mudaram a foto do perfil para essa imagem do girassol, que representa uma luta contra o suicídio. Se você quer entrar na vibe, faça o mesmo. Eu mesmo já alterei a foto do meu perfil. quem sabe juntos ajudamos a diminuir esses índices alarmantes.