Cidadeverde.com

ONG oferece fitoterápicos para posto de saúde e qualidade de vida para crianças e idosos

Direto do Litoral - Parnaíba (PI)

Fotos: Marcelo Fontenele

 

Quem acessa o blog VIDA nem imagina que eu estou de férias, pois a página sempre está atualizada. E aqui em Parnaíba acabei de conhecer o trabalho de uma ONG muito interessante voltado para a saúde. É o Instituto Floravida, criado por uma indústria multinacional que produz extratos vegetais para a nutrição, medicamentos, cultivo e extratos botânicos. Quem nos apresentou a ONG foi o coordenador de Programas do Instituto Floravida, Ryck Araújo.

 

Ryck Araújo, coordenador de programas do Instituto Floravida

 

Um dos programas executados pelo instituto é o AME - Atividade para a Melhor Idade, que atende 42 idosos de comunidades carentes com a prática de atividades físicas. O trabalho acontece duas vezes por semana, sob orientação de um educador físico e os participantes com camisas padronizadas do programa. Mas, a aceitação está tão boa que pessoas mais jovens também participam e o espaço já ficou pequeno. O Instituto Floravida pretende construir um novo espaço para que seja possível ampliar as atividades. Além de exercícios, também são trabalhadas ações sociais e lúdicas com os idosos. "Percebemos duas coisas no AME: Alguns idosos que sofriam de depressão melhoraram ou ficaram completamente curados. Outros tinham muitas complicações de saúde com relação à obesidade e hipertensão, mas depois que passaram a receber aulas de nutrição, melhoraram a qualidade de vida", comemora Ryck Araújo.

O programa Atividade para a Melhor Idade também oferece psicologia e orientação nutricional

 

Outro programa executado em Parnaíba pelo Instituto Floravida é o Farmácia Viva. Ele consiste no atendimento social e farmacêutico por meio de plantas medicinais ou de produtos derivados dessas plantas. Segundo Ryck Araújo, o programa Farmácia VIVA é desenvolvido de forma integrada com os programas AME e "Gol para a Vida" - Que foca no esporte e as crianças atendidas pelo programa participam produzindo mudas e realizam atividades de educação ambiental. Os idosos do AME praticam cuidados diários com o jardim de ervas. "O que é produzido pelo programa Farmácia Viva atende pelo menos 1.700 pessoas. Pois mantemos e abastecemos um Posto de Saúde do município com nossos produtos, seguindo todas as normas do Ministerio da Saúde", explica o coordenador de programas do Instituto Floravida.

 

Pelo menos 1.700 pessoas são atendidas pelo programa Farmácia Viva

 

Posto de Saúde abastecido com os fitoterápicos produzidos pelo instituto

 

O Instituto Floravida realiza programas socioambientais em Bocatu-SP e Parnaíba-PI. Ele é uma associação civil, de caráter socioambiental, sem fins econômicos. Já são 12 anos de existência desenvolvendo programas e projetos que interagem e melhoram a vida de várias comunidades.

"Temos atividades o ano inteiro em diversas comunidades. O trabalho acontece dentro e fora do instituto, chegando até nas salas de aulas das escolas públicas", vibra o coordenador de programas, Ryck Araújo