Cidadeverde.com

Pedalar faz bem para o corpo e para a saúde

Fotos: Marcelo Fontenele

 

Com a correria da vida diária, o sedentarismo ganha cada vez mais espaço no dia a dia, gerando ou agravando problemas de saúde. Manter uma dieta equilibrada e introduzir a atividade física na rotina são premissas básicas para ficar longe das doenças. “Exercícios simples, como caminhar ou andar de bicicleta, ajudam a prevenir doenças crônicas como obesidade, colesterol alto e hipertensão”, diz o educador físico, Felipe Silva. O ciclismo traz benefícios físicos e emocionais, contribuindo muito para a qualidade de vida. “Como atividade aeróbica, gera perda de peso, ajuda a equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides. Também trabalha equilíbrio e confiança, além de relaxar e combater o estresse. Praticada com bom senso e na medida da forma física de cada um, a atividade quase não tem restrições”, completa Felipe.

 

 

Os atletas e amadores que desejam praticar esportes e cuidar da saúde têm uma boa oportunidade oferecida pelo Sest Senat de Teresina. No dia 04 de outubro, acontece  um passeio ciclístico pelas principais ruas e avenidas da capital. A iniciativa faz parte do projeto Pedalando. O percurso do passeio será de 12 km, com início e chegada no complexo da Ponte Estaiada, na zona Leste da cidade. Ao final da prova, os participantes serão premiados com sorteios de brindes, como bicicleta e kits. Para fazer a inscrição, precisa apresentar um documento de identificação oficial (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Carteira de Conselhos), na unidade do Sest Senat, localizado na Praça do Liceu, no Centro. O ciclista também poderá se inscrever endereço eletrônico: http://pedalando.sestsenat.org.br. O custo será um 1kg de alimento não perecível que deverá ser entregue no ato do recebimento  do kit na semana do evento.

 

O odontólogo Duílio teixeira divide o tempo entre o consultório e a bike

 

“Promover a qualidade de vida para os trabalhadores do setor de transporte e seus dependentes, bem como da comunidade em geral, e educar dentro do conceito de sustentabilidade no trânsito, são ações constantes da empresa Teresina. O projeto Pedalando materializa um dos objetivos da instituição e surge para estimular a população a praticar uma atividade física, bem como promover um trânsito saudável”, explica Germana Mapurunga, diretora do Sest Senat Teresina.