Cidadeverde.com

Pesquisa aponta sete erros para quem tem pressa em perder peso

Ter pressa para emagrecer, geralmente, é motivo de ansiedade para muita gente. Só que a velocidade esperada para atingir a meta acaba sendo motivo de frustração. É o que revelaram os pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. O estudo constatou que um programa de educação alimentar são duradouros, mas só aparecem a longo prazo. Ou seja, se você realmente quer emagrecer com saúde, precisa ter paciência.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores trabalharam com dois grupos: o primeiro incluía pessoas que tiveram 30% de frequência em um programa de educação alimentar, enquanto o outro manteve 70% da frequência. A segunda equipe, que permaneceu fiel às orientações e com supervisão, deixou os maus costumes para trás e até abandonou vícios (caso de quem fumava e começou a praticar atividade física). 

 



O melhor de tudo é que as mudanças foram acontecendo naturalmente, sem necessidade de permanecer horas em jejum, tomar laxante ou fazer dietas malucas. "Controlando as refeições, você pode marcar dia e hora para se pesar, o sucesso é certo", afirma a nutróloga Cristiane Braga, especialista em Medicina Estética. 

O ideal é se pesar uma vez por semana e sempre no mesmo horário. Se a pressa for, realmente, um sentimento que anda incomodando, a melhor alternativa é praticar exercícios - o treino acelera os resultados do emagrecimento, mas sempre de uma maneira gradual, sem grandes perdas repentinas. Isso, entretanto, não quer dizer que seu verão está perdido. Ainda dá para emagrecer antes que a melhor estação do ano comece, veja as dicas dos especialistas e evite os principais erros de quem tem pressa para secar medidas. 

 

 

Fonte: Minha Vida

Edição: Marcelo Fontenele