Cidadeverde.com

Pessoas com deficiência auditiva realizam atividade na Potycabana

Na manhã dessa sexta-feira pessoas com deficiência auditiva estão realizando uma série de atividades no parque Potycabana. A mobilização é para lembrar o Dia Nacional do Surdo, comemorado hoje (26). Além de apresentações culturais, as atividades incluem a participação de intérpretes em libras, com participantes de vários municípios do Piauí

26 de setembro representa uma oportunidade para relembrar os desafios e as lutas por melhores condições de vida das pessoas com deficiência auditiva.

Entre as principais ações do Estado brasileiro direcionadas às pessoas com deficiência auditiva está a criação das Centrais de Interpretação de Libras (língua brasileira de sinais) - CIL. O projeto é executado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com estados e municípios.

As Centrais prestam atendimento especializado à pessoa com deficiência auditiva, oferecendo intérpretes de libras para auxiliá-la na comunicação com os atendentes dos serviços públicos. Com essa iniciativa, a população surda pode utilizar as atividades de tradução/interpretação em libras para realizar, por exemplo, a marcação de consultas médicas, solicitação de emissão de documentos e cadastramento nos programas sociais.