Cidadeverde.com

DATAFOLHA: De cada 10 brasileiros, 6 acham péssima a saúde no Brasil

Os dados foram divulgados hoje por meio de pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada pelo Conselho Federal de Medicina. Quando perguntados pelo SUS, as respostas dos entrevistados resultaram no índice de 54% como ruim ou péssimo. Foram ouvidos 2.069 homens e mulheres, acima de 16 anos, entre os dias 10 e 12 de agosto, em diferentes regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Essa é a segunda vez que a pesquisa é realizada. Os resultados são semelhantes aos do ano anterior. 24% dos brasileiros deram nota 0 para a saúde em geral. Numa escala de 0 a 10, 20% deram nota 5. No SUS, 18% deram 0 e 19%, cinco. O perfil das pessoas mais críticas são mulheres, da região sudeste, mais escolarizadas e que tem plano de saúde.

Quem mora nas cidades do interior é mais favorável ao SUS. Essas pessoas não possuem plano de saúde e utilizam o sistema. Segundo a pesquisa, o atendimento nos postos de saúde e a distribuição de remédios foram os serviços onde a comunidade relata ter mais facilidade de acesso. O que mais contribui para o mau atendimento é o tempo de espera com 36% e falta de médicos com 19%.


O que diz o Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde se manifestou em relação a esta pesquisa e divulgou uma nota à imprensa. O documento diz que o ministério investe fortemente em toda a rede de atenção à saúde e que os investimentos para a atenção básica no ano passado ultrapassaram os R$ 20 bilhões. A nota ainda diz que o projeto Farmácia Popular distribui 112 itens com até 90% de desconto e recebeu investimento de amis de R$ 5,7 bilhões nos últimos três anos.