Cidadeverde.com

Lei quer conscientizar e combater casos de Neuralgia

O prefeito Firmino Filho sancionou a lei nº 4794, de autoria da vereadora Teresa Britto (PV), que cria o Dia Municipal de Esclarecimento e Combate à Neuralgia (Nevralgia). A data será celebrada na primeira segunda-feira do mês de outubro. A doença causa dores fortes em um ou mais nervos, provocada por uma mudança na estrutura ou função neurológica dos nervos.

De acordo com a vereadora Teresa Britto, alguns pacientes portadores da doença solicitaram a criação da lei, visto que a neuralgia ainda é pouco conhecida pelos teresinenses. “A lei chega para somar esforços tanto na conscientização quanto no combate da doença", diz Teresa.

Segundo dados da Academia Brasileira de Neurologia, os principais sintomas da neuralgia são: sensibilidade aumentada da pele ao longo do caminho do nervo danificado; fraqueza ou paralisia total dos músculos pelos quais o nervo passa e sensação de queimação na região do nervo danificado.

Ainda segundo dados da Associação, o tratamento varia dependendo da causa, do local e da gravidade da dor. Mesmo se a causa da neuralgia nunca for identificada, este quadro poderá melhorar sozinho ou desaparecer ao longo do tempo. Pode ser necessária uma cirurgia para remover a pressão sobre o nervo de ossos, ligamentos, vasos sanguíneos ou tumores vizinhos.