Cidadeverde.com

ENTREVISTA: Pós-doutor em horticultura fala dos milagres da babosa

Enquanto muita gente gasta bastante dinheiro com medicações para diferentes problemas de saúde, a economia e a resolução das patologias podem estar mais próximas do que se imagina. O blog VIDA está falando da fitoterapia, que é o tratamento e a prevenção de doenças por meio do uso de plantas. O assunto nos desperta curiosidade. Por isso, conversamos com o pós-doutor em Horticultura, Francisco Leal, que coordena o Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais da UFPI. Entre tantas variedades, ele nos apresentou a babosa de uma forma diferente. Até então sabíamos que a planta era utilizada para hidratar e alisar cabelos.

 

Pós-doutor em horticultura, Francisco Leal

 

"A babosa é uma planta medicinal que pode ser usada em diferentes problemas de saúde. Ela é excelente para combater edemas e hematomas, basta aplicar um pouco de sua seiva no local da pancada e massagerar por cerca de meia hora. A cura é rápida", disse o Dr. Francisco Leal, que ainda acrescentou que a referida planta possui alto efeito cicatrizante para queimaduras e ferimentos. "Já testamos e comprovamos a eficácia da babosa até em ferimentos de pacientes diabéticos. Uma senhora estava com uma ferida na perna com o osso exposto. No terceiro dia de aplicação, já vimos a cicatrização acontecer de dentro para fora", comemora o pós-doutor em Horticultura.

Dizem que não existe cura imediata para a conjuntivite, que a inflamação acaba depois de alguns dias. Mas a babosa desestrutura essa afirmação com apenas uma única aplicação da seiva nos olhos do indivíduo contaminado. Em poucas horas, não se ver mais os olhos avermelhados e com sensação de areia na vista. "O meu próprio sobrinho, que é médico, não acreditava nisso. Chegou com os olhos inchados e muito vermelhos de conjuntivite. Consegui convencê-lo de colocar babosa e no dia seguinte ele me ligou dizendo estar impressionado e que realmente funcionou", disse Dr. Francisco Leal.

 


Babosa para hemorroida

A planta mostra-se extremamente eficiente para curar hemorroida. Geralmente, no terceiro dia de aplicação, a pessoa já não sente mais os sintomas. Aprenda a aplicar:

Corte 1 folha de babosa suculenta de preferência as mais velhas.
Deixe escorrer a aloína por pelo menos 12 horas.
Limpe-a com 1 pano úmido.
Corte 2 dedos aproximadamente da folha, não é necessário retirar a casca, se preferir tire somente de 1 lado, pois o outro sustenta o gel firme.
Congelar , ou apenas gelar, depois de meia hora, descasque e use o gel. Pode-se usar 2 a 3 vezes ao dia.
Lave bem as mãos ou use luvas de procedimentos.
Introduza o pedaço de babosa no orifício anal. Não é necessário forçar a parte externa para dentro.
A própria babosa incumbirá de devolver a saúde da sua hemorroida.
Obs: Deve ser usada como supositório.

Procure manter uma alimentação mais natural com verduras e frutas para facilitar o trânsito intestinal. Tomar o gel da Babosa com suco de frutas pela manhã pode ser um grande auxiliar contra os problemas das hemorroidas.