Cidadeverde.com

Governo e prefeitos pretendem implantar Plano Emergencial contra Microcefalia

Prefeitos e secretários municipais de saúde participam na próxima sexta-feira (08) de uma reunião no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), para tratar sobre a implementação do Plano Emergencial de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya, Zika e Microcefalia. O encontro acontece a partir das 8h e deve delinear e acordar ações emergenciais de responsabilidades estadual e municipal.

Uma das ações a ser implantadas de imediato é a criação de Salas de Coordenação e Controle para gerenciamento e monitoramento, previstas no Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. O funcionamento das Salas deve seguir as normas estabelecidas pela Diretriz Geral SNCC/2015 do Ministério da Saúde e ter na sua composição representantes do Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil Municipal, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e outros.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, alerta que os municípios sozinhos não têm capacidade de enfrentar o problema. “Esse encontro é fruto de reuniões que tivemos com o governador Wellington Dias e o Ministro da Saúde, Marcelo Castro. Queremos ações efetivas do Estado e do Governo Federal, pois os municípios não conseguirão vencer essa guerra sozinhos”, ressalta.