Cidadeverde.com

ENTREVISTA: Especialista em Tratamentos Faciais fala tudo sobre limpeza de pele

Entrevista: Marcelo Fontenele

Fotos: Coluna Inside (RF)

 

Muitas pessoas são preocupadas com a pele, outras nem tanto.. Mas esse cuidado não se limita apenas à estética, mas também à saúde. Daí a importância de procurar um especialista da área para fazer uma avaliação e iniciar o procedimento. assim, além de elevar a autoestima, você estará evitando algumas complicações impostas pela exposição frequente ao sol, suor, poeira e fumaça. O blog VIDA conversou com a fisioterapeuta Liamara Alencar, que é especialista em Tratamentos Faciais. Ela explica pra gente o que há de mais moderno na área e qual a frequência ideal para se fazer limpeza de pele. Confira:

Dra. Liamara Alencar, especialista em tratamentos faciais


MARCELO FONTENELE - Qual o momento certo para procurar pela limpeza de pele?

DRA. LIAMARA ALENCAR - O momento certo para  fazer uma limpeza de pele é quando a pele apresentar brilho excessivo, pontinhos pretos (comedões), espinhas, manchas... ou sempre que notar a pele sem brilho e com aspecto de pele "cansada".

 

MARCELO FONTENELE - O procedimento é demorado?

DRA. LIAMARA ALENCAR - O procedimento vai depender do que a pele apresenta. Se tem muito tempo que a pessoa não faz uma limpeza de pele ou mesmo nunca fez uma. Geralmente nesse caso, ela vai demorar no mínimo 2 horas. Pois ela precisa ser muito bem limpa para a retirada do máximo de comdeões possíveis, além da aplicação de cremes específicos para a pele tratada. Para que ela volte ao seu estado de bem estar saudável. Quando a pele já vem sendo cuidada com frequência, esse tempo pode ser reduzido a 1 hora apenas, mais ou menos.

 

MARCELO FONTENELE - O que existe de moderno no mercado e que tenha eficiência? Qual a diferença desse método para os demais?

DRA. LIAMARA ALENCAR - Atualmente o que existe de mais moderno em limpeza de pele é o que chamamos de Higienização Cutânea Profunda. Pois é um procedimento mais específico, que leva em conta não só o processo de retirada dos comedões (extração de cravos) mas sim, todas as afecções que a pele apresenta. Pois utiliza produtos específicos para cada pele de forma personalizada. Agindo como um pré tratamento de pele. Preparando ela para possíveis tratamentos posteriores.

 

MARCELO FONTENELE - Os homens têm procurado a limpeza de pele?

DRA. LIAMARA ALENCAR - Sim. Atualmente 80% dos nossos pacientes são homens. Pois como os homens não costumam ter muitas reclamações com o corpo, eles são os que mais se preocupam em cuidados com o rosto.

 

MARCELO FONTENELE - Qual a frequência ideal para se fazer limpeza de pele?

DRA. LIAMARA ALENCAR - Tem peles que apresentam mais necessidades de cuidados do que outras. Por isso, essa frequência varia de pele para pele. Em geral, o ideal é que a limpeza de pele seja feita todos os dias de forma caseira e simples, só com um sabonete específico para o rosto, um tônico, o uso de um hidratante e protetor solar diário. Já a Higienização Cutânea Profunda, deve ser feita uma vez a cada mês ou a cada dois meses. Tudo vai depender da necessidade dessa pele.

 

 

MARCELO FONTENELE - Exagerar nos cuidados, como uso de cremes, podem comprometer a saúde da pele?

DRA. LIAMARA ALENCAR - Tudo em exagero é contra indicado. A exfoliação da pele por exemplo, nunca deve ser feita todos os dias, nem toda semana. Caso a pele necessite, de 15 em 15 dias é o suficiente. Cremes em exagero ou uso de ácidos também devem ser evitados e só usados com recomendação de um profissional. Alguns cremes vêem com concentrações grandes de ativos. Estes  devem ser usados em pequenas quantidades para evitar deixar a pele congestionada. Outro fator importante, é o uso de produtos e cremes específicos para a sua pele. Do contrário, você poderá causar danos na pele desnecessários que seriam evitados, se fossem realizados com orientação de um profissional.

 

MARCELO FONTENELE - Existem maquiagens que prometem milagres e anunciam que a pessoa pode dormir com a make. Estas maquiagens não danificam os poros?

DRA. LIAMARA ALENCAR - Toda maquiagem deve ser retirada da pele ao final do dia. Independente da marca que se use. A pele precisa ficar livre de produtos químicos por um período do dia, para que ela possa respirar de forma adequada. Assim como nós precisamos de boas horas de sono, nossa pele precisa de um tempo para o descanso. E a noite, assim como para nós, é a hora em que ela está mais propensa a descansar. Portanto, nunca deixe de retirar toda maquiagem do rosto. Isso deixará seus poros livres para fazer a oxigenação da pele e eliminar as impurezas. Do contrário, os poros ficarão congestionados e acumularão impurezas que poderão causar desde uma leve irritação, ou mesmo o surgimento de espinhas, comedões ou manchas.

 

MARCELO FONTENELE - Quais suas recomendações para quem tem a pele bastante oleosa?

DRA. LIAMARA ALENCAR - Fisiologicamente, é importante esclarecer que não existe pele "oleosa". O que existe é uma pele interna extremamente seca. Nosso organismo sempre encontrará um meio de reverter o desequilíbrio que possa ocorrer no nosso corpo. Partindo desse princípio, uma vez que nosso organismo detecte que a pele está seca (internamente) ele automaticamente começará a produzir maior quantidade de sebo, a fim de hidratar essa região e evitar seu ressecamento. O que a olho nu, nos induz ao hábito de dizer que a pele está oleosa. Quando na verdade, o correto seria dizer que uma pele externamente oleosa, é na verdade uma pele interna extremamente seca!
Portanto, uma pele "oleosa" precisa ser hidratada para que o organismo entenda que ela está hidratada, e pare de produzir sebo em exagero. O que vai resultar na normalização do aspcto dessa pele. Em resumo, quem apresenta pele "oleosa" deve redobrar os cuidados com a higienização cutânea e hidratação da pele, seja por uso de hidratantes tópicos, seja pela ingestão de água.