Cidadeverde.com

ENTREVISTA: A importância do Coaching para a saúde e aos negócios

Ultimamente, mesmo que tenha sido apenas algumas vezes, você já deve ter ouvido falar na expressão “Coaching”. Mas poucas pessoas sabem o que é. O blog VIDA foi procurar saber mais sobre esta metodologia que contribui para a conquista de objetivos em qualquer contexto: Pessoal, profissional, social, familiar, financeiro e na saúde. Para isso, o método utiliza recursos científicos, técnicas, ferramentas e conhecimentos de ciências como administração, gestão de pessoas, psicologia positiva, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, programação neurolinguística, dentre outras. Quem explica isso para nós é a Dra. Karoline Queiroz Lima. Ela é Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional pela Universidade de Ohio. Nossa entrevistada também é analista comportamental, fisioterapeuta e mestre em saúde da família.

 

Dra. Karoline Queiroz (Coach)

 

MARCELO FONTENELE - O Coaching promete levar um indivíduo de seu estado atual até o estado desejado de forma rápida e satisfatória, passando pelo alcance de metas e resultados. Como isso é possível?

DRA. KAROLINE QUEIROZ - O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais da pessoa, da empresa ou de um grupo.  Conduzido de maneira confidencial, o processo de Coaching é realizado através de atendimentos   onde um profissional (Coach) tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente o seu potencial para que este conquiste o que deseja.

 

MARCELO FONTENELE – E como acontecem estes atendimentos?

DRA. KAROLINE QUEIROZ - As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, em comum acordo entre Coach e cliente. Por ser um processo completamente flexível, o Coaching pode ser aplicado em qualquer contexto e direcionado a pessoas, profissionais das mais diversas profissões e empresas de diferentes portes e segmentos. 

 

MARCELO FONTENELE – Profissionais liberais na área da saúde e empreendedores do setor geralmente possuem uma rotina puxada, cheia de atividades. Como o Coaching pode ajudá-los a otimizar o trabalho de forma satisfatória?

DRA. KAROLINE QUEIROZ - Na saúde, o método pode ser utilizado para alavancar a carreira do profissional de saúde através de planos de ação tanto para a captação de pacientes, como planos de atenção e estratégias de atendimentos que otimizem o serviço em saúde. Possibilita a tomada de decisão e organização na gestão de pessoas, liderança e trabalho em equipe na atenção à saúde. 

 

MARCELO FONTENELE – O método também pode ser utilizado pelos pacientes?

DRA. KAROLINE QUEIROZ – Sim! Pois o processo de Coaching pode atuar diretamente com o paciente a fim de potencializar os resultados esperados dentro de um programa de tratamento específico. Por exemplo: Emagrecer nem sempre é tarefa fácil. Muitos sabem que para alcançar e manter o peso ideal dois fatores são essenciais: Alimentação saudável e prática de exercícios físicos. O Coaching vem sendo um aliado àqueles que desejam perder ou manter o peso, pois ele conduz a pessoa à mudanças de hábitos sabotadores que a impedem de levar uma vida saudável, e adquirir comportamentos que auxiliarão na redução e manutenção de peso. Esse processo auxiliará o cliente a analisar questões que influenciam na conquista do seu objetivo: A perda de peso. Fatores como gestão de tempo, disciplina, comprometimento, crenças e valores, e motivação serão trabalhados durantes as sessões do Coaching.

 

MARCELO FONTENELE – Ou seja, o Coaching acaba disciplinando o paciente?

DRA. KAROLINE QUEIROZ – Exatamente! Sendo assim, se o paciente é daqueles que admite não ter tempo para realizar refeições de qualidade e praticar exercícios físicos, o Coaching auxiliará no sentido de organizar o tempo para que a pessoa possa cumprir todas as suas atividades diárias e ainda reservar tempo para se alimentar corretamente e se exercitar. No Coaching você desenvolverá planos de ação para alcançar seus objetivos, ou seja, você, do seu jeito, traçará metas a serem cumpridas diariamente, e através disso adquirirá disciplina e foco. Por que você acredita que precisa emagrecer? O que conquistará estando mais magro? Elevação da autoestima? Relacionar-se-á melhor com as pessoas? Terá uma vida social mais ativa? Enfim, quais são suas reais motivações? O profissional Coach conduzirá o paciente a descrever esses motivos, e eles serão sua motivação para alcançar seus resultados. Além disso, serão trabalhados fatores comportamentais e emocionais, onde os aspectos positivos de suas atitudes serão sempre levados em conta e será realizada uma programação mental para que o paciente possa verdadeiramente se comprometer a alcançar seu objetivo. 

 

MARCELO FONTENELE – Então podemos afirmar que o Coaching, além de ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos com energia positiva, também é um aliado na melhoria da qualidade de vida...

DRA. KAROLINE QUEIROZ – Exatamente... Pois, além disso, uma pessoa que busca o processo de Coaching para otimizar a saúde adquire transformações nos hábitos de saúde que possibilitam gerenciar seu nível de estresse e satisfação com a vida, desenvolver a autoestima, controlar a ansiedade, administrar suas emoções e conflitos internos, dentre outros benefícios.