Cidadeverde.com

Como ter qualidade de vida na terceira idade

Não existe "receita de bolo" para a saúde. Para se chegar à terceira idade com energia, disposição e saudável são necessárias três coisas básicas: Reeducação alimentar, prática de atividade física e atitude! Tanto a reeducação alimentar como os exercícios devem ser orientados por profissionais da área. Não adianta abusar do 'achismo", dizer que vai fazer algo porque acha que é bom ou alguém disse que funcionou. Pois nesta vibe, pode acontecer o contrário.

Especialistas dizem que a caminhada é sempre bem vinda na terceira idade. Além de fazer bem para a circulação, acelera o metabolismo e ajuda a manter a força muscular. A frequência e a intensidade desta atividade física variam de idade para idade. 

 

 

Exercitar a mente também é fundamental. Seja atuando como voluntário ou participando de grupos organizados. Nessa fase da vida, os idosos se sentem solitários. Não costumam desabafar e alguns caem na depressão. A prática da leitura, jogos de palavras cruzadas e ouvir música contribuem para evitar o aparecimento de doenças neurodegerenativas, como o Mal de Parkinson e o Alzheimer.

Uma dieta que valoriza o consumo de peixe, frutas, verduras, legumes e cereais evita o sobrepeso e ainda reduz os riscos de doenças cardiovasculares. Mas os alimentos que devem ser consumidos depende da atual situação de saúde. Por isso a recomendação é procurar a ajuda de uma nutricionista.

Outra coisa de fundamental importância é estar de bem com a família. Pesquisas já confirmaram que ter uma ótima relação com a família aumentam a longevidade.