Cidadeverde.com

ENTREVISTA: Pilates melhora o equilíbrio, a respiração e a concentração

Não faz muito tempo que o Pilates ganhou adeptos a ponto de ter mais visibilidade na área da saúde. E são muitos os motivos para a grande procura deste método fisioterapêutico. Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais a pessoas sedentárias. Por poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente. Esses orientadores também precisam dedicar muita atenção, além de conhecer os limites e as necessidades dos pacientes, por isso, o número de praticantes por profissional não deve ultrapassar dois por aula. O blog VIDA conversou com a fisioterapeuta Daniele Passos, que tem formação completa em Pilates Clínico e Desportivo, além de formação em RPG e dermato funcional. A jovem profissional também leva no currículo a especialização em coluna vertebral. E foi durante um atendimento em seu estúdio, no bairro São João, zona leste, que ela nos deu uma rápida entrevista para falar deste procedimento eficaz.

 

Daniele Passos, instrutora de Pilates

 

MARCELO FONTENELEO Pilates pode ser praticado por idosos? 

DANIELE PASSOS - Sim, o Pilates pode ser praticado por todas as idades e sexo, inclusive para pessoas da melhor idade. Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos em diferentes situações, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. 

 

MARCELO FONTENELE - E quem sofre de dores lombares pode encontrar a solução para as dores no Pilates?

DANIELE PASSOSCom certeza, através do método alongamos e fortalecemos os músculos estabilizadores da coluna, tendo assim um alívio das dores. 

 

 

MARCELO FONTENELEQuais os benefícios gerais do Pilates?

DANIELE PASSOSAumento da flexibilidade, fortalecimento das musculaturas, melhora o equilíbrio, a capacidade respiratória e a concentração. 
O controle da respiração, por exemplo, permite ao praticante controlar sua ansiedade. Outra função muito apreciada é a de pós-tratamento de coluna, pois trabalha também com o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna. Além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.

 

MARCELO FONTENELEQue patologias impedem esta prática?

DANIELE PASSOSProblemas cardíacos e epiléticos sem tratamento adequado.

 

 

MARCELO FONTENELEQual a frequência recomendada do cliente para que ele possa ter um rendimento satisfatório?

DANIELE PASSOSAs aulas devem ser de duas a três vezes por semana.

 

MARCELO FONTENELEÀ partir de quanto tempo a pessoa já sente a mudança no corpo?

DANIELE PASSOS - À partir do primeiro mês a pessoa já sente os benefícios, o primeiro sempre é relaxamento e bem estar.

 

MARCELO FONTENELE - Eu agradeço a sua disponibilidade em nos receber para informar nossos internautas sobre esta importante modalidade terapêutica.

DANIELE PASSOS - Eu é que agradeço o espaço. Quaisquer dúvidas, os internautas do blog VIDA podem entrar em contato comigo pelo whatsapp (86) 99984 4057.